Saiba mais sobre o uso da inteligência artificial no marketing digital

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Saiba mais sobre o uso da inteligência artificial no marketing digital

Atualizado em: 26/05/2023 | Publicado em: 05/04/2023

O surgimento de novas tecnologias fez com que muitas pessoas se questionassem sobre os limites e as diferentes formas de aplicação da inteligência artificial no marketing digital.

Esse conceito está se popularizando com o passar dos anos e passou a fazer parte do dia a dia de milhões de pessoas com o lançamento do ChatGPT, uma ferramenta que já bateu 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro e se tornou o app de crescimento mais rápido da história.

Mas se engana quem pensa que apenas essa ferramenta utiliza inteligência artificial (IA) para oferecer uma boa experiência para os seus usuários. Há muitas outras disponíveis no mercado que podem auxiliar a sua estratégia a se tornar ainda mais completa e eficaz.

Continue lendo para saber mais e tire suas dúvidas sobre a inteligência artificial no marketing digital.

O que é inteligência artificial?

Segundo o Google, inteligência artificial, também conhecida apenas como IA, é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar diversas funções avançadas, como:

  • ver;
  • entender idiomas;
  • traduzir diferentes línguas, tanto falada quanto escrita;
  • analisar dados;
  • fazer recomendações e
  • muito mais.

Pode parecer algo totalmente futurístico, mas a verdade é que esse conceito está no nosso dia a dia há alguns anos. Toda vez que a Netflix indica um filme para você, por exemplo, há IA por trás.

Além disso, assistentes pessoais, pesquisa por imagens no Google, filtros de spam no e-mail e recomendações de produtos também usam essa tecnologia.

Por que a inteligência artificial ganhou destaque recentemente?

Como já falado anteriormente, a inteligência artificial ganhou destaque por causa do lançamento da ferramenta ChatGPT, que conta com diversas funcionalidades e tem um funcionamento similar a um chat mesmo, em que você pede ou pergunta algo e recebe uma resposta personalizada.

É como se fosse uma evolução do Robô Ed, criado pela Petrobras para falar sobre conservação do meio ambiente.

Vale ressaltar que, além do ChatGPT, há diversas outras ferramentas que utilizam IA para interagir com pessoas ou realizar serviços específicos.

Leia também: O que o marketing digital em saúde tem a ver com humanização e tecnologia?

Como usar inteligência artificial no marketing digital?

Se você tem uma boa estratégia de marketing digital, possivelmente já utiliza inteligência artificial e nem sabe! O Google Analytics, o SEMrush, chatbots e diversas outras ferramentas já usam essa tecnologia para otimizar os seus processos.

Mas a principal questão atualmente envolve a possibilidade de usar o próprio ChatGPT para criar conteúdos para redes sociais e para blog, por exemplo. Basicamente, sim é possível, mas há algumas ressalvas.

Essa ferramenta é ótima para sugerir temas, revisar conteúdos, escolher boas hashtags e até mesmo criar os conteúdos para publicação. Você pode estar pensando “mas então ela faz tudo e eu não preciso me preocupar com mais nada?”. Infelizmente, não é bem assim.

O primeiro cuidado que deve ser tomado é que o ChatGPT não é e nunca será um substituto a um médico, ou seja, ele pode até ter acesso a diversas informações, mas é essencial revisar o que foi escrito para garantir que está tudo certinho.

Além disso, há todas as normas do Conselho Federal de Medicina que devem ser seguidas para evitar futuros problemas. Claro que você pode configurar a ferramenta para conhecê-las, mas ainda sim é necessário ter cuidado extra com recomendações médicas, tratamentos ou outras orientações desse tipo.

Outra preocupação é não robotizar demais os seus conteúdos, retirando a humanização que traz conexão com cada leitor. Para isso, é possível passar orientações específicas para que a comunicação fique mais com o seu jeito.

Se você tem uma clínica oncológica e deseja trazer mais informações sobre a quimioterapia para uma publicação no Instagram, ao invés de solicitar “texto explicativo curto sobre quimioterapia” solicite “texto explicativo curto sobre quimioterapia para publicação no Instagram, com uma linguagem mais próxima”, por exemplo.

Esse é um dos lados mais positivos do ChatGPT, a personalização e a capacidade de dar orientações para criar conteúdos que realmente sejam relevantes para o seu público.

Mas cuidado: lembre-se sempre de revisar tudo com muita atenção para garantir a qualidade do que você está publicando.

Outro ponto que devemos ter em mente é que ainda não sabemos como o Google irá reagir a criação de conteúdos por uma IA. Por isso, usar a ferramenta para criação de artigos pode ser uma boa ideia agora, mas terá consequências no futuro, como a existência de conteúdos completamente iguais em outros sites.

Para falar mais sobre inteligência artificial no marketing, criamos uma live completa com diversas dicas. Veja agora e saiba como usar essa ferramenta a seu favor.

Se ainda ficar com alguma dúvida sobre o tema, basta entrar em contato conosco!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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