A importância do marketing digital na saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
15 de junho de 2024
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A importância do marketing digital na saúde

Provavelmente, você já conhece a importância de divulgar o seu trabalho como profissional da saúde ou da sua instituição, por meio do chamado “marketing médico”. Porém, sabe como o marketing digital na saúde se insere nessas ações?

Como o próprio nome diz, trata-se de investir nas ações no mundo online para mostrar seus diferenciais e, assim, atrair mais pacientes, fidelizá-los e ganhar autoridade perante o mercado, entre diversos outros benefícios.

Porém, existem vários detalhes envolvidos nas estratégias e iremos apresentá-los neste material. Continue lendo e veja o que não pode faltar no marketing digital, as tendências, como incluir a humanização e até mesmo a quem pedir ajuda para não precisar fazer tudo sozinho. Confira!

Para começar: o que é marketing médico?

Antes de tudo, é importante lembrar que o marketing médico engloba diversas ações que ajudam na melhor percepção das pessoas sobre o trabalho de um profissional ou instituição de saúde.

Dessa forma, é possível se destacar perante a concorrência e marcar presença no mercado. Conheça algumas premissas importantes:

  • não serve apenas para atrair novos pacientes, mas também é fundamental para fidelizá-los;
  • pode ser muito útil para divulgar informações coerentes e reais sobre saúde;
  • é interessante que esteja relacionado a um bom atendimento presencial, de forma que a eficiência do serviço seja completa, do início ao fim.

Para que tudo isso seja possível, é preciso também investir no marketing digital na saúde, por meio das redes sociais, sites, blog, Youtube, mensagens instantâneas, anúncios no Google e muito mais.

Marketing digital na saúde serve para todas as especialidades?

A resposta para essa pergunta é sim, qualquer especialidade pode fazer uso do marketing digital na saúde! Porém, tenha atenção: é preciso cuidado para realizá-lo de forma ética, analisando sempre o grau de sensibilidade de cada área.

Clínicas de oftalmologia, dermatologia e fisioterapia, por exemplo, são muito mais abertas às ações. Por outro lado, especialidades como oncologia e psiquiatria provocam extrema sensibilidade no público, já que tratam de doenças graves — como o câncer e a demência — ou de situações delicadas — como a recuperação de dependentes químicos.

Nesses casos, as ações devem ser sutis e discretas, com uso do bom senso. Por isso, ao contrário de outras situações, o marketing de uma clínica não pode ser feito por qualquer agência, mas por uma que seja especializada nesse ramo.

Cuidados básicos antes de começar

Antes de iniciar as ações práticas de marketing digital na saúde, é preciso se preparar com algumas informações e definições. Veja quais são elas.

Conheça seus pacientes

O perfil do paciente que você tem e/ou quer ter é o insumo básico, a primeira coisa que se precisa ter bem definida. É com base nesse conhecimento que se torna possível desenvolver estratégias que fomentem esse público, antecipem suas necessidades e surpreenda-o ao satisfazê-lo sem que uma palavra tenha sido mencionada a respeito.

As chances da relação de troca se estabelecer e ser perene são maiores quando o perfil de público e o que ele efetivamente deseja e necessita estão conectados. A fidelização depende da estratégia de gestão na saúde estar alinhada às expectativas das pessoas.

Elabore a identidade visual

A frase “uma imagem diz mais do que mil palavras” traduz a importância de uma identidade visual bem elaborada, como logotipo, cores assertivas e tipografia. Ela deve despertar em quem a vê a sensação correta e transmitir os diferenciais e valores que se quer ter reconhecidos.

Essas informações imagéticas precisam estar presentes em tudo o que estiver relacionado ao marketing digital na saúde (site e redes sociais, por exemplo) e nos materiais offline (placas de identificação, banner, cartões de visita, receituários etc).

Colocando a mão na massa no marketing digital em saúde

Chegou o momento de iniciar a prática do marketing médico no mundo online. Veja o que não pode faltar.

Um site

Esta situação, provavelmente, já aconteceu com você. Um paciente seu o recomendou para um conhecido. Esta outra pessoa quis marcar uma consulta e, para isso, fez uma busca sobre você no Google, na esperança de encontrar seu site, contendo o número do seu telefone. No entanto, o único local em que ele conseguiu o seu contato foi em uma dessas páginas que funcionam como listas telefônicas de serviços médicos, que não possuem nenhuma outra informação a seu respeito.

Talvez, sem poder conhecer melhor o seu serviço naquele momento da busca e sem a recomendação do seu paciente, o conhecido teria desistido de agendar a consulta. Percebeu como o site é importante?

A página na Internet é uma ferramenta que serve como âncora para cada parte do plano, em que é possível demonstrar seu conhecimento e preocupação com o bem-estar das pessoas por meio das informações que compartilhar ou disponibilizar.

Leia também: 6 itens que não podem faltar em um site médico

Redes sociais

É óbvio que as redes sociais são importantes. Nelas, as possibilidades de ser visto e lembrado são quase infinitas e o número de pessoas que podem ser impactadas pelo conteúdo é enorme.

Por isso, boas estratégias devem ser destinadas ao Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok e muito mais. O planejamento correto é capaz de gerar credibilidade e alcançar, de forma certeira, seu público-alvo. É tudo o que um profissional e uma instituição da área da saúde busca: conquistar e fidelizar pacientes para expandir a assistência em saúde e construir uma carreira bem-sucedida.

Blog

A Internet é o lugar onde as pessoas pesquisam informações sobre saúde, desde as mais básicas até as complexas, passando pela busca por profissionais da área. Um levantamento da consultoria Minuto Saudável deixou isso claro: 94,4% dos brasileiros usam a web para obter informações de sintomas, tratamentos, medicamentos e bulas.

Além disso, 63% afirmaram que é fundamental que o conteúdo de saúde tenha sido criado ou revisado por um profissional do ramo.

Números assim mostram a importância de publicar conteúdos informativos, mas não só nas redes sociais, como mostramos anteriormente. O blog em um site também é muito útil para a divulgação de textos mais longos, vídeos, infográficos e vários outros formatos. Isso é o que chamamos de “marketing de conteúdo”.

Funciona mais ou menos assim: quando alguém decide fazer uma consulta com um oftalmologista, por exemplo, irá pesquisar sobre os profissionais que atendem na cidade e, possivelmente, os que estão mais próximos do local de trabalho ou de casa. Neste momento, caso o médico seja um dos que oferece conteúdo na internet a respeito da sua especialidade e demonstra conhecimento em sua área, a chance de a pessoa se tornar um paciente aumenta, pois isso gera nela um sentimento de confiança.

O conteúdo não é apenas sobre a formação dos profissionais ou a infraestrutura da clínica, apesar dessas informações também serem importantes. O melhor é que seja mais abrangente e ofereça orientações sobre como saber se está na hora de consultar-se, abordar os principais problemas e informar sobre outras dúvidas que as pessoas normalmente possuem relacionadas ao assunto.

O compartilhamento de informações claras e corretas indica autoridade e desperta nelas o interesse em serem atendidas por um médico que demonstra realmente compreender suas necessidades. É assim que o agendamento da consulta acontece e, uma vez satisfeitos, esses pacientes fazem a recomendação para outras pessoas, que querem receber a mesma atenção.

Links patrocinados no marketing digital na saúde

Os links patrocinados são um termo genérico para publicidade no marketing digital. Sabe os primeiros resultados que aparecem na busca do Google, aqueles que contêm uma tarja verde e a palavra “anúncio” na frente da URL do site? Esses são exemplos de uma das principais formas de anúncio online, chamado Google Ads. São pagos por clínicas ou profissionais que querem aparecer entre as primeiras opções de pesquisa do buscador, quando a pessoa digita a palavra relacionada ao seu serviço.

Ao clicar nele, você acessa as informações de um anunciante, planejadas para fornecer o conteúdo sobre o assunto pesquisado e um canal para contato e/ou aquisição do serviço, que é definido como “call to action” (CTA).

Os links patrocinados complementam as estratégias, principalmente quando os esforços estão concentrados na conquista de novos pacientes. São um recurso viável do Google e também de outras mídias, como o Facebook, Instagram e o Youtube.

Quer entender mais sobre este investimento? Ouça nosso podcast a respeito do assunto: Como definir orçamento de uma estratégia de marketing digital em saúde.

O marketing médico é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina?

Depois de aprender sobre marketing médico e as estratégias digitais, vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) autoriza o uso das táticas que listamos. No entanto, é preciso manter a ética da profissão, de acordo com as diretrizes da Resolução nº 2.336/23.

As normas tiveram atualizações importantes, por exemplo, a permissão de publicar fotos de antes e depois de procedimentos. Contudo, é necessário não expor o paciente e manter o caráter educativo, sem sinais de autopromoção.

Outra autorização é a divulgação de preços de consultas e modos de pagamento, mas os valores de tratamentos ainda precisam ser combinados com o paciente apenas após a avaliação médica.

São vários detalhes que precisam ser cumpridos para não ferir a ética da medicina. Portanto, o melhor é contar com o auxílio de especialistas para não correr o risco de ter contratempos nos Conselhos Regionais de Medicina.

De olho nas tendências de marketing digital na saúde

Você conheceu as principais ferramentas utilizadas no marketing digital na saúde: site, blog, redes sociais e anúncios. Agora, para fazer tudo isso funcionar, é preciso saber o que publicar por meio das tendências. Veja a seguir algumas das nossas dicas.

Chatbots: inteligência artificial para respostas rápidas

O uso de chatbots integrados com canais como WhatsApp, Instagram e Facebook, por exemplo, vem crescendo no mundo dos negócios e conquistando espaço em diversas áreas de atendimento e relacionamento com o consumidor.

Graças à inteligência artificial, essas ferramentas permitem automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público. Como também estão disponíveis 24 horas, o paciente consegue obter informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e personalização, sem a necessidade de ajuda humana.

Essa tendência não é algo para o futuro, ela já está acontecendo. Uma pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS) mostra que 62,5% dos hospitais privados do nosso país já usam a IA, especialmente como chatbots.

Vídeos no Youtube, Tik Tok e Instagram

Os vídeos já são o formato de conteúdo em destaque e devem seguir em ascensão. Além do conhecido Youtube, onde é possível publicar conteúdos longos e mais aprofundados, não deixe de usar o Instagram e o Tik Tok para esses formatos também.

Assim como conseguem impactar possíveis pacientes, os vídeos possuem ainda a vantagem de humanizar as estratégias de marketing, criando uma maior identificação e contribuindo para aumentar a confiança. Afinal, as pessoas irão ver o próprio profissional que irá cuidar delas.

Podcast

A pesquisa Global Web Index 2023 revelou que o Brasil lidera o consumo de podcasts, com 40,1% da população escutando esse tipo de programa, o que é o dobro da média mundial (19,1%).

Por isso, investir nesse tipo de material pode ser um grande diferencial para as estratégias de marketing digital na saúde. Até mesmo nós, da E-Saúde, produzimos programas de áudio! Venha conhecer o nosso canal no Spotify e aprender ainda mais.

Avaliações

Seja no perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio), Facebook ou Doctoralia, as avaliações estão sendo cada vez mais valorizadas. Isso porque elas cumprem a função de “prova social”, ou seja, por meio da experiência de outras pessoas, o paciente consegue decidir se vale a pena ou não se consultar naquela instituição.

Leia também: Google Meu Negócio – entenda a importância da sua avaliação.

Collabs nas tendências de marketing digital na saúde

O Instagram lançou uma função chamada “collabs”. Trata-se da possibilidade de publicar um material no feed em colaboração com outras pessoas.

Isso ajuda a fazer parcerias e aparecer em dois ou mais perfis! Portanto, aposte em conteúdos que possam relacionar vários médicos ou outros profissionais de saúde.

Mostre pessoas

Mostrar as pessoas da sua instituição de saúde é uma forma de humanizar as estratégias. Por exemplo, grave vídeos com médicos falando sobre dicas de como controlar uma doença ou orientações para evitar infecções em determinadas épocas do ano.

Ver os profissionais permitirá que os pacientes se sintam mais próximos. Afinal, eles os assistem sempre nos conteúdos.

Humanização no marketing em saúde: a estratégia que não pode faltar no online e no offline

Como já mencionamos a humanização, saiba que é essencial ressaltar que essa conduta é mais do que uma tendência, mas sim a base do marketing digital em saúde e também do atendimento offline.

Isso porque os pacientes não querem ser tratados de forma “paternalista” como antigamente, ou seja, apenas escutando o que o médico fala. Atualmente, o desejo é de ser protagonista da própria saúde e, com o apoio dos profissionais, trilhar um caminho rumo ao bem-estar.

Dessa forma, ao criar sua estratégia de humanização destinado ao marketing para clínica médica, hospital ou laboratório, você conseguirá criar uma conexão mais forte com os seus pacientes em todos os âmbitos.

Por que humanizar os processos?

A humanização traz diversos benefícios para as instituições de saúde. Entre os principais, podemos citar:

  • aumento da qualidade do atendimento;
  • menos contratempos durante os tratamentos;
  • reconhecimento pelos profissionais de saúde, que irão querer trabalhar no local;
  • fortalecimento da relação entre os profissionais e os pacientes, assim como seus familiares;
  • melhora na imagem da instituição;
  • ganhos na divulgação “boca a boca”, ou seja, os pacientes irão recomendar a empresa para outras pessoas.

Como aplicar a humanização?

Além dos conteúdos do marketing digital na saúde que mostram as pessoas da instituição e o bom atendimento nas interações online, os cuidados no mundo offline irão reforçar a humanização. Veja como.

Converse e escute

Criar e manter um bom relacionamento com o paciente é essencial. A pessoa que procurar a sua instituição precisa sentir que a necessidade dela é relevante, que os profissionais realmente estão atentos ao que ela fala e que a equipe fará de tudo para promover os melhores cuidados.

Para que isso seja possível, é preciso investir em uma boa comunicação, como envios de e-mail marketing com dicas de hábitos saudáveis, mensagens para lembrar a respeito das consultas de retorno e felicitações nas datas comemorativas, entre outras ações.

Tudo isso irá aprimorar a experiência do paciente, que é tema que abordamos neste nosso programa de podcast. Escute aqui.

Algo errado aconteceu? Peça desculpas e tente reverter a situação

Contratempos sempre irão acontecer e é normal os pacientes reclamarem nessas situações. Por isso, toda a equipe da empresa deve saber como lidar, basicamente, com pedidos de desculpas e mostrando como o erro será corrigido. Atenção: sempre com muita educação!

Também disponibilize canais de comunicação, como uma ouvidoria, para atender esses chamados. Você pode implantar métodos eletrônicos, mas, em alguma parte da comunicação, ofereça a possibilidade de falar com um atendente humano.

Dessa maneira, a pessoa realmente irá se sentir atendida e com sua crítica anotada. Assim, as chances de perder esse paciente diminuem.

Marketing digital na saúde ajuda focar na boa experiência do seu paciente

Os cuidados com a humanização no marketing em saúde devem estar presentes em cada etapa do relacionamento entre o paciente e instituição, desde o momento em que a pessoa conhece seu conteúdo de marketing digital, passando pela marcação de um horário, atendimento e também o pós-consulta.

Tudo isso gera o que chamamos de “experiência do paciente” (também conhecido como “CX”), de grande importância para que haja uma lembrança positiva a respeito da clínica, hospital ou profissional. Vamos ver algumas formas de promover essa boa experiência?

Facilidade para o agendamento pelo marketing digital na saúde

Um dos pilares do CX é oferecer o menor esforço possível ao paciente, ou seja, evitar qualquer dificuldade na interação dele com a instituição. Por isso, a etapa do agendamento da consulta deve ser a mais prática possível.

Invista em agendas online no site, em chatbot e/ou contatos por WhatsApp. Todavia, sempre tenha um atendente humano para auxiliar em qualquer contratempo, a fim de resolver o problema rapidamente.

Muita atenção ao atendimento

O momento do atendimento é fundamental para gerar uma boa vivência ao seu paciente. Portanto, tenha uma equipe que trabalhe com empatia e eficiência.

Para ajudar nessa missão, criamos um curso para transformar a recepção em um local de encantamento, com aulas online para recepcionistas. Confira aqui.

Além disso, também tenha uma sala de espera confortável e aconchegante, com opções para distração, como Wi-Fi gratuito, televisão, revistas atuais, disponibilização de lanche e brinquedoteca. Por fim, dentro do consultório, o médico ou outro profissional da saúde precisa ter a atenção totalmente focada no que o paciente fala, mostrando a importância do caso e o engajamento para promover os cuidados mais adequados.

Isso é possível com condutas simples, como sempre chamar a pessoa pelo nome; conversar sobre assuntos do cotidiano para tranquilizá-la; orientar a respeito dos cuidados pós-consulta ou pós-exame; e também tratar com simpatia o acompanhante.

A atenção não acaba após a saída da instituição

Como mencionamos anteriormente, os cuidados com a experiência do cliente não acabam depois que ele sai da empresa. Pelo contrário, a pessoa precisa sentir a atenção estendida até mesmo dias após a consulta.

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de satisfação, seja ainda na recepção ou com envio virtual, por e-mail ou mensagem. Dessa forma, você mostra que se importa com as opiniões e que está disposto a melhorar no que for preciso.

Outra possibilidade é encaminhar periodicamente e-mails marketing, com os conteúdos que citamos antes, como dicas de saúde e felicitações em datas especiais. O objetivo é que a marca se mantenha na mente do paciente, com maiores chances dele agendar novamente uma consulta quando precisar.

Também não se esqueça de se manter em contato para lembrar dos atendimentos de retorno e, simplesmente, perguntar se está tudo bem após um procedimento, por exemplo.

Por que escolher a E-Saúde para cuidar do seu marketing digital na saúde?

Como foi possível notar, o trabalho do marketing digital na saúde é extenso e nem sempre os gestores de uma instituição possuem tempo hábil para colocar as estratégias em prática. Você está nessa situação?

Não se preocupe: na E-saúde, temos uma equipe especializada em todas as ações que citamos neste material. Já contamos com mais de 12 anos de experiência em marketing médico, mais de 300 clientes atendidos e nossos conteúdos superaram 1 bilhão de pessoas impactadas.

Podemos ajudar com:

  • criação de identidade visual;
  • implementação de Inbound Marketing: técnica para atrair e encantar pacientes por meio de blogs, e-books, vídeos, whitepapers e otimização para buscadores (como o Google);
  • treinamento de recepcionistas;
  • gestão de redes sociais;
  • realização de anúncios no Google e nas mídias sociais.

Depois de todo o trabalho, também apresentamos as métricas dos resultados, como número de visitas ao site e origem delas, quantidade de seguidores e engajamento nas redes sociais, contatos (os leads) conquistados e indicadores da pesquisa de satisfação.

Assim, você poderá acompanhar de perto como cada estratégia impacta na sua instituição, solucionar dúvidas e também propor mudanças. Nosso objetivo é contribuir com seu crescimento e sucesso!

Quer conhecer mais sobre o que produzimos na E-Saúde? Siga nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
15 de junho de 2024
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