Automação do WhatsApp para impulsionar os resultados em instituições de saúde

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Automação do WhatsApp para impulsionar os resultados em instituições de saúde

Atualizado em: 26/05/2023 | Publicado em: 10/05/2023

Grande parte das instituições de saúde já investe na automação do WhatsApp para impulsionar os seus resultados, melhorar a comunicação com os seus pacientes e aumentar a eficácia da sua equipe. Mas, para implementar essa estratégia, é preciso ter cuidado para não ter um efeito contrário, deixando as pessoas descontentes.

Atualmente, há diversas ferramentas que permitem o envio de mensagens previamente escritas, inclusive o próprio WhatsApp. Dessa forma, é possível responder perguntas, enviar resultados, confirmar consultas e fazer muitas outras ações de forma mais rápida.

Continue lendo para saber mais sobre a automação do WhatsApp e ver nossas dicas para evitar a insatisfação do paciente.

Leia também: A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

Quais os benefícios da automação do WhatsApp para instituições de saúde?

A automação do WhatsApp oferece diversos benefícios para as instituições de saúde, já que a partir dela é possível configurar respostas automáticas e trazer informações relevantes para o paciente sem um colaborador se envolver. Vale ressaltar aqui que, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 80% dos brasileiros já entraram em contato com uma empresa por esse aplicativo. Dessas, 83% queriam tirar dúvidas ou receber informações e 63% queriam adquirir uma solução.

Pensando na área da saúde, é comum receber mensagens questionando:

  • detalhes de consultas e exames;
  • preços e maneiras de pagamento;
  • disponibilidade da agenda;
  • informações sobre a clínica e
  • agendamentos.

Por mais que algumas perguntas exijam uma resposta mais complexa, há diversas que podem ser respondidas sempre da mesma forma. Se sua clínica faz agendamento por uma ferramenta específica, por exemplo, é possível criar uma mensagem com o link e com uma pequena explicação. Tudo isso sem que o colaborador precise digitar ou procurar pelo texto já enviado, otimizando a experiência para todos.

Veja mais dicas em: 6 passos práticos para otimizar o atendimento da sua instituição

Como fazer a automação do WhatsApp?

Como já falado anteriormente, há diversas ferramentas que permitem a automação do WhatsApp, inclusive a versão Business desse app. As respostas rápidas nada mais são do que mensagens de textos salvas que são enviadas a partir de um atalho pré-configurado.

O aplicativo permite até 50 respostas rápidas, além de mensagens de saudação e de ausência. O funcionamento é simples, você digita o texto desejado, que pode inclusive ter um arquivo de mídia, e escolhe um atalho, que deve ter “/” e uma palavra.

Se você recebe muitas perguntas sobre quais exames que realiza, por exemplo, pode criar uma lista e ter o atalho “/exames”, bastando digitar isso na conversa em questão para enviar para o contato. Assista ao vídeo abaixo, do próprio WhatsApp e entenda melhor essa possibilidade.

Vale ressaltar que além dessa opção, algumas plataformas pagas também permitem a automatização. Se você deseja ir ainda além, pesquise mais informações sobre WhastApp Business API.

Veja também: Curso para recepcionista: confira a importância para sua instituição

Cuidados na automação do WhatsApp

Agora que você já sabe como fazer a automação do WhatsApp, deve estar pensando em todas as mensagens que pode configurar para facilitar o dia a dia dos seus colaboradores. Mas, antes de fazer isso, recomendamos que você tenha alguns cuidados para evitar a robotização da comunicação.

Afinal, por mais que todos gostem de receber respostas rápidas, ninguém deseja ver um texto genérico, não é? Por isso, na hora de criar suas mensagens, tente ser simpático, usar emojis e, ainda sim, ir direto ao ponto. Se uma pessoa pergunta o horário do funcionamento da clínica, por exemplo, ela não quer ver informações sobre um exame ou orientações para um procedimento que ela nem fará.

Além disso, cuidado para não encaminhar uma mensagem que não está relacionada com a pergunta. Uma boa forma de fazer isso é criar atalhos que deixem evidente o que será falado. Ao invés de optar por /exame1 e /exame2, coloque /ultrassom e /raiox, por exemplo.

Pode parecer uma boa ideia usar os menores atalhos possíveis, mas isso só irá confundir os seus colaboradores! Deixe claro o que cada um significa e evite mensagens incorretas.

Se você deseja saber mais sobre a automação do WhatsApp, confira a nossa live completa sobre o tema com nossa CEO Bruna Baumgarten e Tiago Miranda, CMO da Cloudia.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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