Dicas práticas para atrair e fidelizar pacientes pelo Instagram

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Dicas práticas para atrair e fidelizar pacientes pelo Instagram

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 12/07/2021

Se você acha que o Instagram é uma rede social somente para compartilhar fotos com amigos e familiares, é hora de rever seus conceitos. Com o crescimento acelerado do número de usuários, a rede tem se tornado uma aliada cada vez mais importante para atrair e fidelizar pacientes.

Somente no Brasil, são mais de 95 milhões de usuários no Instagram, segundo dados da We Are Social e da Hootsuite. Esse número vem crescendo a cada ano e demonstra que o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. Isso quer dizer que, muito provavelmente, seu paciente ideal também está lá.

Com as estratégias certas, você pode atrair e fidelizar pacientes pelo Instagram, aumentando as chances de consultas recorrentes e contribuindo para o sucesso e lucratividade da sua instituição médica. Confira nossas dicas para utilizar todo o poder do Instagram a seu favor!

Por que utilizar o Instagram em sua estratégia de marketing médico?

Independente do porte ou segmento da empresa, o Instagram oferece vantagens significativas para atrair e fidelizar o público. Na área médica, não é diferente: a rede social possui motivos de sobra para você destinar parte do seu investimento em marketing médico. Confira os principais benefícios que ela oferece para atrair e fidelizar pacientes:

  • aumenta sua autoridade;

  • gera maior visibilidade e alcance de potenciais pacientes;

  • melhora a proximidade e interação com sua audiência

  • promove engajamento por meio de conteúdo visual;

  • cria uma imagem mais humanizada do médico e da instituição.

Como atrair e fidelizar pacientes pelo Instagram

Não basta apenas criar um perfil no Instagram e publicar qualquer tipo de conteúdo sem uma periodicidade adequada. Para obter o máximo proveito do poder do Instagram, é preciso que todas as suas ações sejam bem planejadas, executadas e fundamentadas em estratégias eficientes. Veja o que você deve fazer!

Conheças as regras de publicidade médica

Antes de começar a usar o Instagram em sua estratégia para atrair e fidelizar pacientes, o primeiro passo é conhecer todas as regras de publicidade médica, principalmente, sobre o uso de redes sociais.

Diferentes de outras empresas, as instituições médicas sofrem restrições impostas pelo Conselho Federal de Medicina e, por isso, devem observar o que é permitido e o que é proibido em se tratando de publicidade.

Postagens que autopromovem o profissional, utilizam do sensacionalismo, garantem resultados ou mostram fotos de antes x depois são algumas das proibições. Neste link, você pode conferir todas as regras impostas pelo CFM.

Defina seus objetivos

Quais são seus objetivos ao utilizar o Instagram em sua estratégia? Aumentar o número de consultas? Fidelizar pacientes? Tornar-se uma autoridade? Mesmo que você tenha vários objetivos, é preciso que fique bem delimitado, afinal são eles que vão direcionar a criação de conteúdo e as melhores estratégias a serem utilizadas.

Começar a fazer postagens sem um objetivo claro significa perda de tempo e investimentos na grande maioria dos casos. Você precisa de um direcionamento para, então, começar a definir ações e estratégias que vão te guiar pelo caminho certo até atingir os resultados que você deseja.

Construa seu planejamento de conteúdo

conteúdo é o grande segredo para atrair e fidelizar pacientes pelo Instagram. É aqui que você vai mostrar sua autoridade, sanar as dúvidas da sua audiência, criar uma relação de maior proximidade e encantar pacientes e possíveis pacientes. Para isso, é de fundamental importância que você conheça algumas características da sua persona, como:

  • idade;

  • escolaridade;

  • local em que mora;

  • dores e necessidades;

  • linguagem adequada.

Ao conhecer seu paciente ideal, fica muito mais fácil criar uma comunicação assertiva e focar em conteúdos que falem diretamente com ele. A partir daí você pode começar a planejar seu conteúdo. Algumas dicas de conteúdo são: postagens com informações relevantes sobre procedimentos, exames e doenças, utilizar datas comemorativas para aumentar o engajamento, explicar dúvidas comuns que você recebe no consultório, etc.

Use todas as ferramentas do Instagram

Os conteúdos não precisam – e nem devem – ficar restritos somente a imagens publicadas no feed. O Instagram oferece diversas ferramentas e funcionalidades que podem ser incorporadas à sua estratégia para atrair e fidelizar pacientes. Conheça as principais:

  • Lives: as lives têm uma entrega maior e engajam muito mais com o público, além de trazer mais humanização à figura do profissional. Uma boa dica é fazer lives sobre temas atuais e responder perguntas ao vivo para melhorar a proximidade com seus pacientes.

  • Stories: essa funcionalidade pode ser aproveitada para publicar bastidores, imagens da clínica, curiosidades rápidas, perguntas e respostas, dentre outros tipos de conteúdos.

  • Vídeos: sejam longos ou curtos, os vídeos têm um grande apelo visual e é um dos formatos de conteúdo que mais têm conquistado o público. Por isso, vale a pena investir na produção de conteúdos audiovisuais, principalmente nos Reels.

  • Ferramentas de interatividade: enquetes, questionários e caixas de perguntas são ótimas opções para aumentar o engajamento e criar uma relação mais próxima com sua audiência. No caso das caixas de pergunta, não deixe o usuário sem respostas. Você pode gravar um vídeo simples ou fazer uma postagem para esclarecer os principais questionamentos.

  • Anúncios: são uma excelente forma de aumentar o alcance da sua instituição e trazer resultados rápidos. É fundamental segmentar o público dos anúncios para que seus conteúdos pagos sejam entregues somente para usuários com chances reais de se tornarem pacientes.

Quer saber mais? Confira o conteúdo completo no vídeo que preparamos para você. Ah, e não deixe de nos acompanhar no Facebook e Instagram para ficar por dentro das melhores dicas de marketing médico, gestão de clínicas e muito mais.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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