6 estratégias de comunicação na área da saúde

6 estratégias de comunicação na área da saúde

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 08/12/2023

Comunicar-se bem é essencial para vários aspectos da vida, inclusive quando o objetivo é alavancar o crescimento do seu negócio da área da saúde. Porém, é importante conhecer algumas estratégias de comunicação que irão tornar essa missão mais simples e eficaz.

Afinal, quando o assunto é atrair ou fidelizar pacientes, assim como aprimorar o seu posicionamento na carreira profissional, todo cuidado é pouco. É necessário analisar cada detalhe para que a comunicação seja feita de forma adequada.

Foi sobre isso que conversamos com o jornalista Marcos Araújo que, com mais de 20 anos de profissão, já trabalhou em grandes empresas do ramo da saúde. Portanto, o que não falta é experiência!

Continue lendo e conheça as recomendações que ele compartilhou.

Os passos que não podem faltar nas estratégias de comunicação

Estabelecer uma comunicação com os seus pacientes está cada vez mais fácil, pois são várias opções de plataformas para isso: redes sociais, mensagens instantâneas, aplicativos, e-mails, sites e anúncios, por exemplo.

Porém, é preciso criar estratégias de como se comportar em cada ferramenta, pois isso poderá impactar positivamente na pessoa, fazendo ela marcar uma consulta, ou negativamente, levando-a para o concorrente.

Portanto, antes de produzir algo, reflita sobre os seguintes seis passos.

  1. Qual é o seu objetivo?

A primeira etapa começa com a definição do objetivo: você quer ganhar mais pacientes? Ou fidelizar os que já possui? Na verdade, quer fazer com que a sua clínica se torne uma referência na cidade?

A meta irá refletir no tipo de material produzido. Por exemplo, não adianta investir em anúncios nas redes sociais, chamando novas pessoas para entrarem em contato com o WhatsApp da recepção, se o que você deseja é fazer com que aqueles pacientes que já te conhecem retornem para outros atendimentos.

  1. Quem é o seu público?

É necessário saber com quem você está se comunicando, ou seja, como são os seus pacientes? Quais as principais queixas deles? Onde moram? Quais as condições socioeconômicas? Com o que trabalham?

São várias as perguntas que você deve analisar para traçar um perfil bem definido sobre o seu público. Assim, saberá até mesmo em qual rede social investir mais, o tipo de linguagem a ser utilizada, como abordar e outros aspectos das estratégias de comunicação.

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  1. Escolha o momento certo de se comunicar

Manter a comunicação é importante, mas nem sempre todo momento é o certo. Segundo o jornalista Marcos Araújo, é preciso saber bem qual é o período para atrair a atenção dos pacientes e em quais é melhor diminuir o ritmo.

Lembre-se de que estamos falando de saúde, uma área sensível. Portanto, trabalhe de forma que a sua imagem mostre o amparo e o acolhimento que os pacientes precisam, mas sem interferências desnecessárias.

  1. Quando necessário, mude os planos

“O plano de comunicação não é estático”, resumiu Marcos. É por isso que uma das orientações sobre as estratégias de comunicação do especialista é avaliar periodicamente os resultados obtidos para verificar se estão de acordo com as tentativas de alcançar o objetivo desejado.

Caso as ações estejam se desviando do caminho, reanalise-as e mude a rota sempre que necessário.

  1. Conhecer suas estratégias de comunicação também é saber como lidar com as crises

Crises sempre irão acontecer. Por isso, precisamos estar preparados para elas, de forma a iniciar as condutas para saná-las quanto antes.

De acordo com Marcos Araújo, é essencial promover respostas com rapidez e clareza, sendo que esses princípios sejam aplicados por todos da equipe.

Não adianta a comunicação reagir de uma forma, se os colaboradores da recepção informarem os pacientes de outra maneira. É necessário ter uma união entre todas as pessoas, para que elas se engajem e trabalhem com o mesmo foco na resolução daquele problema.

Você pode entender mais sobre gestão de crise neste programa de podcast que preparamos. Escute no Spotify.

  1. Aproveite as oportunidades

Assim como os problemas aparecem, as oportunidades também surgem e podemos aproveitá-las nas estratégias de comunicação!

Marcos exemplificou como simples elogios recebidos podem ser trabalhados de forma a melhorar ainda mais a imagem da empresa.

Quer saber mais sobre essa e as outras táticas citadas por ele? Confira na íntegra a live que realizamos:

Receba ajuda de especialistas em estratégias de comunicação

Depois de conhecer o passo a passo para estabelecer suas estratégias de comunicação, você deve ter percebido que é um trabalho extenso e que precisa de cuidados constantes.

A boa notícia é que existem especialistas que podem te ajudar! Nós, da E-saúde, somos focados no campo médico. Por isso, além de conhecer as técnicas mais adequadas, também sabemos quais são as particularidades desse ramo.

Então, caso você tenha ficado com alguma dúvida e precise de auxílio, entre em contato com a gente.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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