Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

Compartilhar
Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 21/12/2022

O Business Model Canvas é uma ferramenta que, quando aplicada de forma correta, pode trazer diversos benefícios para a sua instituição de saúde. Se você ainda não sabe como utilizá-la, nesse artigo vamos dar um exemplo para clínica e outro para loja de equipamentos.

Ao entender mais sobre esse conceito e baixar o nosso modelo para preencher, você poderá:

  • Visualizar todo o seu negócio de forma rápida;
  • Analisar pontos que podem ser melhorados;
  • Identificar novas oportunidades;
  • Centralizar informações relevantes para os colaboradores e
  • Ter uma gestão mais eficiente.

Além disso, outro grande benefício de usar essa ferramenta é a sua flexibilidade. Isso quer dizer que, sempre que houver alguma mudança relevante, será fácil e simples para atualizá-la, sem a necessidade de reescrever diversas páginas ou passar horas atualizando um modelo.

Continue lendo para saber mais sobre o BMC e veja exemplos de Canvas na área da saúde.

O que é Business Model Canvas?

O BMC é uma ferramenta criada com o auxílio de diversos especialistas para incentivar a prototipação, a inovação e a criação colaborativa. Dessa forma, esse modelo permite a visualização de todos os pontos relevantes para um negócio, de forma rápida e simples.

Para implementar essa estratégia, é necessário preencher cada um dos campos, seguindo a ordem:

  • Segmento de clientes: fala sobre o tipo de público que a sua instituição de saúde atende;
  • Proposta de valor: relativo ao diferencial da sua empresa no mercado;
  • Canais: lista com todos os canais de comunicação entre o negócio e os seus pacientes;
  • Relacionamento com o cliente: detalha o tipo de relação que a empresa tem com os seus pacientes, se é mais próximo, mais afastado, etc;
  • Fontes de receita: avaliação do impacto de cada serviço oferecido no orçamento;
  • Recursos principais: listagem de recursos relevantes para o funcionamento;
  • Atividades-chave: detalhamento das ações que são tomadas e impactam no atendimento, diagnóstico ou tratamento dos pacientes;
  • Parcerias principais: centraliza todos os aliados do seu negócio e
  • Estrutura de custos: fala sobre os custos que impactam no lucro.

Vale ressaltar que essa descrição está bem resumida. Se você ainda não as domina, recomendamos a leitura do nosso outro conteúdo sobre o BMC. Clique aqui e confira!

Business Model Canvas: exemplo para o seu negócio

Para auxiliar você a implementar essa ferramenta, criamos alguns exemplos de Canvas com instituições de saúde fictícias. Reforçamos que as informações serão mais simples e diretas ao ponto, focando primeiramente no entendimento de cada campo.

Confira!

Clínica de cardiologia

O primeiro exemplo de Canvas será de uma clínica focada em cardiologia, que realiza exames, pequenos procedimentos e consultas — apenas dentro dessa especialidade. Confira:

Business Model Canvas: exemplo Clínica de Cardiologia

Loja de equipamentos médicos

Os negócios ligados à saúde não se limitam apenas a hospitais, clínicas e laboratórios. Há diversas empresas que trabalham nesse segmento como, por exemplo, instituições que realizam a comercialização de produtos médicos, seja para um tratamento específico ou para serem utilizados no dia a dia

Confira esse outro exemplo de Canvas, que traz uma empresa que vende produtos diretamente para outras clínicas e laboratórios.

Business Model Canvas: exemplo Loja de equipamentos médicos

Faça o seu próprio Business Model Canvas!

Agora que você já conferiu esses exemplos de Canvas, chegou a sua hora de implementar essa ferramenta. Para auxiliar, nós desenvolvemos um modelo totalmente gratuito para preenchimento!

BAIXE AGORA o Modelo Canvas de forma gratuita!

Curtiu esse artigo? Então aproveite para seguir a e-Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro dos materiais exclusivos!

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato