O impacto da análise de dados no marketing em saúde

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O impacto da análise de dados no marketing em saúde

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 05/12/2023

Durante uma consulta, o médico precisa reunir informações sobre o estado de saúde de seu paciente para chegar a um diagnóstico. O mesmo acontece no marketing digital, por meio da análise de dados gerados pelas ações desenvolvidas.

Afinal, é preciso conhecer aprofundadamente tudo o que está acontecendo para avaliar as estratégias aplicadas e, caso elas não ajudem a alcançar os objetivos, mudá-las o quanto antes.

Porém, essa verificação dos dados requer alguns cuidados, pois é preciso saber como interpretá-los e até onde encontrar tais números de forma correta. É por isso que preparamos este material para te explicar sobre o assunto. Continue lendo e aproveite!

O principal desafio da análise de dados

Concentração e atenção a todos os detalhes: essas são as bases para estudar os dados gerados pelas campanhas de marketing. No entanto, no ramo da saúde, é preciso lidar ainda com outro desafio, que é o fato de nem sempre sabermos como o paciente encontrou aquele médico ou instituição.

Isso porque, em vendas online, por exemplo, é possível descobrir se o cliente conheceu a empresa pelo site, WhatsApp, anúncios e outros métodos. Já na saúde, tais informações não costumam ser muito claras.

Contudo, isso não significa que é impossível fazer a análise de dados no marketing médico! Nós conversamos com o especialista em Performance da E-Saúde, Denner Aguiar, e ele mostrou as maneiras de fazer verificações completas e de qualidade.

Confira na live abaixo!

Cada objetivo terá uma métrica

Os dados são, basicamente, formas de entender se um objetivo está sendo alcançado. Então, é preciso saber qual métrica analisar, de acordo com as metas propostas para a instituição de saúde ou ao profissional autônomo.

Veja alguns exemplos de informações que indicam a eficácia de determinadas estratégias.

Atrair clientes

Quando a meta é deixar a agenda de atendimentos mais cheia, ou seja, atrair clientes, é preciso analisar, obviamente, quantas pessoas marcam consultas.

No marketing digital, isso é possível por meio da checagem da quantidade de cliques em botões no site que levam à conversa no WhatsApp com a equipe de recepção ou a um formulário de agendamento.

Contudo, também é importante conversar com os profissionais da clínica ou hospital para saber se esses contatos realmente são transformados em marcação de consulta.

Na E-saúde, realizamos reuniões periódicas com nossos clientes para alinhar essas informações e saber se está tudo ocorrendo como o desejado.

Branding e autoridade na análise de dados

Às vezes, atrair clientes não é o objetivo, pois a agenda já está lotada! Nessas situações, a meta pode ser trabalhar o branding do profissional ou da instituição, ou seja, fortalecer a presença da marca na mente dos pacientes.

Isto é, sempre que eles pensarem sobre determinado tipo de assistência à saúde, se lembrarem de você. Assim, é construída a sua autoridade.

Para verificar se isso acontece, é indicado analisar o engajamento nos conteúdos publicados nas redes sociais, assim como verificar a quantidade de buscas pelo nome da clínica (ou do profissional) no Google.

Entenda mais sobre o que é o branding neste programa de podcast que realizamos. Escute aqui.

Quando a meta é fidelizar pacientes

Você já possui uma boa carteira de pacientes, mas deseja fidelizá-los? Com o marketing digital, é possível trabalhar para que isso aconteça.

Depois da aplicação das estratégias, devemos também checar o engajamento, principalmente em alguns tipos de materiais, como os e-mails e mensagens enviados para as pessoas que já realizaram consultas ou exames na clínica.

Não precisamos nos basear apenas em números

A análise de dados para os objetivos citados acima envolve, principalmente, o entendimento dos números. Porém, precisamos também ter atenção com as condições qualitativas, que são os aspectos mais subjetivos do atendimento, relacionados à percepção de qualidade obtida pelos pacientes.

Um recurso que pode ser utilizado é o do “cliente oculto”, quando um especialista se passa por paciente durante um atendimento para analisar cada detalhe da assistência prestada e, depois, apontar os fatores que precisam ser melhorados.

Além disso, também desenvolvemos o “Curso Online de Recepcionista”, a fim de treinar a equipe que tem o primeiro contato com o público, promovendo uma boa impressão logo nos momentos iniciais do atendimento.

Onde obter esses dados?

Depois de conhecer as métricas, saiba que existem várias plataformas onde é possível obter tais números para a interpretação da eficácia das estratégias.

Recomendamos, por exemplo:

  • Google Analytics: onde você encontra as informações sobre o acesso ao seu site e as páginas mais procuradas;
  • RD Station: importante para verificar taxas de abertura e clique de e-mails marketing;
  • relatórios das redes sociais: a fim de verificar o engajamento, alcance, comentários e outras ações feitas pelos seus seguidores;
  • Google ADS e Facebook ADS: onde podemos ver os resultados dos anúncios realizados;
  • SemRush: além de verificar os acessos ao site, também mostra como está o fluxo para as páginas dos concorrentes.

Leia também: Primeiros passos para começar a investir em marketing digital na saúde 

Você precisa de ajuda para a análise de dados?

Entender todos os números, informações e outros aspectos da análise de dados não é uma tarefa simples em meio à rotina corrida de um profissional da saúde.

A boa notícia é que existem especialistas em marketing digital prontos para ajudar, como a E-saúde! Com esse auxílio, você pode estabelecer corretamente um objetivo e saber que profissionais do ramo estão responsáveis pela interpretação das métricas, acompanhá-las em tempo real e fazer os ajustes sempre que necessário.

Portanto, você pode conhecer mais sobre o nosso trabalho pelo site e também com os conteúdos que publicamos nas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e no Facebook!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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