5 dicas para impulsionar as mídias sociais na área da saúde

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5 dicas para impulsionar as mídias sociais na área da saúde

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 05/11/2023

Já não é mais novidade que clínicas, hospitais e profissionais autônomos trabalhem com as mídias sociais na área da saúde. Por esse aumento no uso e maior concorrência, é preciso estabelecer estratégias para se diferenciar.

Afinal, é através das plataformas de redes sociais que muitos possíveis pacientes conhecem o médico ou a instituição. Assim, as publicações que eles veem possuem o poder de estimular o agendamento da consulta ou fazer com que haja a rejeição.

Além disso, também devemos ressaltar que cerca de 94% dos brasileiros buscam informações sobre cuidados com a saúde na Internet, segundo levantamento da consultoria Minuto Saudável. Então, não faltam oportunidades para que o seu perfil seja encontrado.

Ainda bem que existem várias táticas que nos ajudam a impulsionar um perfil e fazer com que o marketing médico ganhe forças. O objetivo, claro, é atrair e fidelizar pacientes, mas sempre com base na ética.

Quer conhecer essas estratégias? Continue lendo e confira as melhores!

Antes de tudo, seja visto

Obviamente, as mídias sociais na área da saúde precisam alcançar o público que deseja aquele tipo de atendimento. Para que isso ocorra, é necessário trabalhar para que o seu perfil apareça o máximo possível.

Uma forma de alcançar tal meta é utilizar as hashtags apropriadas nas publicações, mas sem exageros, assim como as palavras-chave. Por exemplo: caso você seja dermatologista, procure usar o termo “dermatologista” ou “dermatologia” nos seus posts. Dessa forma, as redes irão apresentar o conteúdo a quem buscar por ele.

Invista em tráfego pago

Os anúncios nas redes sociais também são aliados para fazer com que mais pessoas encontrem o seu perfil e, consequentemente, conheçam o seu trabalho. Estamos falando do “tráfego pago”, um investimento que faz com que os conteúdos apareçam no feed das plataformas, sem a necessidade de que o paciente busque a sua página para verificar o que você publicou.

Aprenda mais sobre esse tipo de técnica de atração de pacientes com o nosso programa de podcast: “como fazer publicidade médica com ética?” disponível no Spotify.

5 formas das mídias sociais na área da saúde terem sucesso

Não pense que é preciso realizar grandes ações para impulsionar as suas mídias sociais. Com métodos simples, você poderá construir uma relação de confiança com o seu público. Confira as nossas orientações a seguir.

Humanize o seu perfil

As pessoas querem conhecer os profissionais que irão cuidar delas, assim como as estruturas das instituições. Não é nada atrativo manter um perfil apenas com fotos de bancos de imagens – as disponíveis na Internet – ou sem atualizações periódicas.

A humanização, portanto, é a chave: tenha fotos suas (e do seu ambiente de trabalho), grave stories, mostre pequenos momentos da rotina, publique vídeos, use os recursos interativos e converse com os seus seguidores. Enfim, apareça em suas mídias sociais e crie uma ligação com aqueles que poderão se tornar os seus pacientes.

Na correria do dia a dia, você pode contar com ajuda

Sabemos o quanto a rotina dos profissionais de saúde são cheias de trabalho e quase não sobra tempo para ter atenção às redes sociais. Você também está com esse problema? Analise a opções de contar com a ajuda de agências especializadas em marketing médico.

Dessa forma, você pode terceirizar a gestão dos perfis e ter planejamentos profissionais para fazer cumprir o objetivo de ganhar mais pacientes, fidelizá-los e ainda aumentar a autoridade perante a sua área de atuação. Confira abaixo mais dicas dos nossos especialistas sobre como impulsionar as suas mídias sociais da área da saúde:

Expresse a sua personalidade

Como mencionamos anteriormente, as pessoas querem conhecer, mas não adianta forçar uma personalidade inexistente. Uma hora ou outra, os seguidores irão perceber.

Então, expresse quem você é, como a sua forma de falar, escrever e publicar fotos. Crie a sua identidade, que ficará fixada na mente de quem segue, fazendo com que surja um relacionamento de empatia e identificação.

Tenha estratégias para as suas mídias sociais na área da saúde

Usar as redes sociais em prol da carreira ou do seu negócio é algo sério! Por isso, é essencial trabalhar com estratégias.

Os especialistas em marketing podem guiar um profissional da saúde nessa missão de criar um planejamento e estabelecer as ações que irão auxiliar no alcance das metas. Assim, surge a clareza de entender que tipos de conteúdos publicar, como se posicionar e até mesmo as maneiras de lidar com possíveis crises.

Conheça bem o seu público

Para que a estratégia seja eficaz, não pode ficar de fora o conhecimento do público. Pergunte-se: como são os pacientes? Quais são suas principais queixas? O que desejam em uma consulta da sua especialidade? Onde essas pessoas estão, fisicamente e nas redes sociais?

Com as respostas de perguntas como essas e várias outras, é possível entender como criar um perfil que atenda a todas as necessidades.

Apresente casos que você atende

Você já deve ter percebido que gerar identificação com os seguidores é a base para construir o sucesso das mídias sociais na área da saúde. Uma forma de fazer isso é relatar casos que atendeu e que podem ser semelhantes aos problemas enfrentados por quem procurou você nas redes.

No entanto, não exponha os pacientes com fotos e dados. Apenas relate brevemente a situação.

Leia também: novas regras para publicidade médica

Aposte nas collabs

As colaborações, mais conhecidas como collabs, é um recurso do Instagram para que as publicações apareçam em mais de um perfil e, consequentemente, consigam atingir mais pessoas.

Então, é possível, por exemplo, postar um conteúdo de determinada especialidade no perfil do hospital ou clínica e fazer a collab com o médico especialista que faz parte do corpo clínico. Assim, os pacientes particulares do profissional também irão conhecer a instituição.

Não faltam ações para promover as mídias sociais na área da saúde

Citamos as 5 principais condutas que ajudam na melhoria das mídias sociais na área de saúde. Contudo, existem diversas outras ações que podem ser colocadas em prática, de acordo com os objetivos e os desejos do público.

Você quer aprender mais sobre esse assunto? Como uma agência especializada em marketing digital do ramo médico, estamos sempre de olho nas novidades que surgem e divulgamos em nossas próprias redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de tudo!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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