Algoritmo do Instagram: fotos ou vídeos? No que focar?

Compartilhar
Algoritmo do Instagram: fotos ou vídeos? No que focar?

Atualizado em: 18/12/2023 | Publicado em: 01/08/2023

O algoritmo do Instagram está sempre passando por mudanças, de acordo com as tendências do público e outras necessidades dos usuários. Isso preocupa os criadores de conteúdo, mas o melhor é ficar sempre atento às evoluções e buscar se adaptar a elas.

Por exemplo: logo em seu início, em 2010, o Instagram era conhecido como um aplicativo de fotos, com poucas contas comerciais e repleto de imagens com filtros diversos. Você se lembra dessa época?

Porém, o mercado das redes sociais viu surgir o Snapchat e o Tik Tok, que prezam pelos vídeos curtos. Assim, a Meta – empresa controladora do Instagram e do Facebook – também começou a apostar nos materiais de vídeos. Foi quando apareceu o IGTV, stories e Reels.

Contudo, sempre surgem novas mudanças. Quer saber mais? Continue lendo este material!

É o retorno das fotos no algoritmo do Instagram?

Em 2021, o head dessa rede social falou que ela não seria mais uma plataforma de fotos. Dessa forma, houve a priorização de criadores de conteúdo e vídeos. Foi o boom para a criação de vídeos curtos e, inclusive, a “extinção” do IGTV, com a priorização dos reels de até um minuto e meio.

Todavia, no início de 2023, outro anúncio do Instagram impactou os usuários: as fotos voltariam a ser valorizadas. O CEO Adam Mosseri afirmou que a rede estava focada demais apenas em vídeos e que as imagens estáticas deveriam voltar com tudo. Foi o estopim para um nó na mente dos produtores de conteúdo, inclusive marcas e empresas!

Você também ficou confuso? Calma! Vamos mostrar que para além do formato do conteúdo, é bom ter atenção a algumas boas práticas e outros pontos de funcionamento do aplicativo. Assim, não importa se você postar reels ou fotos, o seu material terá mais chances de ser entregue ao público.

Os fatores que levam o público a engajar

O algoritmo do Instagram tem como base o comportamento dos seus mais de dois bilhões de usuários. O que o sistema capta e valoriza são as seguintes ações:

  • atividade: a quantidade de horas que o usuário passa no aplicativo, assim como o número de vezes que o app é aberto em dia;
  • relacionamento: com quais perfis o usuário mais engaja, quais seguem mais tempo e quais mandam mais mensagem;
  • interesse: curtidas, compartilhamentos e tempo de visualização de cada tipo de publicação;
  • quem é seguido: a quantidade de pessoas que são seguidas, considerando a atividade diária para filtrar quantas publicações são visualizadas diariamente para mostrar as mais relevantes;
  • ordem cronológica: há a prioridade por publicações mais recentes.

Portanto, mais do que seguir à risca os discursos dos grandes nomes da Meta, precisamos fazer o que temos ao nosso alcance: usar bem o aplicativo, de forma a agradar os desejos de nosso público.

6 boas práticas que irão ajudar com o algoritmo do Instagram

Seja publicando um vídeo ou uma foto, tenha atenção aos seguintes pontos que iremos listar.

1. Use uma boa estratégia de conteúdo

Nem se o algoritmo do Instagram se tornasse extremamente simples, você teria sucesso em seu perfil com posts aleatórios, sem o uso de uma boa estratégia. É preciso entender o que o seu público quer ver e também o que as pessoas que você deseja atrair estão buscando.

Por exemplo, o caso de uma clínica de dermatologia. No inverno, é interessante publicar materiais sobre os tratamentos que requerem menor exposição solar, pois esta é a época mais indicada para realizá-los. Enquanto isso, um médico endocrinologista que quer se tornar referência no atendimento a diabéticos deve apostar em maior quantidade de conteúdos sobre essa enfermidade, deixando os outros temas serem mais esporádicos.

Para ampliar os seus conhecimentos nessa área, leia também o nosso e-book: Construindo a sua reputação online na área da saúde.

2. Não se esqueça dos ADS

Sabemos que o Instagram prioriza os conteúdos feitos por usuários comuns, o User Generated Content (UGC), em comparação com os perfis de empresas e influencers. Por isso, os ADS (anúncios) são recursos essenciais para que você possa aparecer no feed de mais pessoas e levá-las a conhecer o seu trabalho, atraindo novos clientes ou, no caso do marketing médico, pacientes.

Leia também: 4 regras do CFM que você não pode quebrar para o marketing da sua clínica

3. Converse com os seus seguidores

Não adianta postar um conteúdo e desaparecer do Instagram! É importante manter o contato com as pessoas que interagem com você.

Portanto, responda os comentários e mensagens no direct. Todavia, evite textos “genéricos”, o famoso “copia e cola”. Afinal, as pessoas querem personalização e se sentirem importantes para a empresa.

No entanto, você não sabe como responder e tem medo dos comentários negativos? Ouça o programa de podcast que preparamos para explicar sobre o assunto. Clique aqui.

4. Use o marketing de oportunidade ao seu favor

Algum assunto está em alta? Não perca tempo e use-o de forma relacionada à sua marca. Por exemplo, quando alguma celebridade anuncia que realizou um procedimento estético, os cirurgiões plásticos ou dermatologistas podem aproveitar para criar conteúdos que explicam sobre o tratamento.

Também fique de olho no calendário e aproveite as datas comemorativas. Você verá que pode se adaptar e ter ideias legais de acordo com o que as pessoas mais se interessam em cada fase do ano. Outra ideia é um nutricionista oferecer dicas de alimentos mais saudáveis para as ceias de final de ano ou como se proteger de intoxicações alimentares em uma viagem à praia durante o verão.

5. Publique com frequência e agrade o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram não gosta de perfis que publicam uma vez e depois ficam parados por semanas! Então, crie um cronograma de conteúdos para serem lançados com periodicidade frequentes.

Sabemos que isso pode ser complicado com a rotina corrida, mas você pode ter ajuda de especialistas. Na E-Saúde, trabalhamos com essa e várias outras estratégias, especialmente voltadas para o marketing médico. Venha conversar com a nossa equipe e saber mais detalhes.

6. Faça collabs

O algoritmo do Instagram gosta quando os usuários usam as novidades lançadas. Foi assim com os stories e reels. Agora, temos as collabs. São os posts feitos em colaboração com outra pessoa e, dessa forma, o material aparece no perfil de ambas e pode alcançar mais usuários.

Caso você seja um pediatra, por exemplo, há a possibilidade criar um post sobre a importância da consulta pediátrica ainda na gestação e fazer collab com um obstetra. Assim, as seguidoras do outro médico irão conhecer e você terá mais chances de ampliar a sua carteira de pacientes.

Quer ficar sempre por dentro do algoritmo do Instagram e outros aspectos do marketing digital?

Nós da E-saúde somos especialistas em marketing digital na área da saúde. Por isso, ficamos sempre de olho no algoritmo do Instagram.

Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais para aprender mais sobre os assuntos deste mundo. Estamos no Instagram e no Facebook.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato