Gestão de marketing de conteúdo para clínicas

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de novembro de 2024
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Gestão de marketing de conteúdo para clínicas

Várias estratégias podem ser aplicadas para divulgar uma instituição de saúde, a fim de alcançar objetivos como atrair e fidelizar pacientes, além de posicionar a empresa como uma autoridade na área. Entre as ações está o marketing de conteúdo para clínicas.

Trata-se da produção de materiais relevantes que irão informar o paciente e mostrar o porquê da sua clínica ser um bom local onde receber os cuidados necessários. Porém, para que essa estratégia funcione, é preciso dominá-la e criar um planejamento detalhado, que realmente oriente a respeito de todas as ações a serem desenvolvidas.

Quer aprender mais sobre marketing de conteúdo para clínicas? Confira neste material o que não pode faltar na lista de demandas, como colocar os projetos em prática e onde obter ajuda, caso necessário.

Para começar: o que é uma gestão de marketing?

Já dizia o ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Essa frase mostra a importância de praticar gestão de marketing para clínicas. Afinal, quando decidimos consumir algum serviço, iniciamos pesquisas para fazer uma boa escolha de estabelecimento. O mesmo é válido nos momentos em que precisamos cuidar de algo tão precioso, como a nossa saúde.

É por isso que você precisa divulgar os benefícios de escolher a sua instituição, os seus diferenciais, os atendimentos que oferece e todo o trabalho feito para prestar uma assistência de qualidade.

Vale ressaltar que já está comprovado que as pessoas buscam informações sobre saúde. Uma pesquisa realizada pela consultoria Minuto Saudável, por exemplo, revelou que 94% dos brasileiros pesquisam sobre assuntos da área e 63% consideram fundamental que os conteúdos sejam escritos ou revisados por um médico.

Porém, um levantamento do Instituto Ipsos mostrou que 50% das pessoas em nosso país já adotaram um hábito de saúde que não teve como fonte um profissional da área.

Dados como esses mostram a oportunidade da sua clínica se inserir neste cenário em que há a demanda por informações e atendimento. Assim, é possível aumentar a carteira de pacientes e/ou melhorar a sua autoridade perante o mercado.

Como implementar o marketing de conteúdo para clínicas?

Agora que você já sabe sobre a importância da gestão de marketing para clínicas, é hora de conhecer as estratégias digitais para a criação dos conteúdos. Confira nossas dicas para estabelecer um planejamento completo e ter mais resultados com as ações corretas.

Defina o público-alvo

Como estamos falando sobre saúde, sabemos que os pacientes estarão à procura de soluções especificamente sobre esse ramo. No entanto, apenas isso não basta, pois é necessário conhecer mais profundamente o público que procura pela sua clínica (ou que você pretende atingir).

O ideal é agrupar os dados que você já possui e buscar pesquisar os que faltam, a fim de criar a persona. Trata-se de um “personagem semi-fictício”, que irá representar seu paciente. As informações envolvidas costumam ser:

  • faixa etária;
  • trabalho;
  • condição socioeconômica;
  • situação familiar;
  • principais queixas em relação à saúde;
  • quais redes sociais utiliza;
  • interesses em geral.

É possível obter essas informações por meio de pesquisas online e offline, dados oferecidos pelas redes sociais e na observação diária dentro da instituição.

Leia também: Saiba como criar uma persona clínica

Conheça a jornada do paciente

Chamamos de “jornada do paciente” o “caminho” que a pessoa percorre desde conhecer a instituição de saúde até agendar um atendimento. Essas fases passam pela descoberta de que há uma condição que precisa de tratamento, a escolha pela clínica, a consulta em si e o pós, com a avaliação da experiência vivida.

O marketing de conteúdo para clínicas precisa seguir esse trajeto para a formulação dos materiais, no que é conhecido como “funil”. Vamos exemplificar a seguir com as estratégias para uma clínica de ginecologia:

  • topo de funil: é a fase inicial de descoberta. O conteúdo publicado em um blog pode ser sobre como ter cólicas menstruais fortes não é normal. Isso indica para a possível futura paciente que é preciso procurar ajuda médica;
  • meio de funil: momento de evoluir mais nas explicações, mostrando as enfermidades que causam cólicas fortes;
  • fundo de funil: hora de apresentar os diferenciais da sua clínica, os especialistas da equipe, exames que realiza e tudo o que irá convencer essa mulher a agendar uma consulta.

Estabeleça objetivos e indicadores

Para saber se as estratégias de marketing de conteúdo para clínicas estão sendo benéficas, é preciso saber o que você quer atingir, ou seja, criar os objetivos. Avalie se a sua necessidade maior é atrair novos pacientes, fidelizar os que já conhecem a instituição, reposicionar a empresa no mercado ou mostrar a sua autoridade em determinada especialidade, por exemplo.

Depois, defina os indicadores que irão revelar se você está no caminho certo, como uma quantidade x de novas pessoas procurando consultas. Esses fatores serão úteis para avaliar as ações, apontando o que pode ser mantido no decorrer do trabalho ou o que precisa ser alterado.

As ações a serem implementadas no marketing de conteúdo para clínicas

Após a preparação inicial, é o momento de iniciar as ações práticas para a divulgação da sua clínica no meio digital. Veja o que não pode faltar:

Criação de conteúdo para blog

Ter uma página de blog é essencial para sua estratégia de marketing. Afinal, é um dos principais canais responsáveis para que o site de sua clínica seja encontrado nos resultados de busca.

A criação de conteúdo para suas publicações deve sempre visar informações relevantes e úteis para que o paciente possa esclarecer suas principais dúvidas, como as que citamos na jornada.

Claro que não substitui a consulta médica, mas os materiais são importantes para que o leitor tenha maior conhecimento sobre um determinado assunto da área da saúde.

Além disso, o blog também aumenta sua autoridade perante os pacientes e, lá na frente, eles podem agendar uma consulta em sua clínica. Também não se esqueça de trabalhar as técnicas de SEO, ou seja, o uso de palavras-chave e outros recursos para colocar a sua página nos primeiros resultados da busca do Google.

Você pode aprender ainda mais sobre esse assunto em nosso episódio de podcast a respeito de SEO. Ouça aqui.

Publicações nas redes sociais

Não é difícil entender o motivo de utilizar as redes sociais em sua estratégia de marketing para clínicas multidisciplinares: os brasileiros passam mais de três horas por dia nessas mídias, segundo o relatório do Data Reportal.

São 134 milhões de usuários do nosso país no Instagram, 111 milhões no Facebook e 98 milhões no Tik Tok. Por todos esses dados, você pode e deve utilizar as redes sociais ao seu favor.

O ideal é criar uma periodicidade de postagens e apostar em conteúdos relevantes, como dicas, novidades e demais informações relacionadas às especialidades de sua clínica. Por funcionarem como um dos principais canais de comunicação com seus pacientes, é importante também que seu SAC seja rápido, assertivo e humanizado.

Gestão de marketing de conteúdo para clínicas
O seu paciente está nas redes sociais. Por isso, oferte conteúdos para ele nessas mídias

Mídia paga no marketing de conteúdo para clínicas

Utilizar técnicas de SEO é uma importante estratégia para gerar mais tráfego para seu site. Contudo, o marketing em clínicas também deve utilizar a mídia paga como impulsionadora de seus conteúdos.

Seja nas redes sociais ou no Google, os anúncios são excelentes oportunidades para ampliar sua visibilidade e alcançar um maior número de pessoas. Com as estratégias de segmentação, é possível atingir seu público-alvo e aumentar as chances de que você seja encontrado com mais facilidade.

Aprenda mais no nosso podcast: Quando investir em mídia paga para instituições de saúde?

Criação de materiais ricos

Uma boa estratégia de marketing em clínicas multidisciplinares também inclui a criação de materiais ricos, que nada mais são do que e-books, infográficos, vídeos, whitepapers e afins. Esses conteúdos são uma forma de você se aprofundar em determinado assunto e mostrar toda a sua autoridade na área.

Além disso, funcionam como uma espécie de “isca” para captar dados importantes sobre os leads, uma vez que, para baixar o material, o usuário precisa preencher um formulário com as informações solicitadas.

Ao obter esses dados, você pode utilizá-los para conhecer melhor o perfil dessa pessoa, suas dores, necessidades e objetivos. A partir daí é possível trabalhar estratégias assertivas para transformá-la em paciente.

Para além do conteúdo

Um bom marketing de conteúdo para clínicas irá atrair pacientes, mas apenas essa estratégia não basta. É preciso encantar as pessoas com um atendimento de alta qualidade. Então, analise também as seguintes ações.

Agendamento online

Caso sua clínica ainda não permita o agendamento de consultas ou exames online, é preciso repensar a estratégia. Cada vez mais as pessoas desejam praticidade para se comunicar com as marcas e isso também vale na hora de marcar atendimentos com o médico.

Os resultados são muito positivos, uma vez que é uma ação rápida e direta, tanto para o paciente quanto para você. Além disso, ao investir em uma plataforma de agendamento online, você consegue reduzir os custos com atendimento e sua equipe poderá focar em receber bem quem já está no local e precisa de auxílio.

Tenha um bom espaço no offline

A gestão de marketing para clínicas também passa pelos cuidados no meio offline. Afinal, é onde o paciente irá comprovar a qualidade da sua instituição. Por isso, invista no treinamento da equipe e tenha como base uma assistência humanizada.

Também não se esqueça de possuir uma sala de espera confortável, Wi-Fi, espaço para café e até mesmo brinquedoteca para as crianças. Você pode ainda pensar em diferenciais, como estacionamento privativo.

Humanização

Como citamos anteriormente, a humanização é indispensável. A forma empática, simpática e eficaz de se comunicar com o paciente precisa ser constante e em todos os canais de comunicação, sejam eles virtuais ou não. Entenda mais no vídeo abaixo:

Atenção ao pós-consulta

O paciente realizou a consulta ou exame e voltou para casa. A gestão de marketing acaba por aí, certo? Errado! A atenção ao bem-estar dessa pessoa deve continuar, no que chamamos de “pós-consulta”.

É importante se manter em contato para que a lembrança do atendimento continue na mente do paciente. Então, envie avisos de retorno, e-mails com dicas de saúde e mensagens em datas comemorativas, por exemplo.

Também não deixe de realizar uma pesquisa de satisfação, seja online ou offline, para saber quais pontos do seu atendimento podem ser mantidos e quais devem ser melhorados.

Leia também: 4 dicas para aprimorar o atendimento da clínica de saúde

Não se esqueça das métricas

Depois de todo trabalho de marketing de conteúdo para clínicas, é preciso ainda analisar as métricas, ou seja, os resultados. As redes sociais e Google oferecem relatórios com variados dados para analisar, como:

  • aumento de seguidores nos perfis das redes;
  • alcance das publicações;
  • engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamento;
  • acesso ao site e às páginas do blog;
  • cliques nos anúncios;
  • mensagens de contato a partir dos anúncios e outros links.

Com as verificações dos números, você terá as informações de quais conteúdos são mais valiosos para o seu público-alvo.

Vale a pena terceirizar o marketing de conteúdo para clínicas?

Você percebeu que não faltam tarefas e detalhes no marketing de conteúdo para clínicas. Por isso, é preciso ter ajuda, seja com a criação de uma equipe interna dedicada apenas para essas demandas, a terceirização ou as duas formas trabalhando em conjunto.

Caso você opte pela contratação de uma agência, verifique se a equipe é especializada em marketing da área da saúde. Afinal, o ramo precisa de atenção específica para que os projetos sejam feitos com base na ética, como ao cumprir as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disso, também é necessário considerar as seguintes capacidades:

  • de planejamento, considerando as necessidades específicas do seu negócio;
  • de se obter uma visão integrada da clínica, sem focar apenas no consumidor final;
  • de determinar a estratégia perfeita, delimitando os prazos e organizando todos os recursos disponíveis;
  • de ser qualificada e com ampla experiência nos serviços ofertados.

Na E-Saúde, como nosso próprio nome revela, somos focamos no marketing de saúde, com 15 anos de atuação, mais de 400 clientes atendidos e 1 bilhão de pessoas impactadas pelos nossos conteúdos.

Temos experiência em diversas áreas da saúde, parcerias com médicos, clínicas, laboratórios, hospitais e sociedades de especialidades. Você pode conferir nossos cases aqui.

Quer conhecer mais sobre o trabalho que realizamos? Entre em contato e também acompanhe nossas publicações nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Spotify e Youtube.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de novembro de 2024
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