Qual a importância do funil de vendas para sua clínica médica?

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Qual a importância do funil de vendas para sua clínica médica?

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 13/09/2016

O funil de vendas é um processo estratégico e tático que busca acompanhar todas as etapas que um cliente passa até realizar uma compra. No caso de clínicas médicas, esse fluxo representa todos os passos tomados até o agendamento de uma consulta ou procedimento.

Ao compreender exatamente a jornada do seu público, você consegue criar conteúdos que incentivem que ele vá para o próximo estágio, aumentando as chances dele entrar em contato com a sua instituição para agendar um horário.

Mas para isso é preciso ter um planejamento estratégico completo para criar os melhores materiais possíveis para cada etapa, considerando as necessidades e desejos dos seus possíveis pacientes.

Continue lendo para saber mais e entenda qual a importância do funil de vendas para a clínica médica.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas, assim como já falado, é uma estratégia que mostra toda a jornada que um cliente segue até realizar uma compra. No caso de clínica médica, são os passos tomados até um agendamento ser realizado.

Também conhecido como pipeline, esse modelo estratégico é composto por três etapas:

  • topo: os pacientes têm um problema que precisa ser resolvido, mas ainda não sabem disso;
  • meio: as pessoas reconhecem o problema e buscam por maneiras de solucioná-los e
  • fundo: estão procurando pela melhor clínica para realizar sua consulta ou procedimento.

Para você entender melhor esse conceito, podemos dar um exemplo. Pense que no topo, a pessoa estaria sentindo falta de ar e cansaço frequente. Já no meio, saberia que isso são sintomas de problemas cardiovasculares e entenderia que precisa consultar com um especialista. Por fim, no fundo, ela procuraria por clínicas próximas da sua casa para fazer um agendamento.

Saiba um pouco mais sobre a importância da integração marketing e vendas, no episódio do podcast F5 E-saúde:

Funil de vendas e produção de conteúdo

A informação é hoje um dos bens mais preciosos que podemos encontrar no mercado, por isso cabe aos profissionais de vendas e marketing usar todas as estratégias disponíveis para conquistar a confiança do consumidor. Uma forma de fazer isso é por meio do inbound marketing, que foca em atrair pacientes até a sua clínica por meio da produção de conteúdo.

Você pode estar pensando agora “mas o que o funil de vendas tem a ver com criar conteúdo?”. Calma que vamos explicar tudo certinho. Basicamente, cada uma dessas etapas é um estágio no qual o paciente “descobre” uma necessidade, o que, em tempos digitais, ocorre por meio de textos, vídeos, infográficos e outros materiais relevantes sobre o tema em questão.

O seu papel então é entender quem é o seu público-alvo (caracterizado aqui por uma persona) e identificar quais são suas:

  • dúvidas;
  • necessidades e
  • problemas.

Leia também: O que é persona e como definir uma para minha clínica?

Obviamente, como a sua instituição está ligada com a saúde, os temas devem estar relacionados com doenças, bem-estar, exames, procedimentos e o que mais você conseguir pensar relacionado com a sua área de atuação.

E lembre-se que o seu paciente estará procurando essas informações na internet, então produza:

  • artigos no blog;
  • e-books;
  • infográficos;
  • webinars e
  • posts nas redes sociais.

Crie conteúdos para todas as etapas do funil, sempre traga informações verdadeiras, relevantes e, principalmente, éticas. Tente não causar alarmismo e escreva como se você estivesse conversando com um paciente.

Que tal saber mais sobre esse tipo de estratégia baixando nosso e-book gratuito sobre Inbound aplicado à área da saúde?

Para saber mais sobre produção de conteúdos para as mídias sociais, considerando o funil de vendas, dê play no vídeo abaixo e saiba mais.

Crie um planejamento estratégico!

Investir no funil de vendas ajuda não apenas a captar e fidelizar novos pacientes, mas também a definir melhor as segmentações de público e focar na aplicação de recursos. Tudo isso gera economia e maior eficiência em todo o processo.

Mas tudo isso exige muito planejamento. É preciso pensar em conteúdos que “elevem” o seu paciente a um nível superior de conhecimento sobre os temas pesquisados, estabelecendo autoridade no assunto.

Ao consumir materiais da sua instituição de saúde em todas as etapas do funil, a pessoa se convence de que a sua clínica é o melhor lugar que ela poderia encontrar para resolver seus problemas e sanar necessidades, culminando no agendamento de uma consulta ou procedimento.

Vale ressaltar que o inbound marketing é uma estratégia que dá resultado a médio e longo prazo. Isso quer dizer que é necessário ter paciência e muito planejamento para conseguir resultados reais. Além disso, é importante fazer a análise constante de métricas para identificar melhorias que podem ser tomadas.

Confira: E-saúde: a melhor escolha para sua clínica investir no inbound marketing para saúde

E para ver mais dicas para criar um planejamento de sucesso, veja a nossa live completa sobre o tema.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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