SEO para YouTube: tudo que você precisa saber para otimizar seu canal

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SEO para YouTube: tudo que você precisa saber para otimizar seu canal

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 12/05/2022

Tão importante quanto gravar bons vídeos para os seus pacientes é otimizá-los para os mecanismos de busca. Ao usar técnicas de SEO para YouTube, você possibilita que mais pessoas o encontrem e, consequentemente, aumenta as chances de atrair um possível paciente para a sua instituição de saúde.

Caso você não saiba muito bem o que é SEO, nós explicamos: essa estratégia é um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o posicionamento do seu conteúdo após uma pesquisa. Isso quer dizer que, se você usar essas estratégias adequadamente, o seu vídeo pode aparecer nos primeiros resultados.

Ficou interessado em fazer isso? Então, continue lendo e saiba mais sobre SEO para YouTube.

Melhores técnicas de SEO para YouTube

Assim como existem muitos critérios para melhorar o ranqueamento no Google, a mesma situação ocorre com o YouTube. Há muitas práticas que fazem com que o vídeo seja visto como mais relevante, aumentando as chances de ele aparecer nos primeiros resultados.

Veja quais são as principais técnicas que podem ser utilizadas e que farão toda a diferença na sua estratégia de marketing:

Use palavras-chave

O SEO para YouTube também envolve o uso de palavras-chave que devem ser escolhidas de forma estratégica. Uma forma de fazer isso é por meio da própria sugestão automática do site. Ao digitar uma palavra ou mais na busca, o algoritmo sugere alguns termos que estão em alta.

(Sugestão: imagem demonstrativa da sugestão automática do YouTube)

Mas há também outras ferramentas que podem ser utilizadas para isso, como:

  • Google Trends, que mostra as tendências nas pesquisas;
  • Ubersuggest, ferramenta que lista as principais palavras-chave em relação às buscas do Google, e
  • Semrush, similar à citada acima.

Ao encontrar as palavras-chave ideais para o seu vídeo, você deve inseri-la no nome do arquivo, no título, na descrição e nas tags. Mas cuidado: o termo usado deve fazer realmente sentido com o conteúdo e não deve comprometer a leitura.

Além disso, é importante encontrar palavras-chave para o seu próprio canal, que devem ter relação com a sua atuação e com os conteúdos produzidos. Após encontrá-las, siga o passo a passo para inseri-las:

  • no canto direito superior, clique em “Creator Studio”;
  • vá em “Canal” e “Avançado”;
  • em “palavras-chave do canal”, adicione os termos relevantes.

(Sugestão de imagem: gif do passo a passo)

Adicione links no banner

Adicionar links no canal é uma boa técnica de SEO para YouTube e é muito simples de fazer. Esses links aparecem no canto inferior direito da arte do canal e devem direcionar para outro canal digital, como o site da sua clínica ou as suas redes sociais.

Para adicionar esses links, é preciso seguir os passos:

  • acessar o canal e clicar em “personalizar canal”;
  • selecionar “Sobre” no menu suspenso e clicar em “links”, e
  • clicar no ícone de lápis e colocar o endereço desejado.

(Sugestão de imagem: gif do passo a passo)

Insira legendas

As legendas são valorizadas pelo algoritmo do YouTube. Por isso, é interessante inseri-las no seu vídeo. Para isso, é indispensável garantir que a legenda realmente esteja no tempo correto e faça sentido.

Existem alguns aplicativos gratuitos e pagos que fazem essa leitura de maneira automática e pode gerar mais praticidade e rapidez para a edição. Se usá-los, lembre-se de revisar tudo com atenção e corrigir os erros.

Organize o seu canal

Outra técnica de SEO para YouTube é a criação de playlists para organizar os conteúdos. Agrupe aqueles que falam sobre o mesmo tema ou se complementam, e use palavras-chave no nome da playlist para aumentar as chances de destacá-la nos primeiros resultados.

(Sugestão de imagem: print de algum canal do YouTube organizado em playlists)

Para criar uma playlist, siga os passos abaixo:

  • encontre um vídeo que você deseja salvar na playlist;
  • clique em salvar e em “Criar nova playlist”;
  • insira um nome chamativo, usando uma palavra-chave;
  • deixe a playlist aberta ao público e clique em criar, e
  • adicione mais vídeos que fazem sentido.

(Sugestão de imagem: gif do passo a passo)

Analise as métricas de comportamento

O seu trabalho não termina ao publicar os vídeos e otimizá-los. É preciso fazer a análise das métricas de comportamento para buscar melhorias de forma contínua. Você deve se atentar especialmente a três:

  • tempo de exibição: mostra quanto tempo, em horas, os espectadores assistiram ao seu conteúdo;
  • taxa de cliques de impressões: aponta com qual frequência os usuários assistiram ao seu vídeo após verem a miniatura, e
  • porcentagem assistida: mostra a parcela do video que seus usuários visualizaram.

Por meio dessas métricas, você pode fazer mudanças para melhorar sua estratégia. Caso a taxa de cliques e de impressões seja muito baixa, por exemplo, é um sinal que sua thumbnail (capa do vídeo) precisa ser melhorada. Se, por outro lado, a porcentagem assistida estiver baixa, é um sinal que o seu conteúdo é muito longo ou não está legal.

Outras dicas

Além de todas essas técnicas de SEO para YouTube, há outras simples que podem ser utilizadas:

  • permita a incorporação dos seus vídeos;
  • crie thumbnails com cores chamativas, pouco texto e imagens de qualidade;
  • teste até encontrar a duração ideal dos seus vídeos. Em média, os conteúdos têm 14 minutos e 50 segundos, mas isso não é uma regra;
  • durante o vídeo, faça um lembrete para que os usuários se inscrevam no canal;
  • na tela final, recomende outros vídeos relacionados, e
  • publique com certa frequência.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre SEO para YouTube, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing digital.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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