Social media para instituições de saúde: tudo que você precisa saber!

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Social media para instituições de saúde: tudo que você precisa saber!

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 19/09/2022

Traçar uma estratégia de social media para instituições de saúde não é uma tarefa simples, inclusive, são tantas questões que precisam ser consideradas que é comum ficar confuso sobre o primeiro passo que deve ser tomado. Mas isso não quer dizer que a sua clínica, hospital ou laboratório não precisa estar nas redes sociais, pelo contrário.

Cada vez mais as pessoas estão utilizando esses canais para buscar informações e se relacionar com as marcas que se interessam. E isso também vale para as empresas que atuam na área de saúde.

E os motivos para estar nesses canais não acaba por aí. Por meio deles, é possível conquistar novos pacientes, aumentar a autoridade no mercado e muito mais.

Continue lendo para saber mais sobre estratégias de social media focadas em instituições de saúde e tire todas as suas dúvidas sobre esse tema.

Por que estar nas redes sociais?

Como já falado, existem muitos motivos para se criar uma estratégia de social media para instituições de saúde. Entre os principais benefícios estão o aumento da reputação do negócio, assim como a possibilidade de conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais.

Isso se dá porque esses canais são populares e muito utilizados pelos brasileiros, independentemente da faixa etária ou da classe social. Aderindo a eles, é possível gerar novas oportunidades para se conectar verdadeiramente com o seu público-alvo. E essa oportunidade é ainda maior para as empresas que trabalham no segmento da saúde, como é o caso das clínicas, laboratórios e hospitais.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipso MORI mostra que 86% dos brasileiros procuram informações sobre doenças, tratamentos e outros temas relevantes nas redes sociais!

Além disso, de acordo com a Hootsuite e WeAreSocial, 82% dos brasileiros seguem ao menos uma marca nas redes sociais. Desses, 47% afirmaram que veem com frequência as publicações da página.

Veja mais estatísticas sobre redes sociais aqui!

Dessa forma, ter uma estratégia de social media para clínicas, laboratórios ou hospitais é uma ótima forma de aumentar os resultados.

Quais redes sociais são as melhores?

Responder quais são as melhores redes sociais para a sua estratégia de social media para instituições de saúde é um pouco difícil sem conhecermos a sua empresa profundamente, os seus serviços, a sua forma de trabalhar e, claro, os seus objetivos.

A verdade é que não existe um canal que seja melhor do que o outro, há apenas os que são mais indicados para o seu público-alvo. Mas para ajudar você a escolher, selecionamos as principais redes e suas características. Confira.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente aqui no Brasil. Ainda de acordo com a Hootsuite e WeAreSocial, há mais de 116 milhões de brasileiros nessa ferramenta.

Vale ressaltar que, até 2021, ela era a mais acessada do nosso país. Em 2022, esse título foi perdido para o Instagram.

Lá é possível:

  • publicar conteúdos textuais, fotos e vídeos;

  • participar de grupos da região e

  • criar grupos para o seu público-alvo.

Instagram

O Instagram é, sem dúvida, a rede social mais conhecida atualmente. No total, há mais de 122 milhões de usuários aqui do Brasil.

Uma questão relevante é que nesse canal não é possível publicar apenas conteúdos textuais, sempre é necessário ter, ao menos, uma foto ou vídeo, sendo que esse segundo tipo de conteúdo está cada vez mais valorizado dentro da rede, o que aumenta as chances de um seguidor realmente consumir o seu conteúdo.

Dê play na nossa live abaixo para saber mais sobre como o vídeo impacta no algoritmo das redes sociais.

Quer saber mais? Então leia: Como fazer uma estratégia no Instagram para clínica médica?

E se você ainda não tem uma conta nessa plataforma e não faz ideia de como criar uma, veja nossas dicas no artigo Instagram para laboratórios: como utilizar as redes sociais no marketing.

LinkedIn

O LinkedIn é, muitas vezes, deixado de lado na estratégia de social media para instituições de saúde, mas isso é um grande erro! Essa ferramenta tem um caráter mais corporativo, mas, mesmo assim, pode trazer ótimos resultados para as empresas desse segmento.

Para isso, deve-se focar em conteúdos mais formais, institucionais e voltados para outros negócios. Se você conta com um plano especial para empresas, por exemplo, pode divulgar nesse canal para encontrar novos parceiros.

YouTube

Você sabia que o YouTube é o site mais acessado do Brasil? Esse dado, do Semrush, mostra como essa rede social pode ser uma ótima aliada na sua estratégia, desde que você saiba como a utilizar corretamente.

Além de todas as citadas acima, ainda há outras duas que se destacam: o Twitter, que não é muito utilizado por clínicas devido ao caráter mais de entretenimento, e o TikTok que conta com 4,72 milhões de brasileiros, de acordo com a Statista.

Dessa forma, deve-se explorar todas as ferramentas, identificar qual (ou quais) mais combina com a sua estratégia de social media para laboratórios ou instituições de saúde e começar a criação de conteúdo.

Uma dica valiosa que podemos dar é: evite criar perfis em todas as redes e deixar elas desatualizadas! Mais vale estar em apenas um canal e mantê-lo bem atualizado do que ter vários e nunca publicar nada.

Dificuldade para escolher qual o melhor canal? Saiba mais sobre cada um deles.

Dicas para criar uma estratégia de social media para instituições de saúde

Com a  rede social escolhida, é hora de continuar a criar a estratégia de social media para hospitais, clínicas ou laboratórios mais adequada para o seu público e para a rede. Sabemos que isso é um grande passo, por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar.

Saiba quem é o seu público

Essa etapa faz parte de qualquer estratégia de marketing. Isso porque, para que você consiga se comunicar bem com os seus pacientes, precisa saber exatamente quem eles são.

Uma forma de entender melhor isso é pensando na forma que você atende os seus pacientes. Você fala da mesma forma com um senhor de 60 anos e com um adolescente? Provavelmente não. Inclusive, é possível que fale mais com os pais desse adolescente que propriamente com ele para discutir o tratamento.

Por mais que o conteúdo transmitido possa ser o mesmo, há algumas variações de palavras, termos e até mesmo de piadinhas que caem melhor com um público do que com o outro.

Para que você conheça de verdade o seu público, recomendamos dar uma boa olhada nos pacientes dos últimos meses e buscar por semelhanças, como gênero, idade e classe social.

A partir disso, você poderá traçar a sua persona, um personagem fictício que representa o seu paciente ideal. Saiba mais sobre esse conceito no nosso blog.

Crie conteúdos relevantes

Os conteúdos são a parte central da estratégia de social media para instituições de saúde. Isso quer dizer que você precisa criar publicações que realmente sejam interessantes para os seus seguidores.

Saiba mais sobre a importância dos conteúdos no nosso vídeo abaixo.

Lembra que falamos lá em cima que a maior parte dos brasileiros procura informações sobre a saúde nesses canais? A sua clínica, laboratório ou hospital precisa estar entre as opções que disponibilizam conteúdos e respostas para as perguntas que as pessoas desejam saber.

Para isso, é possível falar mais sobre:

  • doenças;

  • sintomas;

  • tratamentos;

  • exames;

  • informações sobre especializações;

  • dicas para uma vida saudável e

  • sua instituição.

Veja mais dicas para criar uma estratégia aqui.

Domine cada rede social

Outra dica valiosa é dominar e entender todos os recursos disponíveis em cada rede social. Isso permitirá que os seus conteúdos sejam mais valiosos e interativos, e que o seu público veja sua página como uma referência na área.

No Instagram, por exemplo, recomendamos:

  • configurar a sua página corretamente;

  • conectar a rede a outros canais digitais;

  • usar hashtags;

  • usar as ferramentas dos stories e

  • produzir vídeos relevantes.

Veja nossas dicas para Instagram aqui!

Além disso, também é importante focar na otimização dos posts, o que é feito por meio do SEO. Para isso, é preciso configurar a página com as palavras-chave corretas, ter hashtags personalizadas e utilizar elementos visuais de qualidade. Saiba mais sobre SEO para Instagram no nosso artigo.

Tenha um bom atendimento

É impossível falar sobre estratégia de social media para saúde, seja uma clínica, um laboratório ou um hospital, e não mencionar a importância do atendimento ao paciente nos comentários e no chat.

Sempre que alguém enviar uma dúvida, perguntar algo sobre a sua instituição ou mandar uma mensagem para engajar, responda com educação e, de preferência, de forma rápida.

E esse cuidado com as respostas é ainda mais importante quando se está tratando com uma reclamação ou com um feedback negativo! Sabemos que lidar com pacientes insatisfeitos não é algo fácil, mas com calma você conseguirá fazer isso e, quem sabe, até reconquistará eles.

Leia mais: Como lidar com pacientes insatisfeitos nas redes sociais?

Não descumpra nenhuma norma do Conselho Federal de Medicina

A nossa última dica para sua estratégia de social media em instituições de saúde é: cuide para não descumprir nenhuma regra do Conselho Federal de Medicina, o CFM. Essa autarquia federal conta com diversas orientações para garantir que todas as publicações dos profissionais de saúde sejam éticas.

Nós reunimos todas as informações que você precisa saber antes de postar nas redes sociais. Clique aqui e acesse o nosso post no Instagram.

Para auxiliar você a entender melhor, podemos dar um exemplo. Uma clínica médica, por exemplo, não deve:

  • publicar informações sensacionalistas;

  • compartilhar fotos de antes e depois;

  • garantir qualquer resultado;

  • utilizar expressões como “o melhor”;

  • divulgar especialidades que não são reconhecidas pelo CFM, e

  • mostrar preços de procedimentos ou consultas.

Gostou desse artigo sobre estratégia de social media para instituições de saúde? Então confira mais conteúdos desse tipo no nosso Facebook e Instagram. E caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema, basta entrar em contato para falar com um de nossos especialistas.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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