5 vantagens do uso do ChatGPT na saúde

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5 vantagens do uso do ChatGPT na saúde

Atualizado em: 14/07/2023 | Publicado em: 07/07/2023

Vivendo no século XXI, é impossível não escutar sobre um assunto: inteligência artificial (IA). O tema está no noticiário, nas redes sociais e até na conversa entre os amigos. Inclusive, também surgiu a dúvida: como usar o ChatGPT na saúde?

Primeiramente, saiba que se trata de uma ferramenta de inteligência artificial criada pela empresa americana Open-AI. Assim, o “robô” do ChatGPT consegue formular textos e respostas apenas com uma pequena instrução.

A versão mais recente (ChatGPT-4) possui ainda a habilidade de reconhecer as imagens enviadas. Interessante, não é?

Por isso, resolvemos criar este material com algumas dicas de como utilizar o ChatGPT na saúde, tornando a inteligência artificial útil no seu dia a dia. Confira!

Como o ChatGPT funciona?

Pode parecer algo “de outro mundo”, mas a inteligência artificial, como o ChatGPT, já está na nossa rotina há um bom tempo. Sabe quando você entra em contato com uma clínica para marcar uma consulta pelo Whatsapp? Nem sempre é um humano do outro lado do app.

Algumas vezes, é um robô programado para enviar perguntas, captar as respostas e continuar a conversa e até marcar o atendimento de fato. Isso é um chatbot, a base da IA utilizada no ChatGPT.

A ferramenta utiliza conhecimentos adquiridos progressivamente com o que é registrado nos sistemas de pesquisa (como o Google) e também a partir do que as pessoas escrevem nela. Esse processo também é chamado de Large Language Models (LLMs), ou seja, “Grandes Modelos de Linguagem”.

Assim, a plataforma se tornou um fenômeno: apenas nos dois primeiros meses após o lançamento, conquistou 100 milhões de usuários ativos. No Tik Tok, por exemplo, esse marco chegou em nove meses e, no Instagram, somente depois de dois anos.

5 benefícios do ChatGPT na saúde

Como usar todos esses recursos do ChatGPT na saúde? Vamos mostrar 5 táticas que irão contribuir com o marketing médico!

Mensagens para os pacientes

Não é segredo para ninguém que os profissionais de saúde possuem rotinas muito agitadas. Então, nada melhor do que usar a tecnologia para realizar algumas tarefas e uma delas é a escrita de mensagens para os pacientes.

Sabe aqueles lembretes de confirmação de consulta, retorno e dicas de como proceder antes do atendimento? Todos eles podem ser escritos no ChatGPT, o que agiliza o processo.

Classificações

O ChapGPT na saúde não serve apenas para escrever textos, mas também realizar planejamentos. Um deles é a classificação de pacientes, de acordo com os tipos de atendimento que cada um deles precisa, por exemplo.

A IA irá auxiliar na organização em grupos, o que é importante para uma boa estratégia de marketing. Dessa forma, é possível destinar conteúdos conforme os interesses de cada pessoa e, assim, promover maior engajamento.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre esse assunto com o nosso podcast: Marketing Médico – construindo estratégias de sucesso.

ChatGPT na saúde para analisar as necessidades dos pacientes

Outro recurso interessante para o marketing de conteúdo dos profissionais da saúde é utilizar o ChatGPT na identificação das necessidades dos pacientes. Vamos explicar: você pode perguntar à inteligência artificial sobre os cuidados mais importantes que as pessoas diabéticas precisam manter, por exemplo.

Com isso, já serão mostrados vários assuntos que podem se transformar em temas de textos, vídeos, e-mails, mensagens e muito mais. Saiba mais sobre como usar conteúdos no marketing médico no vídeo abaixo.

Automação de respostas

Mais um mecanismo para promover praticidade ao dia a dia é utilizar o ChatGPT na automação de respostas. Funciona como as mensagens que mencionamos anteriormente, mas pode-se indicar à IA para que forme textos, a fim de serem utilizados em vários casos. Assim, agiliza a escrita de um agradecimento ou um trecho de boas-vindas, por exemplo.

Leia também: Automação no Whatsapp para impulsionar os resultados em instituições de saúde

Geração de legendas pelo ChatGPT na saúde

Para finalizar a nossa lista, não podemos deixar de fora um recurso muito útil: a geração automática de legendas para vídeos. Dessa forma, não é necessário escrever manualmente tudo o que é dito no material, assim o vídeo fica mais acessível para várias pessoas.

Cuidado!

A inteligência artificial e o sistema LLMs ainda não são perfeitos e podem cometer erros, as chamadas “alucinações”. Portanto, sempre após receber um texto do ChatGPT, revise-os e verifique se todas as informações estão corretas, principalmente quando tem dados envolvidos.

Leia também: Saiba mais sobre o uso da inteligência artificial no marketing digital

Estamos de olho no uso do ChatGPT na saúde

É claro que vamos acompanhar tudo sobre o ChatGPT na saúde e, inclusive, já realizamos uma live com especialistas sobre o assunto. Confira:

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente e vamos conversar! Estamos à disposição!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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