Apenas criar um site para divulgar sua clínica ou hospital não é suficiente. É preciso investir em SEO em saúde, ou seja, técnicas para fazer com que sua página seja encontrada pelos possíveis futuros clientes.
Tratam-se de várias estratégias para ranquear a página no Google. Isso significa estruturar o site para o link seja mostrado nos primeiros resultados de busca.
Quer entender mais? Preparamos este material para explicar em detalhes o que é SEO em saúde e dicas para aplicá-lo com assertividade.
Índice
O que é SEO?
O termo SEO é derivado do inglês Search Engine Optimization e, em tradução literal, significa “otimização para buscadores”. Por meio dessa técnica, é possível melhorar o posicionamento dos conteúdos criados e aumentar as visitas orgânicas.
O SEO em saúde é essencial para a metodologia Inbound Marketing, que foca em fazer o paciente chegar até sua empresa por meio da criação de conteúdos exclusivos e relevantes para o público-alvo.
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Entendendo o SEO em saúde
O SEO em saúde se baseia em costumes e hábitos que as pessoas têm na hora de buscar por uma clínica na sua região ou com a procura por mais informações sobre sintomas, doenças, exames e tratamentos.
No primeiro caso, é comum que todos nós façamos uma pesquisa no Google com os termos relevantes relacionados ao serviço de saúde. Para você entender melhor a situação, vamos supor que um homem precisa consultar um urologista em sua cidade e não conhece nenhuma clínica com essa especialidade.
Provavelmente, ele irá em um buscador, como o Google, e pesquisará “urologista em Florianópolis”. A partir dos resultados, saberá quais são os profissionais que oferecem esse serviço perto de casa e optará por um deles.
Outra possibilidade é essa pessoa buscar por tratamentos e diagnósticos para sua condição de saúde na web. Quando pesquisar por “dor ao urinar”, “tratamento para dor ao urinar” ou “infecção urinária”, por exemplo, o Google fornecerá uma lista de sites com informações sobre o assunto.
Em ambos os casos, os buscadores devem sugerir à pessoa os sites mais relevantes, confiáveis e úteis para a pesquisa realizada. Para isso, utilizam uma tecnologia que “vasculha” as páginas na internet.
De acordo com critérios que os ajudam a classificar as melhores, os buscadores definem o ranking e hierarquizam todos os sites e resultados de busca para cada termo pesquisado.
As sugestões que constam nas primeiras posições, em geral, são os anúncios (no Google você pode ver uma etiqueta em amarelo ao lado da descrição da página que os identifica).
Logo em seguida estão os resultados orgânicos.
Considerando estas duas opções: qual é mais importante, demonstra mais credibilidade e é mais barata? Obviamente, aparecer nos orgânicos, mas isso leva tempo e exige um trabalho estruturado.
Vale ressaltar ainda que cerca de 75% dos cliques que ocorrem no Google são para os três primeiros links, segundo um levantamento da empresa Backlinko. Por isso, ter atenção ao SEO em Saúde é importante para qualquer estratégia de marketing digital.
Quais são as principais técnicas de SEO em saúde?
Posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas é praticamente uma ciência. Exige uma série de ajustes técnicos. Antes, porém, requer um estudo e detalhamento de quem é o seu paciente ou público-alvo. Saber com quem você quer se comunicar potencializa a utilização das técnicas de otimização para buscadores.
A partir desse passo, deve-se colocar em prática as técnicas de SEO em saúde, como:
Definição das palavras-chave
Palavras-chave são os termos utilizados pelas pessoas para fazer as buscas na internet, como o exemplo mencionado antes, de “urologista em Florianópolis”.
Então, você deve saber o que seus potenciais pacientes estão procurando. Pense nas palavras-chave que eles podem usar para encontrar sua clínica e quais são as perguntas mais comuns que fazem.
O ideal é listar esses termos para conseguir defini-los em cada etapa da jornada do paciente: ele está avaliando sintomas, buscando já um tratamento, ou querendo marcar uma consulta?
É importante ressaltar que muitas palavras-chave podem ser levantadas de cabeça, mas não quer dizer que elas sejam a melhor opção para sua clínica, uma vez que são “achismos”.
Também é necessário encontrar termos que sejam relevantes e tenham baixa competitividade. Uma boa forma de fazer isso é por meio de ferramentas que sugerem palavras-chave e analisam o nível de competição, como é o caso do Ubersuggest e do Semrush.
Entenda mais em nosso programa de podcast: seu site, seu negócio – dominando a otimização e a segurança online
Organize seu site
Ter um site bonito, moderno, organizado e responsivo, com uma identidade visual adequada, é indispensável para o SEO em saúde. Por isso, veja como suas páginas podem ser melhoradas, evite excesso de texto nas partes iniciais e crie um design que realmente seja convidativo e atrativo.
Uma boa ideia é criar uma página para trazer mais informações sobre os profissionais que trabalham na sua clínica. Insira fotos deles e detalhes sobre suas formações para mostrar a boa reputação para os visitantes.
Crie conteúdos para seu SEO em saúde
Uma das estratégias mais relevantes para o posicionamento do seu site nos buscadores é desenvolver um blog, postando conteúdos com base nas palavras-chave e nos temas que você selecionou.
Escreva artigos detalhados sobre doenças, dicas de prevenção, tratamentos, rotinas saudáveis, exames e, até mesmo, sobre como é uma consulta com um especialista da clínica.
O importante é você entender o que o seu paciente quer saber, a fim de criar materiais que sejam relevantes para ele. Por isso, nada de escrever com termos médicos e complicados! Explique de forma simples para que todos possam entender.
Não se esqueça de sempre seguir à risca as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre publicidade médica.
Otimize as páginas
Essa dica de SEO em saúde vale tanto para as páginas regulares do site quanto para os conteúdos postados no blog. Para realizar os ajustes técnicos das suas páginas, você precisará:
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- adicionar a palavra-chave ao URL e page title;
- inserir o termo ao body, headers e image alt-text;
- acrescentar a palavra-chave à meta description;
- colocar links relevantes na sua página, tanto para o próprio site quanto para outros domínios;
- otimizar seu website para dispositivos móveis (site responsivo).
Não se esqueça dos aspectos técnicos
O SEO em Saúde também envolve fatores técnicos para que o site seja bem interpretado e indexado pelos motores de busca.
Um dos aspectos mais importantes é a velocidade de carregamento da página. O Google utiliza métricas como os Core Web Vitals para avaliar a qualidade da experiência do usuário.
Sites lentos tendem a perder posições nos rankings, além de aumentarem a taxa de rejeição. Para otimizar esse fator, é essencial reduzir o tamanho das imagens, utilizar um serviço de CDN, além de arquivos CSS e JavaScript.
A segurança do site também é um critério relevante para o ranqueamento. O uso do protocolo HTTPS, por meio de um certificado SSL, é indispensável para proteger dados e transmitir credibilidade aos usuários.
Por fim, a estrutura das URLs deve ser amigável e otimizada para SEO. Links curtos, descritivos e que contenham palavras-chave relevantes são mais bem interpretados pelos motores de busca e facilitam a navegação para os usuários.
Aproveite as novidades do Google
O Google está com uma novidade quando o assunto é SEO: agora, a plataforma também mostra conteúdos das redes sociais (especialmente Reels do Instagram, shorts do Youtube e TikTok) no ranqueamento dos conteúdos.
A mudança reflete a crescente preferência dos usuários por conteúdos rápidos e dinâmicos. Portanto, não deixe essa oportunidade passar e aprimore suas estratégias de SEO em saúde.
Para que um vídeo curto tenha maior alcance orgânico e seja indexado pelo Google, alguns fatores são determinantes:
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- uso estratégico de palavras-chave: assim como em blogs e sites, vídeos precisam ter títulos, descrições e hashtags otimizadas;
- nome do arquivo e metadados: ao fazer o upload de um vídeo, é importante que o nome do arquivo contenha termos estratégicos. No YouTube, é possível adicionar tags e descrições detalhadas que ajudam o Google a entender o contexto do conteúdo;
- legendas e transcrição: o Google valoriza vídeos acessíveis e adicionar legendas melhora tanto o SEO, quanto a experiência do usuário. Além disso, transcrever o conteúdo na legenda ou na descrição pode ajudar no ranqueamento, pois aumenta a densidade de palavras-chave;
- engajamento e retenção: vídeos que geram mais interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) têm maior probabilidade de serem destacados pelo Google. O tempo de retenção também é um fator importante, pois quanto mais tempo um usuário assiste ao vídeo, melhor ele é avaliado pelo algoritmo;
- miniaturas atrativas: o thumbnail (capa do vídeo) pode influenciar o CTR (taxa de cliques). Uma imagem chamativa, combinada com um título otimizado, pode aumentar a taxa de engajamento e melhorar o desempenho do vídeo nas buscas;
- links e incorporação do vídeo em sites: quando um vídeo é incorporado em blogs ou páginas com autoridade, suas chances de ranqueamento aumentam. Por isso, compartilhar o conteúdo em diversas plataformas e usar backlinks pode fortalecer a indexação.
Leia também: dicas para utilizar Reels ou TikTok em sua estratégia de marketing
Promova e divulgue
Uma vez que você criou e otimizou seu site ou um conteúdo, não esqueça de promovê-lo. Para isso, você pode usar as redes sociais da clínica, encaminhar um e-mail para os seus pacientes atuais e antigos e, claro, enviar para seus amigos e familiares.
Quanto mais pessoas virem, compartilharem e interagirem, mais popular o seu site se tornará. Como consequência, haverá maior credibilidade nos buscadores, o que aumenta as chances dos seus conteúdos aparecerem nas primeiras posições do Google.
Ainda há outras ações que são recomendadas para SEO em saúde, como cadastro do site em diretórios médicos e no Google Meu Negócio.
Precisa de ajuda para implementar SEO em saúde?
Você percebeu que são vários os detalhes que fazem parte do SEO em saúde, alguns são bastante técnicos. Por isso, caso precise de ajuda, saiba que o time de especialistas da E-Saúde está à disposição.
Somos uma agência de marketing focada em instituições de saúde e construimos uma ampla experiência na criação de sites e conteúdos otimizados.
Veja alguns cases de sucesso para conhecer o nosso trabalho e entre em contato conosco para conversar com um de nossos consultores. Juntos, podemos aumentar suas visitas orgânicas e tornar sua clínica uma referência.