Saiba porque investir em estratégias de conteúdo para clínicas

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de setembro de 2024
Compartilhar
Saiba porque investir em estratégias de conteúdo para clínicas

No marketing médico, existem ações que visam aproximar a instituição do paciente. Uma delas é investir em estratégias de conteúdo para clínicas, ou seja, conversar com o público por meio de materiais repletos de informações relevantes.

Você também pode ver essa técnica sendo chamada de “marketing de conteúdo”, o nome “oficial”. Porém, o que precisa ficar em mente é a importância de colocá-la no seu planejamento de ações.

Afinal, 94% dos usuários brasileiros de Internet utilizam a rede para buscar informações sobre saúde, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria Minuto Saudável. 63% deles consideram fundamental que o material que consomem seja elaborado ou revisado por um especialista da área.

Portanto, nada melhor do que atender essa demanda dos pacientes por informação e mostrar como a sua clínica está à disposição para oferecer os cuidados necessários. Quer entender como fazer isso? Continue lendo e descubra.

Por que investir em estratégias de conteúdo para clínicas?

Além da pesquisa citada acima, existem outros motivos para produzir estratégias de conteúdos para clínicas. Vamos mostrar os três mais marcantes.

Guiar o paciente em sua jornada

Existe algo chamado “jornada do paciente”, o caminho que a pessoa trilha até marcar uma consulta ou exame. Resumidamente, ela precisa compreender que possui uma condição de saúde que requer atenção.

Depois, irá escolher a instituição que mais agrada para receber os cuidados. Finalmente, agendará o atendimento e, caso fique satisfeita, poderá indicar o local para os amigos e familiares. Cada uma dessas etapas deverá ter um tipo de conteúdo, para seguir o que chamamos de “funil”.

Por exemplo, em uma clínica de neurologia. Na parte de compreensão de um problema, o “topo do funil” pode ter conteúdo mostrando que sentir dores de cabeça não é normal.

Em seguida, são publicados materiais sobre possíveis diagnósticos e a importância de consultar um médico, a fim de estimular o agendamento. Já no pós-consulta, são enviadas dicas de como evitar crises de enxaqueca e outros tipos de dores, para mostrar que a clínica se preocupa com o paciente de forma contínua.

Leia também: Conteúdo evergreen nas estratégias de marketing em saúde

Tornar-se mais próximo do seu público

Por poder acessar os seus conteúdos nas diferentes fases do cuidado, as pessoas se sentem mais próximas da sua instituição e com maiores chances de agendar o atendimento.

Afinal, as estratégias de conteúdo para clínicas permitem que sua marca esteja na mente do seu público-alvo. É essa lembrança que irá converter em ganho de pacientes e na fidelização daqueles que já conhecem a empresa.

Aumentar sua autoridade na área

Com as estratégias de conteúdo para clínicas, a sua instituição terá maior visibilidade, por estar presente nos conhecimentos dos pacientes sobre os cuidados com a saúde. Assim, também irá formar uma maior autoridade perante o mercado.

Voltando ao exemplo da clínica de neurologia, isso representa na prática que alguém que sofre com enxaqueca irá pensar na instituição quando pretender agendar uma consulta e iniciar o tratamento.

Como colocar as estratégias de conteúdo para clínicas em prática?

Depois de conhecer a importância, chegou a hora de tornar realidade as estratégias de conteúdo para clínicas. Como fazer isso? É o que mostraremos em seguida.

Blog em seu site

Ter um site é essencial para a divulgação das empresas do ramo da saúde. É nessa página que você irá apresentar a sua clínica, com o corpo clínico, cuidados oferecidos, fotos e até mesmo o recurso de agendamento online.

Em meio a isso, tenha um blog. Esse é o espaço ideal para publicar conteúdos mais longos, que irão seguir o “funil”. Você poderá publicar artigos, infográficos, e-books e muito mais.

No entanto, não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO, o Search Engine Optimization. Trata-se do mecanismo do Google para ranquear as páginas indexadas no buscador, utilizando palavras-chave e outros métodos para fazer com que o blog apareça nos primeiros resultados de pesquisa. Consequentemente, aumentam as chances de receber mais cliques no link.

Explicamos sobre SEO em um episódio do nosso podcast. Ouça aqui e aprofunde os conhecimentos.

Redes sociais nas estratégias de conteúdo para clínicas

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre as redes sociais. Afinal, quem não busca por profissionais ou empresas nessas plataformas quando precisa de um serviço ou produto?

Portanto, a sua clínica deve produzir publicações interessantes nos perfis, que também ajudem a guiar o paciente pela jornada. Aproveite os formatos oferecidos e vá além dos posts estáticos, utilizando vídeos, interações nos stories, lives, collabs e muito mais.

As redes mais conhecidas são o Instagram e o Facebook, mas você também pode investir no LinkedIn, quando estiver na sua estratégia a intenção de conversar com parceiros institucionais. Existe ainda o Tik Tok, que pode ser utilizado para publicar vídeos com dicas rápidas sobre saúde, por exemplo.

Não se esqueça do YouTube

O YouTube é outra rede social relevante. Com os vídeos publicados na plataforma, você pode se aprofundar nos conteúdos e se tornar mais próximos dos pacientes, pois irão ver o profissional que irá cuidar deles.

Porém, você não sabe como começar a produzir esses vídeos? Também temos podcast com dicas valiosas que irão ajudar. Confira aqui.

E-mail marketing para se manter na mente dos pacientes

Uma das estratégias de conteúdo para clínicas, que é interessante, na fase de pós-consulta, é o e-mail marketing. Com essa ferramenta, você pode encaminhar materiais de acordo com as necessidades de cada grupo de pacientes.

É possível automatizar e mandar conteúdos específicos para aqueles que possuem enxaqueca, por exemplo, ou outra condição de saúde. Dessa forma, mesmo que já tenham passado pelo atendimento, essas pessoas irão se lembrar da instituição e poderão agendar nova consulta quando for preciso.

Vamos aprender mais sobre as estratégias de conteúdo para clínicas?

Esperamos que este material seja um guia para você dar início às estratégias de conteúdo para clínicas e conquiste os benefícios que descrevemos. Contudo, não vamos parar o conhecimento por aqui.

Em nossas redes sociais, publicamos outras dicas e orientações que podem ser úteis para as suas ações. Venha conferir e aproveitar ainda mais: estamos no Instagram, Facebook, Spotify e Youtube.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de setembro de 2024
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Omnichannel na saúde: atenda bem em todos os canais digitais

ver mais...

Você conhece as regras para publicidade médica?

ver mais...

Como aplicar a IA no marketing em saúde

ver mais...

Falar com estrategista