Marketing para clínica médica: 8 razões para escolher a E-saúde

Compartilhar
Marketing para clínica médica: 8 razões para escolher a E-saúde

Atualizado em: 19/12/2023 | Publicado em: 10/12/2023

Escolher uma agência de marketing para clínica médica é um passo extremamente importante no intuito de alavancar negócios e carreiras na área da saúde. Afinal, para atrair pacientes, fidelizá-los ou fortalecer a imagem da instituição, por exemplo, é necessário investir em marketing digital.

Estamos falando da presença no mundo virtual, pois, de acordo com um levantamento feito pela consultoria Minuto Saudável, cerca de 94% dos usuários de Internet no Brasil buscam informações sobre saúde na rede. Então, não é mais possível ficar fora desse ambiente!

Todavia, o trabalho desse ramo do marketing não é algo simples. Para ter bons resultados, é preciso dedicação constante e nem sempre isso cabe na rotina corrida dos profissionais de saúde.

Ainda bem que existem especialistas que oferecem esses serviços! A E-saúde, por exemplo, é uma agência especializada em marketing para a área da saúde, obcecada por resultados e pelo sucesso dos seus clientes. Aqui, são desenvolvidas estratégias éticas e eficazes de marketing para clínicas, hospitais, laboratórios e outras organizações do segmento.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a evoluir e superar suas expectativas de negócio? Continue lendo este artigo e se surpreenda!

8 estratégias fundamentais de marketing para clínica médica

Uma das essências da equipe da E-saúde é fazer sempre o melhor. Isso significa ir além dos recursos que entregam oportunidades de negócio para a sua empresa: também é cuidar das pessoas por meio da difusão especializada de conhecimento.

Portanto, conheça as nossas principais estratégias de marketing para clínica médica e como elas ajudam a alavancar o seu negócio!

  1. Criação de identidade visual

A E-saúde conhece bem o mundo competitivo que envolve a medicina. Neste sentido, sabemos que o sucesso dos nossos clientes não depende apenas da prestação de um bom serviço.

Para se destacar, as clínicas médicas devem investir em uma identidade visual que transmita corretamente seus valores e diferenciais.

A principal função dessa estratégia é definir visualmente o perfil de uma empresa para que, através da marca, sejam transmitidas as qualidades do estabelecimento, além de ser algo “fixado” na mente dos pacientes.

O passo inicial da criação dessa identidade é o logotipo, que irá representar a clínica em elementos como:

  • receituário;
  • cartões de visita;
  • sinalização da clínica;
  • uniformes;
  • assinatura de e-mail;
  • conceito do website.

O estudo para o desenvolvimento desta identidade avalia símbolos, cores e tipografias que são coerentes com os valores da clínica e irão transmitir a mensagem que se deseja passar. Enfim, uma análise aprofundada para representar em imagens o cuidado que a instituição oferece.

  1. Implementação do Inbound Marketing

Talvez você já tenha ouvido falar nessa expressão: inbound marketing. Trata-se de um dos preceitos que regem as estratégias da E-saúde, sendo que o termo representa uma ruptura na forma como o marketing vem sendo trabalhado nas últimas décadas.

A metodologia baseia-se em quatro etapas de relacionamento: atração, conversão, fechamento e encantamento. Enfim, o objetivo principal é conquistar pacientes e fidelizá-los, por meio de estratégias que mostram o cuidado que a clínica médica oferece aos seus pacientes, mesmo que por meio dos conteúdos multimídia no mundo virtual.

Para isso, o inbound marketing utiliza como ferramentas:

  • SEO (otimização do seu site para os buscadores, como o Google);
  • blog (área de conteúdo relevante);
  • materiais ricos para download (e-books, vídeos, whitepapers etc).

Você pode aprender ainda mais sobre o assunto com o curso de Inbound Marketing em Saúde que oferecemos. Confira aqui.

  1. Criação de sites especializados em saúde

Ter um site é imprescindível para garantir o sucesso do marketing para clínica médica, pois é por meio da página que você poderá descrever os detalhes dos serviços oferecidos e mostrar as qualidades da sua instituição de saúde, além de ser a ferramenta básica para o investimento em anúncios no Google.

A E-saúde integra a criação dos sites de seus clientes com as demais estratégias, a partir de um estudo prévio do seu público-alvo, uma vez que é  preciso chamar a atenção dessas pessoas, desvendando os seus interesses e entendendo o que precisa ser comunicado para estimular a interação.

Neste ponto entra, também, o e-mail marketing, uma das formas mais eficientes de manter o contato com os pacientes.

  1. Apresentação de métricas é parte do marketing para clínicas médicas

Na E-saúde, o relatório com as estatísticas do marketing e a mensuração de resultados é apresentado aos clientes mensalmente.

Neste documento, consta a análise de todos os detalhes da estratégia pensada para a clínica médica. Cada um recebe indicadores personalizados, pensados de acordo com seus objetivos. Dentre os aspectos analisados, alguns são sempre citados:

  • número de visitas ao site;
  • origem dessas visitas;
  • número de seguidores, fãs e nível de engajamento nas redes sociais;
  • número de contatos e a origem destes contatos;
  • resultados da pesquisa de satisfação feita com os pacientes.

Com tais análises, é possível identificar os pontos de melhoria, o que deve ser mantido ou alterado. Assim, evitamos ações que podem prejudicar a obtenção de bons resultados.

Leia também: Resultados do marketing digital – o que muda com o Google Analytics 4

  1. Treinamento de recepcionistas

Você já parou para pensar na importância das recepcionistas para a sua instituição? Muito mais do que apenas agendar consultas e realizar telefonemas, a equipe da recepção desempenha um importante papel para garantir que a experiência do paciente seja positiva e proveitosa.

Para oferecer um atendimento de qualidade, que envolve humanização, empatia, cordialidade e outras características fundamentais aos profissionais da área, a E-Saúde oferece cursos e treinamentos para recepcionistas.

Os colaboradores da clínica médica aprendem a colocar o paciente no centro do atendimento, tratando-o com ética, individualidade e total atenção, de acordo com suas características e necessidades pessoais. Com isso, a equipe da recepção passa a atuar como um importante elo para a fidelização e, consequentemente, ajuda a melhorar os resultados do negócio.

  1. Produção de vídeos

Em um mundo cada vez mais visual, apostar na produção de vídeos como uma estratégia de marketing para clínica médica pode ser um grande diferencial para sua instituição. Estes materiais funcionam como importantes ferramentas para levar informações úteis e relevantes aos seus pacientes de maneira mais dinâmica e atrativa.

Na E-Saúde, realizamos a criação de vídeos desde o planejamento do roteiro até a edição final, sempre levando em consideração o conteúdo textual e visual para abordar assuntos relevantes.

A produção segue a sua necessidade, com os materiais podendo ser disponibilizados em seu canal do YouTube, redes sociais ou veiculados em sua TV Corporativa.

Nós já realizamos uma live sobre como produzir bons vídeos. Assista abaixo e aprenda mais.

  1. Estratégias de mídias pagas digitais destinadas ao marketing para clínica médica

Com o aumento da competitividade no meio digital, não dá mais para negar a importância das mídias pagas digitais como parte fundamental de uma boa estratégia no campo virtual. Isso porque é o melhor caminho para aumentar sua visibilidade e garantir resultados a curto prazo.

Para te ajudar nessa missão, a E-saúde realiza campanhas nas principais plataformas: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads, colocando em prática condutas assertivas para que sua instituição de saúde obtenha resultados reais com o menor investimento possível.

Obviamente, é fundamental ter atenção às regras de publicidade médica determinadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Nós falamos mais sobre a publicidade médica neste podcast.

  1. Gestão de redes sociais

O conteúdo orgânico, ou seja, aquele publicado sem o investimento em anúncios, também é essencial para as estratégias digitais.

Nós temos uma equipe completa para fazer os planejamentos dos temas a serem abordados, assim como elaboração dos textos, artes e acompanhamento do engajamento do público nas redes sociais.

Assim, você pode focar no seu trabalho como médico e gestor, sabendo que profissionais capacitados estão te auxiliando nessas funções que levam tempo para serem realizadas.

Entenda o nosso método de trabalho em marketing para clínica médica

Depois de conhecer as principais estratégias para clínica médica que colocamos em prática, veja como é o passo a passo da nossa metodologia de trabalho:

  1. imersão: estudamos muito sobre a sua instituição para entendê-la de forma aprofundada;
  2. posicionamento de negócio: junto com você, definiremos os objetivos e os valores que a sua marca quer transmitir;
  3. diagnóstico e prescrição: não deixamos de analisar o cenário externo, que impacta no dia a dia da sua instituição de saúde. Em seguida, definimos as estratégias;
  4. execução: é hora de colocar a mão na massa e fazer o que foi estabelecido;
  5. análise e otimizações: momento de verificar se alcançamos os objetivos para manter o que já estamos fazendo ou mudar o caminho.

Esse ciclo não tem fim, inclusive a imersão, pois o estudo não pode parar! É dessa forma que aprimoramos as ações cada vez mais, sempre com o objetivo de oferecer o melhor em marketing médico para os nossos clientes.

Quer nos conhecer mais? Entre em contato para conversar e solucionar qualquer dúvida que tenha restado!

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato