Como qualificar a presença digital e atrair mais pacientes?

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Como qualificar a presença digital e atrair mais pacientes?

Atualizado em: 26/05/2023 | Publicado em: 05/05/2023

Na atualidade, ter uma presença digital é de extrema importância para todos os tipos de negócios, inclusive para as instituições de saúde. Ao estar nos canais certos, você consegue conquistar novos pacientes e ainda fidelizar os seus atuais.

Mas isso não quer dizer que você precisa estar em todos os canais possíveis! É preciso ter uma estratégia por trás de todas as decisões tomadas para ter uma comunicação realmente eficiente e focada no seu público-alvo.

Para auxiliar instituições de saúde no seu posicionamento na internet, criamos este artigo. Nele, você verá como qualificar a sua presença digital para atrair mais pacientes e fortalecer a sua reputação no mercado. Continue lendo e confira.

Como qualificar a presença digital de um negócio?

É fácil ter uma presença digital atualmente, mas é difícil garantir qualidade em todas as publicações para realmente se conectar com o seu público.

Muitos gestores pensam que ao ter uma conta no Instagram com uma bio atualizada, o seu papel está feito e milhares de pessoas irão se interessar na sua clínica. O mesmo pensamento pode ocorrer com sites, achando que basta ter uma página bonita para conquistar mais pacientes.

Esse pensamento está totalmente errado, já que estar nos canais digitais já não é mais um diferencial, é uma necessidade de todos os negócios. E para se destacar, é preciso ir além e usar as estratégias corretas para qualificar a presença nesse meio.

Confira alguns critérios que auxiliam nessa qualificação e veja nossas dicas para aumentar sua relevância no mundo digital.

Produção de conteúdo

Segundo uma pesquisa realizada pelo Minha Vida, empresa especializada em saúde, 94% dos brasileiros procuram informações sobre a sua saúde na internet. Isso quer dizer que criar conteúdos sobre a sua área de atuação é uma ótima forma de chamar atenção e fazer com que novas pessoas conheçam a sua instituição de saúde.

Se você tem uma clínica oftalmológica, pode criar publicações sobre:

  • principais doenças oculares;
  • sintomas que exigem atenção;
  • formas de tratamento existentes;
  • preparações para exames e
  • procedimentos recomendados para cada caso.

Isso pode ser feito tanto nas redes sociais quanto no blog institucional. Outro canal que também é importante para a presença digital é o Google Meu Negócio, que cria um perfil no próprio Google com as principais informações relevantes.

Vale ressaltar que em todos os canais você precisa focar em uma linguagem acessível para que o leitor realmente encontre e entenda o que ele está procurando. Uma boa ideia é escrever como se você estivesse conversando com um paciente, dando exemplos e deixando tudo bem claro.

No início, você pode ter dificuldades para se comunicar por escrito, mas, assim como tudo, a prática leva a perfeição. Escreva algo, peça para alguém leigo ler e revisar, depois busque formas de melhorar constantemente.

Leia também: Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo em saúde?

Consistência nas publicações

Impossível falar de presença digital e produção de conteúdo sem mencionar a importância da consistência nas publicações. Sabemos que no meio de uma rotina agitada pode ser difícil separar tempo para criar um post na rede social ou para a criação de um artigo com mais de 500 palavras, por exemplo.

Apesar disso, ter publicações constantes é extremamente importante para a presença digital. Pense que você está procurando uma empresa para comprar algo e entra no perfil e a última publicação foi há 2 anos, por exemplo. Você possivelmente terá uma visão desatualizada do perfil, aumentando as chances de procurar outra marca para continuar a jornada de compra, não é?

E esse não é o único motivo para publicar constantemente nos canais virtuais. As redes sociais valorizam mais as páginas que são atualizadas com mais frequência, aumentando as chances das suas publicações serem vistas pelos seus seguidores. Isso também acontece com blogs, já que o Google entende que domínios que publicam artigos frequentemente são mais relevantes.

Entenda mais em: SEO: saiba como melhorar o posicionamento do seu site no Google

Se você deseja saber mais sobre qualificar a sua presença digital, veja a nossa live completa sobre o tema com nossa CEO Bruna Baumgarten e nossa Líder de Projetos Bárbara Menna.

Lembre-se sempre que investir em presença digital é uma ótima forma de conquistar novos pacientes, aumentar a reputação da sua instituição e ainda contribuir para a saúde do seu público.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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