Marketing de oportunidade: saiba o que é como utilizar na área da saúde

Marketing de oportunidade: saiba o que é como utilizar na área da saúde

Publicado em: 14/07/2023

Você tem um calendário na sua mesa para ficar de olho nas datas comemorativas? Está sempre por dentro do que é assunto nas redes sociais e outras mídias? Essas condutas são essenciais para o marketing de oportunidade.

Já ouviu falar sobre ele? Nada mais é do que utilizar o que está acontecendo no momento, desde um dia comemorativo, passando por épocas do ano e até um meme ou discussão que ficou em alta na Internet.

Enfim, aproveitar o que todo mundo está falando para associar ao seu negócio de saúde, seja você o gestor de uma clínica, laboratório, hospital ou sociedade de especialidade. Ficou com curiosidade para saber como isso pode atrair mais pacientes? É o que vamos falar neste material. Acompanhe a leitura!

Desvendando o marketing de oportunidade

Como você deve ter percebido pelo próprio nome, esse tipo de ação de marketing é, basicamente, aproveitar o que o “mundo externo” nos oferece para podermos produzir conteúdos. Exemplos clássicos são as campanhas que as marcas fazem no Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Páscoa, Dia dos Namorados e várias outras datas que movimentam o comércio.

É claro que, no marketing médico, não iremos vender algo, mas, sim, engajar os pacientes nos materiais produzidos com a finalidade de informar. Assim, ao invés de comercializar um produto no Natal, por exemplo, é possível preparar conteúdos sobre ceias mais saudáveis e substituições de alimentos que deixam a refeição com um melhor equilíbrio.

Não faltam ideias

O marketing de oportunidade é uma área em que as ideias nunca ficam escassas. Afinal, na saúde, não faltam datas comemorativas e notícias.

Mais um exemplo interessante que envolve tanto o aspecto digital quanto offline: o Dia Nacional da Diabetes. Você pode mandar e-mail com dicas sobre como controlar a glicose no sangue, além de oferecer atividades presenciais na sua clínica de informação com foco em prevenção, por exemplo.

São ações assim que fazem com que o paciente sempre se lembre da sua marca e, no momento que precisar de uma consulta, as chances de escolher você serão maiores. Uma ferramenta que ajuda muito é o Google Trends, que nos mostra a quantidade de pesquisas feitas no Google.

Dessa forma, podemos perceber no que as pessoas estão interessadas. Porém, antes de começar a investir nesses planos, tenha alguns cuidados.

O que fazer antes de trabalhar com o marketing de oportunidade

Como toda ação de marketing, usar o que está em voga no momento também requer determinadas precauções. Vamos mostrar quais são elas.

Conheça o seu público

Nada pode ser feito antes de você ter uma resposta clara sobre como são os seus pacientes. Eles estão em qual faixa etária? Quais são os principais problemas de saúde que apresentam? Qual a condição socioeconômica? Usam as redes sociais?

Tudo isso irá impactar nas oportunidades que podem ser pensadas, desde o tipo de ação (on-line ou offline), conteúdo (blog, vídeo, e-mail, posts nas redes sociais), identidade visual e linguagem (mais ou menos formal).

Não ter esses conhecimentos gera o risco de afastar um possível paciente, ao invés de atraí-lo. Um perigo é usar um meme que não é compreendido ou até mesmo encarado como ofensivo.

Ouça também o nosso podcast sobre estratégias no YouTube para atrair e fidelizar pacientes.

Esteja sempre de olho no que está acontecendo

É claro que a outra dica é ficar muito antenado em tudo o que está acontecendo no mundo, ou seja, nas tendências. Na saúde, é sempre bom ler as notícias e acompanhar os sites oficiais da área, como Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado.

Assim, você pode informar os seus pacientes sobre campanhas de vacinação, aumento de casos de alguma doença ou mudanças no tratamento de certas condições. O repasse de informações importantes promove a chance de você se tornar uma autoridade no seu ramo.

Marketing de oportunidade também é analisar a concorrência

Outro ponto essencial é analisar as ações dos seus concorrentes. Veja o que eles estão fazendo e busque também descobrir os resultados.

Você pode se inspirar ou decidir realizar algo completamente diferente. Uma dica é utilizar a plataforma do Semrush que, mesmo na versão gratuita, mostra os resultados digitais das empresas.

Leia também o nosso e-book: Marketing para a saúde – cases com resultados nunca vistos antes

Aproveite os eventos pessoais

Uma forma de humanizar o marketing médico é mostrar partes da vida pessoal do profissional, como o momento do café entre uma consulta e outra e uma foto em família. Essa estratégia também pode ser utilizada no marketing de oportunidade.

Por exemplo: ao viajar para a praia, aproveite para explicar sobre a proteção solar ou alergias a um fruto mar. O importante é colocar a criatividade para trabalhar e perceber que podem “nascer” conteúdos de várias situações.

Fique de olho nas personalidades da mídia

Você pode fazer muitos conteúdos interessantes e que engajam as pessoas ao comentar sobre as celebridades da mídia. Estamos falando de explicar alguma enfermidade que uma personalidade revelou que tem ou um procedimento feito.

Isso é bastante utilizado nos materiais de cirurgia plástica e dermatologia. Porém, tratamentos de várias outras áreas, como a oncologia, também podem ser abordados. 

Quer aprender mais sobre marketing de oportunidade?

Sabemos o quanto o marketing de oportunidade é um assunto fascinante. Por isso, realizamos uma live só sobre ele. Confira:

Veja também outros conteúdos interessantes sobre marketing médico em nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Spotify e LinkedIn.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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