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Gestão de marketing para clínicas: tudo o que você precisa saber


Publicado em 12/12/2018

Gestão de marketing para clínicas: tudo o que você precisa saber

gestão de marketing para clínicas é um passo fundamental para manter um negócio de sucesso. Dentre suas inúmeras vantagens, uma gestão de marketing de qualidade é destinada para atrair e converter um maior número de clientes para o crescimento da empresa.

Mas para que essa estratégia funcione, é importante saber exatamente o seu funcionamento, além de estar consciente de suas vantagens, enquanto um plano efetivo para o andamento do negócio. O artigo a seguir te orienta a prosseguir com a gestão de marketing para as clínicas, da mesma forma como identifica os benefícios dessa ação. Confira:

O que significa oferecer uma gestão de marketing para clínicas?                                   

Atualmente, o crescimento do mercado de qualquer segmento deve utilizar de uma gestão de marketing de qualidade.

Entretanto, quando nos referimos à gestão de marketing para a área de Saúde, estamos falando de uma novidade, até então, muito pouco recorrida pelos profissionais do ramo.

Isso pois, geralmente, as clínicas e hospitais optam por ações que não estão incluídas no meio digital, como jornais impressos, outdoors; eventos e grandes congressos e a mídia tradicional, como rádio e televisão.

Felizmente, com o avanço das técnicas de Inbound Marketing, essa vertente tem crescido consideravelmente dentro do mercado. As clínicas e hospitais passaram a aderir ao marketing digital e a consequente gestão de qualidade, tendo como base os resultados positivos da concorrência.  

Mas quais os mecanismos utilizados para oferecer um marketing digital de qualidade?

3 dicas básicas para um marketing digital para as clínicas

Algumas alternativas básicas no início de um planejamento de marketing devem ser utilizadas como pré-requisitos, como por exemplo:

Definir o público-alvo

Como estamos falando sobre saúde, sabemos que os clientes estarão à procura de informações e soluções especificamente sobre esse ramo.

Assim sendo, o ideal é agrupar os dados fornecidos pelos pacientes desde os agendamento de consultas e exames, assim como informações sobre o atendimento em geral que mais destacou-se naquele hospital ou clínica.

Dessa forma, a persona será definida para que o conteúdo seja diretamente destinado a ela.

Produzir conteúdo de qualidade

Para que o público-alvo chegue até o espaço destinado, é importante dispor de informações que o levem até esse trajeto.

Por isso, a primeira ação é criar um site, onde contenha um blog para alimentar a comunicação entre a empresa e o cliente.

Da mesma forma, o conteúdo a ser produzido deve ser relevante e diretamente destinado àquela pessoa que dá forma ao público-alvo.

Investir no agendamento online

Esse é um passo garantido de sucesso para a aquisição de maior número de pacientes para um espaço da saúde.

Além do agendamento de consultas tradicional, presencial e por telefone, a gestão de marketing disponibiliza mais um canal para que isso aconteça: o agendamento online. Isso surte efeitos realmente positivos, já que é uma ação rápida e direta, tanto para o paciente, quanto para o hospital e/ou clínica.

Além disso, a contabilização de um agendamento online pode ser considerado muito mais barato do que pela via tradicional.

A escolha de uma equipe de qualidade                                   

Os profissionais atuantes na estratégia de marketing de qualidade devem ser altamente especializados.

Assim sendo, o gestor deve direcionar um investimento maior na escolha dos funcionários, buscando se alinhar à respectiva cultura organizacional da empresa.

Após a escolha da equipe, o gestor ainda deverá treiná-la de modo a personalizar a execução específica do planejamento escolhido. Uma boa equipe está diretamente relacionada à conquista de bons resultados.

Comece agora mesmo

Para iniciar uma gestão de marketing de qualidade para a área da saúde, é fundamental encontrar uma empresa devidamente especializada, que utilize de diversas ações básicas, mas muito eficientes para a maior conversão de clientes, além de outras ações específicas para cada cliente específico. Esteja atento na hora de fazer a sua escolha.

De uma maneira geral, algumas funções básicas de uma boa gestão de marketing deve se pautar nos seguintes atributos:

  • planejamento é o primeiro passo para estabelecer um plano de ação de qualidade;
  • obter uma visão integrada do negócio a ser trabalhado e não mantendo o foco apenas no consumidor final;
  • é fundamental que haja uma equipe bem treinada, com vários profissionais qualificados para suas devidas tarefas a serem executadas;
  • determinar a estratégia perfeita para executar a gestão de qualidade, delimitando os prazos e organizando os recursos disponíveis para a conclusão de todas as empreitadas.

É importante ressaltar que essas premissas básicas são destinadas para uma gestão de marketing de qualidade, de uma forma geral. Para se aprofundar especificamente na área da saúde, acesse os outros artigos do blog e conheça várias outras técnicas de Inbound Marketing para esse ramo.

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