Tudo sobre busca orgânica e posicionamento no Google

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Tudo sobre busca orgânica e posicionamento no Google

Atualizado em: 26/05/2023 | Publicado em: 05/05/2023

Se você deseja ter mais resultados com os artigos publicados no blog da sua instituição de saúde, é necessário entender mais sobre o funcionamento da busca orgânica. Esse termo é utilizado para se referir às pesquisas feitas no Google, que resultam em uma lista com diversos conteúdos.

Ao saber quais são os fatores que influenciam na ordem dessa listagem, é possível fazer pequenas mudanças para melhorar o seu posicionamento no Google e conquistar mais visitas. De acordo com a ProtoFuse, empresa especializada em criação de sites, 90% de todos os cliques ocorrem nos resultados orgânicos. Além disso, menos de 10% das pessoas vão para a segunda página de resultados e menos de 5% para a terceira.

Ainda segundo a ProtoFuse, o primeiro site recebe cerca de 33% de todos os cliques. Tudo isso mostra a importância do seu artigo ficar na primeira página do Google. Continue lendo para saber mais sobre busca orgânica e entender como fazer isso.

Como o Google organiza os resultados de uma busca orgânica?

Para entender mais sobre a busca orgânica atual, precisamos falar um pouco sobre os mecanismos de busca antigamente. Quando a internet ainda era uma novidade, os sites de pesquisa, como o Bing, por exemplo, listavam seus resultados a partir da quantidade de repetição do termo usado.

Isso quer dizer que se você pesquisasse “dor de cabeça”, havia grandes chances de abrir o primeiro resultado e ter esse termo repetido inúmeras vezes, sem haver nenhum conteúdo realmente na página. Claro que isso oferecia uma péssima experiência para os internautas, o que fez com que dois jovens universitários, chamados Larry Page e Sergey Brin, criassem um site que considerasse outros fatores para fazer essa listagem, como a quantidade de links confiáveis.

Foi assim que o Google surgiu e dominou o mercado em pouquíssimo tempo. Com o passar dos anos, os critérios utilizados evoluíram ainda mais e atualmente é considerado:

  • tempo e reputação do domínio;
  • experiência oferecida na página;
  • agilidade no carregamento;
  • quantidade de anúncios nas páginas;
  • links confiáveis nos conteúdos;
  • linkagens externas para o site em questão e
  • criação de conteúdo otimizado de forma frequente.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos mais de 100 critérios utilizados pelo Google. Além desses fatores, esse buscador ainda conta com algumas especificidades para instituições de saúde ou bancárias. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.

Como melhorar o posicionamento na busca orgânica?

Para melhorar o posicionamento do seu site em uma busca orgânica, é necessário otimizar ao máximo todos os critérios que são considerados pelo algoritmo. Por mais que esse conselho seja perfeito na teoria, na prática, sabemos que nem sempre é possível.

Por isso, um jeito mais prático de chegar aos primeiros resultados do Google é por meio da produção de conteúdos relevantes e de qualidade. Confira nossas dicas para fazer isso.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing. Isso se dá porque apenas dessa forma é possível entender quais são suas necessidades, seus interesses e sua forma de se comunicar.

Por mais que todo conteúdo médico exija uma certa seriedade, que lida com temas sensíveis, algumas empresas optam por ter uma comunicação mais próxima e amigável, já outras são mais distantes e sérias. Nenhuma está certa ou errada, isso depende diretamente das pessoas com as quais você deseja se conectar.

Saiba mais em: O que é persona e como definir uma para minha clínica?

Crie conteúdos otimizados

Sabendo quais são as dúvidas dos seus pacientes e qual linguagem usar, é hora de produzir conteúdos de qualidade. Mas o que exatamente isso significa? Nós vamos explicar.

Um texto de qualidade é aquele que realmente responde às dúvidas dos seguidores, que explica em termos simples de entender e que traz todas as informações relevantes. Se você vai criar um artigo sobre câncer de pulmão, por exemplo, pode inserir:

  • possíveis causas;
  • sintomas;
  • formas de diagnóstico;
  • tratamento e
  • vida após o diagnóstico.

Dessa forma, as chances do seu visitante encontrar tudo que procura no seu artigo aumenta significativamente. Mas não basta apenas fazer isso! Para que o seu público encontre o seu artigo, você precisa otimizar o conteúdo usando palavras-chave com alto volume de busca e baixa dificuldade. Isso deve ser feito tanto no título, quanto na meta-descrição e algumas vezes ao longo do texto.

Para saber mais sobre SEO e busca orgânica, veja a nossa live completa sobre o tema com nossa Líder de Projetos, Bárbara Menna e Luiza Costa, especialista em conteúdo.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco e converse com um especialista em inbound marketing.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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