Estratégias de endomarketing na área da saúde

Estratégias de Endomarketing na área da saúde

Atualizado em: 18/12/2023 | Publicado em: 02/09/2023

Ter cuidado com a gestão de pessoas de uma empresa, inclusive as da área da saúde, é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Para isso, temos o endomarketing como ferramenta de auxílio.

Trata-se de um conjunto de ações com o objetivo de melhorar o ambiente interno, mostrando aos funcionários que eles são valorizados e importantes. Além disso, visa atender as necessidades que as equipes relatam, a fim de melhorar o trabalho.

Tudo isso pode parecer algo que é possível deixar em segundo plano, mas não se engane: cuidar bem do público interno (os colaboradores) terá reflexos nos serviços prestados ao público externo (os pacientes). Afinal, quem trabalha com satisfação também terá maior motivação para atender bem as pessoas.

Quer entender mais esse assunto? Continue a leitura!

Endomarketing e marketing interno: conheça as diferenças

Antes de tudo, temos que diferenciar esses dois conceitos. Portanto, saiba que a meta do endomarketing é entrelaçar os objetivos pessoais dos colaboradores com a missão da instituição de saúde, para manter o público interno engajado.

Já o marketing interno tem como foco a comunicação visual voltada para a equipe de trabalho. Por exemplo, a publicação de informativos nos murais, os convites para celebrações, a intranet e qualquer outra forma de fazer com que as informações importantes circulem entre as equipes.

Os benefícios do endomarketing

Quando se trata de marketing para a atração de pacientes, os métodos já são relativamente conhecidos. Em linhas gerais, as estratégias (digitais ou não) voltadas para o público externo abrange diversas ações e formatos: marketing de conteúdo, gravação de vídeos, e-mail marketing e publicações em redes sociais, entre outros.

Da mesma maneira, o endomarketing reúne um conjunto de práticas que leva as pessoas que colaboram de alguma forma com a empresa a se sentirem mais estimuladas a trabalhar para atingir objetivos. Esses estímulos partem da motivação pessoal e resultam em colaboradores mais comprometidos em atender bem e encantar os pacientes.

Funcionários engajados transmitem uma imagem positiva da instituição. Assim, os pacientes sentem-se mais seguros em relação aos tratamentos prescritos — o que é sempre indicado para aumentar as chances de sucesso. Consequentemente, com uma boa experiência no atendimento, a tendência é que eles indiquem a clínica para amigos e conhecidos, além de retornarem quando precisarem de nova assistência à saúde.

Para ajudar as instituições de saúde, preparamos um curso para recepcionistas. Afinal, esses profissionais são os primeiros que as pessoas veem quando chegam a uma clínica ou hospital. Confira os detalhes deste treinamento aqui.

Como funciona o endomarketing em instituições de saúde?

Vimos que uma boa estratégia de endomarketing começa por estimular os colaboradores a dar o seu melhor. Isso funciona porque rende benefícios reais para o público interno, nos aspectos individuais e coletivos. Estamos falando de encontrar meios de mantê-los sempre motivados, fazendo-os vestir a camisa da clínica.

Para isso, a gestão da clínica pode tomar iniciativas simples, como premiar os funcionários bem avaliados pelos pacientes. Todavia, uma dica importante para garantir a eficácia da estratégia é não deixar que essas premiações se tornem conhecidas entre as equipes, a fim de evitar conflitos.

Outras formas interessantes de trabalhar o endomarketing são as seguintes:

  1. faça reuniões de feedback, quando os colaboradores podem mostrar suas opiniões, sem julgamentos, sobre os processos diários;
  2. realize comemorações para os aniversariantes do mês e outros eventos de integração: momento para descontrair e melhorar a relação entre as pessoas;
  3. promova campanhas de cuidados: mesmo que sejam profissionais da saúde, lembre-os de cuidar da mente, realizar os exames preventivos e manter consultas periódicas;
  4. ofereça treinamentos para estimular o avanço na carreira;
  5. implante um plano de cargos e salários;
  6. trate todos os colaboradores com o mesmo respeito.

Aprenda ainda mais sobre o assunto na seguinte live que realizamos:

O que fazer para implementar?

Assim como o marketing voltado ao público externo, o endomarketing deve ser pensado e executado de acordo com o perfil das pessoas para quem se destina. Qual a faixa etária dos funcionários? Onde vivem? Como é a composição familiar deles? Do que falam em suas redes sociais?

Não existem atalhos: o primeiro passo para uma estratégia de sucesso é conhecer as pessoas. Nesta etapa, é indicado realizar uma pesquisa para que as ações sejam assertivas. Depois de mapear o público interno, é hora de comunicar o que se espera deles e mostrar as vantagens caso alinhem seus objetivos pessoais com os da clínica.

Uma ótima ferramenta para criar esse engajamento e promover ações de endomarketing são as redes sociais. Outro recurso que pode ajudar é a criação de grupos no WhatsApp ou em outras plataformas de mensagens, que permitem uma maior interação entre colaboradores e servem também para divulgar as ações.

Ouça ainda o nosso podcast: Liderança e cultura no setor da saúde

Estratégias de endomarketing na área da saúde

Amplie os seus conhecimentos

Como podemos perceber, quando utilizado com sabedoria e criatividade, o endomarketing é uma excelente maneira de aumentar a satisfação de funcionários e, consequentemente, de pacientes. Sendo assim, invista nessa estratégia e veja os benefícios que ela pode trazer para a sua instituição.

Na E-saúde, temos especialistas disponíveis para ajudar nessa missão. Então, convidamos a entrar em contato no caso de qualquer dúvida. Vamos conversar e verificar o que a sua equipe necessita.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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