Relacionamento com paciente: avaliações no Google/Facebook

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Relacionamento com paciente: avaliações no Google/Facebook

Atualizado 21/07/2021

O relacionamento com paciente nunca foi tão importante para atender às demandas e necessidades impostas pela nova forma de buscar serviços e atendimentos na área da saúde. Se antes, a escolha de uma clínica era feita com base em indicação de conhecidos ou por meio de catálogos médicos, hoje as avaliações no Google e Facebook podem se tornar um fator decisivo no momento da escolha.

Com um protagonismo cada vez maior dos pacientes no ambiente digital, não adianta colocar as melhores estratégias de marketing na área da saúde em prática se suas avaliações on-line são negativas ou pouco satisfatórias. O paciente pode se encantar em um primeiro momento, mas todo o encantamento pode desaparecer se ele se deparar com uma enxurrada de críticas sobre sua instituição médica.

Relacionamento com paciente: a importância das avaliações on-line

Mais do que nunca, dar voz e ouvir o seu paciente se tornou uma estratégia indispensável diante do mercado atual. Por isso, as avaliações on-line, sobretudo no Google e Facebook, são uma excelente estratégia para você aumentar sua reputação, melhorar seu posicionamento no Google e conquistar mais pacientes por meio de uma propaganda natural. Entenda melhor a importância das avaliações!

Melhora o posicionamento no Google

À medida que suas avaliações no Google vão aumentando positivamente, os algoritmos entendem que você oferece atendimento de qualidade e confiável. Isso permite melhorar o ranqueamento da sua instituição médica e colocá-la entre os primeiros resultados sempre que o usuário busca por um termo específico.

Se ele busca “clínica vascular em Florianópolis”, por exemplo, os resultados do Google Meu Negócio irão exibir as clínicas com as maiores quantidades de avaliações positivas nos três primeiros resultados. Ou seja, quanto mais avaliações, mais chances você tem de ser encontrado. Vale lembrar que as avaliações no Facebook também são notadas pelo Google.

Auxilia o paciente na tomada de decisão

Segundo uma pesquisa realizada pela Vendasta, 40% dos consumidores formam sua opinião sobre um negócio após lerem 3 avaliações. Sendo assim, as avaliações podem ser um fator decisivo para o paciente optar por sua instituição ou pela concorrente. 

Como não conseguimos avaliar a qualidade e a experiência oferecida por uma instituição, a opinião de quem já se consultou naquele local pode oferecer um bom parâmetro do que o paciente pode esperar em sua consulta. Em outras palavras, essa prova social interfere diretamente na tomada de decisão de muitos pacientes.

Permite conhecer pontos de melhoria

As avaliações on-line também são uma importante ferramenta para melhorar o relacionamento com paciente de maneira contínua. As críticas, insatisfações e comentários negativos devem ser encarados como uma oportunidade de aprendizado e busca de melhorias em um determinado ponto que desagradou os pacientes.

Isso permite que você resolva falhas e otimize processos com mais assertividade, sempre procurando entregar uma experiência completa para os próximos pacientes. Ah, e não se esqueça de responder todas as avaliações negativas com ética e sempre propondo uma solução para aquele problema específico.

Como conseguir mais avaliações positivas?

Muitos pacientes que vivenciam uma experiência completa e positiva podem deixar uma avaliação positiva de maneira espontânea em sua página do Google Meu Negócio ou do Facebook. No entanto, a grande maioria acaba se esquecendo ou deixando a avaliação de lado, mesmo que a experiência tenha sido agradável.

Para aumentar as avaliações, você pode adotar algumas estratégias que podem te ajudar nessa missão. Veja quais! 

Envie um e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais comuns para melhorar o relacionamento com paciente e solicitar uma avaliação. Após a consulta, você pode enviar um e-mail agradecendo pela visita e solicitando que ele faça uma avaliação no Google ou no Facebook. Para facilitar o processo, é recomendado que você sempre envie o link das suas páginas.

Aproveite o poder das redes sociais

Quem acompanha suas redes sociais, já pode ter realizado uma consulta, exame ou tratamento em sua instituição. Por isso, você pode criar posts e stories incentivando esses pacientes a deixarem uma avaliação. Seja sempre simpático e cordial. Nada de criar posts em que o paciente sinta-se pressionado e obrigado a escrever um comentário, ok?

Treine sua equipe para solicitar avaliações

Treinar sua equipe de recepcionistas para solicitar que os pacientes solicitem avaliações também pode ser um importante aliado nessa missão. O contato humano, com empatia, respeito e cordialidade, podem gerar um estímulo positivo nos pacientes e fazer com que eles sintam-se mais à vontade para realizar a avaliação. Enviar um lembrete pelo Whatsapp após a conversa na clínica também pode ser útil. 

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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