Tão importante quanto gravar bons vídeos para os seus pacientes é otimizá-los para os mecanismos de busca. Ao usar técnicas de SEO para YouTube, você possibilita que mais pessoas o encontrem e, consequentemente, aumenta as chances de atrair um possível paciente para a sua instituição de saúde.
Índice
Caso você não saiba muito bem o que é SEO, nós explicamos: essa estratégia é um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o posicionamento do seu conteúdo após uma pesquisa. Isso quer dizer que, se você usar essas estratégias adequadamente, o seu vídeo pode aparecer nos primeiros resultados.
Ficou interessado em fazer isso? Então, continue lendo e saiba mais sobre SEO para YouTube.
Melhores técnicas de SEO para YouTube
Assim como existem muitos critérios para melhorar o ranqueamento no Google, a mesma situação ocorre com o YouTube. Há muitas práticas que fazem com que o vídeo seja visto como mais relevante, aumentando as chances de ele aparecer nos primeiros resultados.
Veja quais são as principais técnicas que podem ser utilizadas e que farão toda a diferença na sua estratégia de marketing:
Use palavras-chave
O SEO para YouTube também envolve o uso de palavras-chave que devem ser escolhidas de forma estratégica. Uma forma de fazer isso é por meio da própria sugestão automática do site. Ao digitar uma palavra ou mais na busca, o algoritmo sugere alguns termos que estão em alta.
(Sugestão: imagem demonstrativa da sugestão automática do YouTube)
Mas há também outras ferramentas que podem ser utilizadas para isso, como:
- Google Trends, que mostra as tendências nas pesquisas;
- Ubersuggest, ferramenta que lista as principais palavras-chave em relação às buscas do Google, e
- Semrush, similar à citada acima.
Ao encontrar as palavras-chave ideais para o seu vídeo, você deve inseri-la no nome do arquivo, no título, na descrição e nas tags. Mas cuidado: o termo usado deve fazer realmente sentido com o conteúdo e não deve comprometer a leitura.
Além disso, é importante encontrar palavras-chave para o seu próprio canal, que devem ter relação com a sua atuação e com os conteúdos produzidos. Após encontrá-las, siga o passo a passo para inseri-las:
- no canto direito superior, clique em “Creator Studio”;
- vá em “Canal” e “Avançado”;
- em “palavras-chave do canal”, adicione os termos relevantes.
(Sugestão de imagem: gif do passo a passo)
Adicione links no banner
Adicionar links no canal é uma boa técnica de SEO para YouTube e é muito simples de fazer. Esses links aparecem no canto inferior direito da arte do canal e devem direcionar para outro canal digital, como o site da sua clínica ou as suas redes sociais.
Para adicionar esses links, é preciso seguir os passos:
- acessar o canal e clicar em “personalizar canal”;
- selecionar “Sobre” no menu suspenso e clicar em “links”, e
- clicar no ícone de lápis e colocar o endereço desejado.
(Sugestão de imagem: gif do passo a passo)
Insira legendas
As legendas são valorizadas pelo algoritmo do YouTube. Por isso, é interessante inseri-las no seu vídeo. Para isso, é indispensável garantir que a legenda realmente esteja no tempo correto e faça sentido.
Existem alguns aplicativos gratuitos e pagos que fazem essa leitura de maneira automática e pode gerar mais praticidade e rapidez para a edição. Se usá-los, lembre-se de revisar tudo com atenção e corrigir os erros.
Organize o seu canal
Outra técnica de SEO para YouTube é a criação de playlists para organizar os conteúdos. Agrupe aqueles que falam sobre o mesmo tema ou se complementam, e use palavras-chave no nome da playlist para aumentar as chances de destacá-la nos primeiros resultados.
(Sugestão de imagem: print de algum canal do YouTube organizado em playlists)
Para criar uma playlist, siga os passos abaixo:
- encontre um vídeo que você deseja salvar na playlist;
- clique em salvar e em “Criar nova playlist”;
- insira um nome chamativo, usando uma palavra-chave;
- deixe a playlist aberta ao público e clique em criar, e
- adicione mais vídeos que fazem sentido.
(Sugestão de imagem: gif do passo a passo)
Analise as métricas de comportamento
O seu trabalho não termina ao publicar os vídeos e otimizá-los. É preciso fazer a análise das métricas de comportamento para buscar melhorias de forma contínua. Você deve se atentar especialmente a três:
- tempo de exibição: mostra quanto tempo, em horas, os espectadores assistiram ao seu conteúdo;
- taxa de cliques de impressões: aponta com qual frequência os usuários assistiram ao seu vídeo após verem a miniatura, e
- porcentagem assistida: mostra a parcela do video que seus usuários visualizaram.
Por meio dessas métricas, você pode fazer mudanças para melhorar sua estratégia. Caso a taxa de cliques e de impressões seja muito baixa, por exemplo, é um sinal que sua thumbnail (capa do vídeo) precisa ser melhorada. Se, por outro lado, a porcentagem assistida estiver baixa, é um sinal que o seu conteúdo é muito longo ou não está legal.
Outras dicas
Além de todas essas técnicas de SEO para YouTube, há outras simples que podem ser utilizadas:
- permita a incorporação dos seus vídeos;
- crie thumbnails com cores chamativas, pouco texto e imagens de qualidade;
- teste até encontrar a duração ideal dos seus vídeos. Em média, os conteúdos têm 14 minutos e 50 segundos, mas isso não é uma regra;
- durante o vídeo, faça um lembrete para que os usuários se inscrevam no canal;
- na tela final, recomende outros vídeos relacionados, e
- publique com certa frequência.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre SEO para YouTube, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing digital.