Dicas para utilizar REELS ou TIKTOK em sua estratégia de marketing para clínica

Dicas para utilizar reels ou Tiktok em sua estratégia de marketing para clínica

Atualizado em: 12/05/2022 | Publicado em: 04/04/2021

Shorts, Reels e TikTok: saiba como usar no marketing digital da sua clínica

Se você está ligado no mundo virtual, já deve ter ouvido falar sobre a possibilidade de usar o Shorts, o Reels e o TikTok na estratégia de marketing digital. Essas três opções estão em alta e podem trazer ótimos resultados para a sua clínica.

Elas consistem na gravação de pequenos vídeos e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não precisam envolver dancinhas, passos ou música. Ou seja, é possível usar esse formato na área da saúde, de forma ética e séria.

Quer saber mais sobre o uso de Shorts, Reels e TikTok na estratégia de marketing digital? Continue lendo para saber mais sobre cada uma dessas opções e ver nossas dicas.

Shorts, Reels e TikTok: afinal, do que estamos falando?

Antes de falar sobre como usar o Shorts, o Reels e o TikTok no marketing digital é importante entender mais sobre cada uma dessas plataformas.

TikTok

O TikTok é uma rede social que permite a criação e compartilhamento de vídeos curtos, além de possibilitar que um usuário siga ou acompanhe outro. Foi ele que criou essa tendência e fez com que outras ferramentas, como o Facebook e o Instagram, criassem canais para o compartilhamento desse tipo de conteúdo.

Atualmente, tem 4,72 milhões de brasileiros ativos, o que mostra a sua força. Por esse motivo, está cada vez mais sendo utilizado em estratégias de marketing digital.

Reels

Lançado em junho de 2020, o Reels é uma das funcionalidades do Instagram que permite a criação de vídeos curtos com diversas opções de efeitos. Ele foi criado a partir do sucesso do TikTok para evitar a perda de usuários.

Até setembro do ano passado, a ferramenta permitia vídeos de apenas 15 segundos, mas uma nova atualização ampliou o tempo para até 60 segundos, possibilitando inserir mais informações nos ‘microvídeos’.

Saiba mais sobre o Instagram e veja como usar essa rede social para fidelizar os seus pacientes no nosso vídeo.

Shorts

O Shorts, chamado oficialmente de YouTube Shorts, é uma plataforma de compartilhamento de vídeo, muito similar ao principal. A única diferença é que há a limitação de 60 segundos, igual ao Reels.

De forma geral, os Shorts, o Reels e o TikTok podem ser inseridos na estratégia de marketing digital, dependendo diretamente do público que se deseja alcançar. No caso do TikTok, por exemplo, essa rede tende a ter usuários mais jovens. Por esse motivo, é importante entender quem usa sua clínica, para poder impactar em cada um dos canais e ver se isso faz sentido para a sua estratégia.

O que diz o Conselho Federal de Medicina?

Apesar de não haver uma norma específica para o uso de Shorts, Reels e TikTok no marketing digital, o uso das redes sociais para clínicas deve respeitar o Manual de Publicidade Médica imposto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Até agora, somente o Conselho de Medicina de Rondônia se manifestou especificamente sobre o TikTok. Segundo publicação realizada no Facebook, o Conselho diz que:

“Constitui falta ética anúncios em redes sociais onde médicos, utilizando-se da condição de médico, aparecem em situações indecorosas, apresentando danças ou simulações.” 

Apesar de não existir nenhuma nota oficial de instituições nacionais, no início de 2021 uma cirurgiã foi suspensa por publicar vídeos com pedaços de pele e gordura humana após a realização de uma cirurgia.

Por isso, utilizar o Shorts, o Reels e o Tiktok em sua estratégia de marketing digital exige que você observe todas as proibições estabelecidas pelo CFM. É preciso planejar e utilizar essas ferramentas de maneira ética, sem prejudicar um valor que está atrelado à prática da medicina.

Além disso, os pacientes são impactados diretamente pela maneira como os médicos se comportam. Qualquer ação julgada equivocada pode interferir na percepção do paciente sobre o médico e a instituição de saúde, o que pode impactar negativamente o número de consultas, as receitas e outros objetivos primordiais.

Vale ressaltar que isso não quer dizer que brincadeiras não possam ser feitas. Desde que exista ética e decoro, você tem liberdade para escolher o tipo de vídeo que deseja gravar.

Como utilizar o Shorts, o Reels e o Tiktok em sua estratégia de marketing para clínica?

Utilizar o Reels, o Shorts e  o TikTok em sua estratégia de marketing digital é uma ação que pode aumentar sua audiência e fortalecer sua autoridade na esfera digital. O Instagram, por exemplo, costuma priorizar novos recursos, como o Reels, aumentando a entrega dos conteúdos para que mais pessoas sejam impactadas.

Ressaltamos mais uma vez, você deve fazer isso de maneira ética e respeitando as normas do CFM. Mas, afinal, como utilizá-los em sua estratégia? Em ambos os canais, você deve apostar em vídeos ou textos com caráter educativo e informativo, sem nenhum tipo de apelo.

Confira algumas dicas de conteúdos que você pode produzir:

(organizar em ícones)

  • Informações sobre saúde: conteúdos rápidos para cuidar da saúde são sempre boas opções para ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu público.
  • Mitos X verdades: você pode desmistificar assuntos da sua área de atuação, explicando o tema de maneira leve e didática.
  • Perguntas e respostas: esclareça algumas perguntas comuns que você costuma ouvir de seus pacientes.
  • Informações sobre doenças: você pode citar brevemente causas, sintomas e tratamentos de algumas doenças tratadas pela sua especialidade.
  • Informações sobre exames: se sua clínica realiza algum exame, você pode mostrar como o procedimento é feito, quanto tempo leva e como se preparar.
  • Bastidores: assim como nos stories, você pode aproveitar o Shorts, o Reels e o TikTok para mostrar os bastidores do dia a dia na sua clínica.

A criação de conteúdos em formatos de vídeo nesses canais é bastante simples e intuitiva, sem exigir grandes conhecimentos sobre gravação e edição de vídeo. Mas lembre-se de colocar em prática alguns cuidados essenciais, como garantir uma boa iluminação, cuidar do aspecto do ambiente de fundo, certificar que o foco está adequado, etc.

Uma boa ideia é fazer um pequeno ensaio do que você deseja falar para garantir que tudo corra como esperado. Mas não se preocupa se houver alguma dificuldade no início, principalmente para perder a vergonha e conversar com a câmera. Isso é normal e passará com o tempo. O importante é dar o seu máximo para ser natural, como se fosse uma conversa com um paciente. Veja mais dicas no nosso vídeo!

Para potencializar os vídeos no Reels e no TikTok, ainda é válido utilizar hashtags na legenda, principalmente as que são específicas do seu nicho de atuação. Dessa forma, você ganha um lugar de destaque nos resultados e pode aparecer para todas as pessoas que pesquisarem por aquela tag.

Ficou com alguma dúvida sobre usar o TikTok no marketing digital? Então entre em contato conosco e converse com nosso consultor para descobrir como a estratégia pode ser aplicada à sua clínica.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato