Conteúdo Evergreen nas estratégias de marketing em saúde

Conteúdo Evergreen nas estratégias de marketing em saúde

Atualizado em: 18/12/2023 | Publicado em: 01/09/2023

Para se diferenciar em um mercado competitivo, as instituições de saúde recorrem às estratégias de marketing, a fim de criar autoridade no meio, atrair pacientes e também fidelizar aqueles que já utilizam os serviços do hospital, laboratório ou clínica. Em meio às técnicas, algo que não pode faltar é o conteúdo evergreen.

Estamos falando de proporcionar ao público materiais que serão relevantes por um longo período de tempo e que se adaptam às necessidades e dores dessas pessoas. Assim, elas encontrarão na empresa médica um local de informações e apoio para cuidar bem da saúde.

Esse pode ser o começo da trajetória da jornada do paciente, ou seja, o caminho que percorrerá desde o momento em que conhece a instituição, passando pelo agendamento de consulta, fidelização e até chegar à fase de recomendação para amigos e familiares.

Quer entender mais sobre essa estratégia? Confira este material que preparamos!

Para começar, entenda o marketing de conteúdo

Como os próprios termos já mostram, o conteúdo evergreen faz parte de uma tática maior: o marketing de conteúdo. Trata-se do uso de textos, vídeos, gráficos, infográficos, podcasts e outras maneiras de transmitir uma informação ao paciente, orientando-o a respeito de determinados assuntos da área da saúde.

Por exemplo: uma clínica de urologia pode escrever um material para postar no seu blog sobre os sinais de alerta do câncer de próstata e outros detalhes fundamentais para que os homens possam se proteger contra essa doença. Dessa forma, o paciente poderá se lembrar dessa clínica, que o entregou informações tão importantes, quando precisar marcar uma consulta com o urologista.

Além de aumentar a carteira de pacientes, a instituição ainda ganhará relevância e posicionamento de autoridade na mente das pessoas. Isso também é importante para quem já é paciente. Afinal, ter contato com esses conteúdos manterá a instituição em suas lembranças quando precisar retornar ao médico.

Leia também: Marketing médico – como desenvolver uma estratégia de resultados?

Resultados orgânicos

Além de promover autoridade perante o meio médico, o marketing de conteúdo possui a vantagem de trazer resultados orgânicos, sem a necessidade de investir em anúncios. Portanto, é um método econômico de conquistar pacientes e, como mencionamos anteriormente, engajá-los na jornada de conhecimento da instituição.

O que é conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen, na tradução para o português, seria algo como “sempre verde”. Isto é, que está constantemente bom para ser consumido.

Significa que o conteúdo será relevante hoje e também no próximo ano, pois gera interesse por um longo tempo. Enfim, não possui “data de validade”.

Outro exemplo que irá te ajudar a entender: para o site de um médico cardiologista, um material evergreen seria sobre hipertensão, pois essa condição de saúde está sempre presente nas mentes de quem se preocupa com a saúde cardíaca. Já algo que não é evergreen aborda um interesse concentrado em um determinado período, como as explicações relacionadas a uma epidemia ou a uma enfermidade mais comum em certa estação do ano.

Você pode entender mais sobre o assunto na seguinte que realizamos exclusivamente sobre o assunto. Confira!

Como produzir um conteúdo evergreen?

Obviamente, para que o conteúdo evergreen proporcione bons resultados, é preciso colocar alguns cuidados em prática. Vamos mostrar quais são eles:

Conheça o seu público

O primeiro passo para qualquer ação do marketing médico é conhecer o público, ou seja, os pacientes que procuram o atendimento. Quais são as principais necessidades deles? Quais enfermidades mais os incomodam? Em que faixa etária se encontram? Você conhece as condições socioeconômicas? Com qual frequência essas pessoas procuram ajuda médica?

Essas são apenas algumas das várias perguntas que você precisa responder para traçar o perfil das pessoas que buscam a sua clínica, consultório ou hospital. A partir das respostas, é possível ter uma direção de quais são os temas interessantes a serem abordados.

Por exemplo, ao notar que a maioria dos pacientes procura a instituição ou o profissional com o objetivo de receber assistência nos cuidados com a diabetes, você entenderá que essa é uma doença que pode ser explorada nos conteúdos evergreen. Com isso, não faltará ideias para a produção: os sintomas de diabetes; como prevenir; as diferenças entre os tipos dessa condição; os cuidados rotineiros; os exames periódicos; e muito mais.

Use palavras-chave no conteúdo evergreen

Para que os materiais produzidos realmente cheguem a quem precisa conhecê-los, é necessário usar as técnicas de SEO. Estamos falando das formas de publicar um conteúdo para que o Google coloque-o nos primeiros resultados de pesquisa.

Portanto, uma forma de ranquear bem é utilizar as palavras-chave, responsáveis por nos mostrar o que as pessoas estão mais pesquisando no Google. Você verá, por exemplo, se elas estão interessadas em conhecer as orientações para evitar a diabetes ou se já querem saber sobre os sintomas.

Essas palavras podem ser buscadas por diversas ferramentas, como o Google Trends, Semrush e Ubersuggest. No conteúdo evergreen, apesar dele ser relevante durante um longo tempo, vemos que algumas pesquisas se tornam mais frequentes em determinados períodos. Isso é normal e não atrapalha o valor do material, pois é importante que o blog da instituição de saúde aborde assuntos que estão sempre no “radar” de seu público.

Temos um programa de podcast em que explicamos sobre as táticas para o bom posicionamento no Google. Escute aqui. Também conheça os nossos padrões de SEO neste e-book.

Mantenha a periodicidade

O Google gosta de sites que são atualizados. Então, não adianta postar um conteúdo evergreen hoje e depois ficar meses sem nenhuma novidade na plataforma. Os pacientes também irão perceber a falta de materiais novos e deixarão de se engajar com as suas estratégias. Portanto, a nossa dica é ter um cronograma com os temas a serem produzidos e publicados de acordo com uma determinada periodicidade.

Leia também: Por que terceirizar os serviços de marketing da sua clínica?

Incentive o compartilhamento

É muito interessante quando o conteúdo possui recursos para compartilhar. Assim, a pessoa que está lendo, ouvindo ou assistindo o seu material poderá se lembrar de um amigo que também precisa conhecer aquele assunto.

Com isso, a sua produção se espalha ainda mais e as chances de conquistar outros pacientes aumentam. Então, sempre coloque um botão para compartilhar, seja nas redes sociais ou e-mail.

Conteúdo evergreen e outras estratégias de marketing médico

As opções de conteúdo evergreen já são diversas, mas você nem imagina a imensidão de outras estratégias que podemos utilizar no marketing médico. Você quer se aprofundar neste mundo e como ela pode fazer a sua instituição de saúde crescer? Acompanhe as nossas publicações!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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