Como fazer marketing digital no YouTube

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Como fazer marketing digital no YouTube

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 12/05/2022

Com o aumento da popularidade dos vídeos, cada vez mais instituições de saúde desejam saber como fazer marketing digital no YouTube para conquistar novos pacientes e aumentar a sua reputação no mercado.

O YouTube é, de acordo com a ferramenta Semrush, o site mais visitado no Brasil atualmente. Ele ultrapassa até mesmo o Google! Apenas em março em 2022, houve mais de 4,2 bilhões de acessos a ele.

Por isso, ele oferece diversas oportunidades para todos os segmentos, inclusive para o da saúde. Isso ocorre porque as pessoas desejam consumir conteúdos nesse formato. Na prática, ao invés de pesquisar sobre uma doença em um buscador, muitas procuram diretamente nessa plataforma.

Mas, para ter resultados reais, não basta apenas ligar a câmera e sair falando sobre doenças, tratamentos e a sua clínica. É preciso de muito planejamento. Continue lendo para saber mais sobre marketing digital no YouTube e confira nossas dicas para ter resultados nessa plataforma.

4 dicas de marketing digital no YouTube

Se você deseja fazer marketing digital no YouTube, mas não sabe por onde começar, nós podemos ajudar. Veja nossas dicas e saiba tudo que você precisa para ter resultados nesse site:

Crie uma conta

O primeiro passo para fazer marketing digital no YouTube é criar uma conta de marca. Isso é totalmente gratuito e muito simples. Basta seguir o passo a passo:

  • faça login ou crie uma nova conta no YouTube;

  • acesse sua lista de canais;

  • crie um canal;

  • adicione os detalhes sobre a sua instituição de saúde e

  • clique em criar.

Vale ressaltar que, na hora de escolher o nome, é preciso pensar na facilidade de encontrar sua instituição na ferramenta. Nós da E-saúde, por exemplo, colocamos nosso nome como “E-saúde – Marketing em Saúde” e nossa URL ficou: www.youtube.com/c/esaudemarketing

Não se esqueça que a conta não se limita apenas a essa escolha. É preciso selecionar ainda uma foto com qualidade, de preferência o seu logo, e uma capa, que deve representar o seu negócio

Após essas configurações iniciais, é preciso validar a sua conta, o que pode ser feito por meio desse link.

Comece o planejamento

Após a criação da conta, o próximo passo não é iniciar a gravação, mas sim fazer o planejamento em relação ao que será publicado. Esse passo é de extrema importância para a estratégia de marketing digital no YouTube, uma vez que você precisa entender o que seu público deseja saber para, só então, criar conteúdos relevantes sobre esses assuntos.

Existem muitas formas de fazer esse levantamento, como:

  • conversas com seus pacientes;

  • pelo próprio YouTube e

  • com o uso de ferramentas, como o Ubersuggest e o Semrush.

Lembre-se que esse tema deve ter relação direta com a sua clínica. Se você tem um estabelecimento de saúde que foca no cardiovascular, por exemplo, não faz sentido falar sobre como é feita uma sessão da quimioterapia, a não ser que o conteúdo seja direcionado a pacientes oncológicos com problemas vasculares.

Foque em conteúdos que façam sua instituição ser vista como autoridade na área que atua, não em outra.

A partir da definição do tema, você deve pensar no que será falado no conteúdo, considerando o seu tempo. Afinal, um vídeo de 10 minutos terá muito mais informações do que um de 3 minutos. Planeje-se, treine com um relógio por perto e foque na qualidade em vez do tamanho do conteúdo.

Comece a produção

Com o planejamento feito, é hora de colocar a mão na massa! Para isso, coloque uma roupa neutra, preferencialmente um jaleco, encontre um ambiente bonito, com boa iluminação e silencioso, e posicione a câmera.

Alguns equipamentos podem ajudar você nessa etapa, como um tripé e um microfone de lapela, que aumentará a qualidade do áudio. Mas, caso não tenha em mãos nenhum desses, apenas um celular com uma boa câmera é o suficiente.

Veja mais dicas para acertar na gravação no nosso vídeo!

Vale lembrar que faz parte do processo gravar e não gostar do resultado. Tente de novo até se sentir à vontade na frente da câmera e ficar feliz com o que foi criado.

Divulgue

Após a publicação do vídeo, a sua estratégia de marketing digital no YouTube deve continuar! Para isso, faça a divulgação dos conteúdos nos outros canais digitais. Uma boa ideia é postar um trecho nas redes sociais e criar uma chamada para vê-lo na íntegra no YouTube.

Sua clínica também pode enviar os vídeos por e-mail para os pacientes atuais e antigos. Outra possibilidade é inserir esses conteúdos nos artigos do seu site, no blog ou em páginas de serviços. Lembre-se: quanto mais pessoas verem, mais relevante o vídeo será para a ferramenta.

Se você precisa de ajuda em qualquer um desses passos, conte conosco! Somos uma agência especializada em instituições de saúde e temos ampla experiência na criação de estratégias de marketing digital no YouTube e demais canais digitais. Entre em contato conosco para conversar com um especialista e saiba como podemos te ajudar.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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