A gestão de marketing para clínicas é um passo fundamental para manter um negócio de sucesso. A partir dela é possível atrair, converter e fidelizar mais pacientes, assim como aumentar a autoridade no mercado.
Mas para que essa estratégia funcione, é preciso dominá-la e criar um planejamento detalhado, que realmente oriente a respeito de todas as ações a serem desenvolvidas. Dessa forma, a sua instituição de saúde poderá ter resultados assertivos.
Quer aprender mais sobre gestão de marketing para clínicas? Confira neste material o que não pode faltar no planejamento, como colocar os projetos em prática e onde obter ajuda, caso necessário.
Índice
O que significa praticar uma gestão de marketing para clínicas?
Já dizia o ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Essa frase mostra a importância de praticar gestão de marketing para clínicas. Afinal, quando decidimos consumir algum serviço, iniciamos pesquisas para fazer uma boa escolha de estabelecimento. O mesmo é válido nos momentos em que precisamos cuidar de algo tão precioso, como a nossa saúde.
É por isso que você precisa divulgar os benefícios de escolher a sua instituição, os seus diferenciais, os atendimentos que oferece e todo o trabalho feito para prestar uma assistência de qualidade.
Vale ressaltar que já está comprovado que as pessoas buscam informações sobre saúde. Uma pesquisa realizada pela consultoria Minuto Saudável, por exemplo, revelou que 94% dos brasileiros pesquisam sobre assuntos da área e 63% consideram fundamental que os conteúdos sejam escritos ou revisados por um médico.
Porém, um levantamento do Instituto Ipsos mostrou que 50% das pessoas em nosso país já adotaram um hábito de saúde que não teve como fonte um profissional da área.
Dados como esses mostram a oportunidade da sua clínica se inserir neste cenário em que há a demanda por informações e atendimento. Assim, é possível aumentar a carteira de pacientes e/ou melhorar a sua autoridade perante o mercado.
Como implementar as estratégias de marketing?
Agora que você já sabe sobre a importância da gestão de marketing para clínicas, é hora de conhecer as estratégias digitais que podem ser implementadas. Confira nossas dicas para criar um planejamento completo e ter mais resultados com as ações corretas.
Definir o público-alvo
Como estamos falando sobre saúde, sabemos que os pacientes estarão à procura de soluções especificamente sobre esse ramo. Porém, apenas isso não basta, pois é necessário conhecer mais profundamente o público que procura pela sua clínica (ou que você pretende atingir).
O ideal é agrupar os dados que você já possui e buscar pesquisar os que faltam, a fim de criar a persona. Trata-se de um “personagem semi-fictício”, que irá representar seu paciente. As informações envolvidas costumam ser:
- faixa etária;
- trabalho;
- condição socioeconômica;
- situação familiar;
- principais queixas em relação à saúde;
- quais redes sociais utiliza;
- interesses em geral.
É possível obter essas informações por meio de pesquisas online e offline, dados oferecidos pelas redes sociais e na observação diária dentro da instituição.
Leia também: Saiba como criar uma persona clínica
Produzir conteúdo de qualidade
Para que a persona chegue até os canais desejados, é preciso criar conteúdos que realmente sejam interessantes. Você seguiria uma marca no Instagram que só faz publicações sobre assuntos que não interessam? Apostamos que não.
No entanto, a estratégia de gestão de marketing para clínicas precisa ir além das redes sociais! É importante verificar se o seu projeto pode incluir também:
Para fazer a melhor escolha, voltamos a ressaltar a necessidade de entender onde o seu público está para não investir em canais que não dão retorno. Já em relação à produção de conteúdo, os interesses dos pacientes irão guiar a definição dos temas. Algumas sugestões são:
- informações sobre doenças e tratamentos;
- passo a passo de um exame;
- dicas para cuidar melhor da saúde;
- campanhas de conscientização nacionais;
- explicações sobre especialidades;
- apresentação da equipe médica.
À medida que os conteúdos forem divulgados, analise como foi a recepção de cada um deles. Qual assunto as pessoas mais acessam? Quais as dúvidas que enviam por mensagens? As respostas irão guiar na formulação dos próximos materiais.
Anúncios na gestão de marketing para clínicas
Ainda sobre os conteúdos, saiba que existem dois tipos: o orgânico e o patrocinado. O primeiro é aquele que, nas redes sociais, aparece naturalmente para os usuários, seja no feed de notícias ou ao entrar no seu perfil.
O patrocinado diz respeito aos anúncios, ou seja, é feito um pagamento para que sua publicação atinja o público segmentado que você deseja. Assim, a persona irá conhecer a sua clínica sem a necessidade de pesquisar por ela.
O mesmo pode ser feito no Google, a fim de fazer com que seu site apareça no topo dos resultados após uma pesquisa com as palavras-chave que envolvem o seu tipo de atendimento.
Entenda mais sobre o assunto em nosso podcast: Quando investir em mídia paga para instituições de saúde?
Investir no agendamento online
Caso sua clínica ainda não permita o agendamento de consultas ou exames online, é preciso repensar a estratégia. Cada vez mais as pessoas desejam praticidade para se comunicar com as marcas e isso também vale na hora de marcar consultas com o médico.
Os resultados são muito positivos, uma vez que é uma ação rápida e direta, tanto para o paciente quanto para você. Além disso, ao investir em uma plataforma de agendamento online, você consegue reduzir os custos com atendimento.
Ter bom espaço no offline
A gestão de marketing para clínicas também passa pelos cuidados no meio offline. Afinal, é onde o paciente irá comprovar a qualidade da sua instituição. Por isso, invista no treinamento da equipe e tenha como base uma assistência humanizada.
Também não se esqueça de possuir uma sala de espera confortável, Wi-Fi, espaço para café e até mesmo brinquedoteca para as crianças. Você pode ainda pensar em diferenciais, como estacionamento privativo.
A gestão de marketing para clínicas continua no pós-consulta
O paciente realizou a consulta ou exame e voltou para casa. A gestão de marketing acaba por aí, certo? Errado! A atenção ao bem-estar dessa pessoa deve continuar, no que chamamos de “pós-consulta”.
É importante se manter em contato para que a lembrança do atendimento continue na mente do paciente. Para isso, envie avisos de retorno, e-mails com dicas de saúde e mensagens em datas comemorativas, por exemplo.
Também não deixe de realizar uma pesquisa de satisfação, seja online ou offline, para saber quais pontos do seu atendimento podem ser mantidos e quais devem ser melhorados.
Leia também: 4 dicas para aprimorar o atendimento da clínica de saúde
Vale a pena terceirizar a gestão de marketing para clínicas?
Você deve ter percebido que não faltam tarefas e detalhes na gestão de marketing para clínica. Por isso, é comum os gestores dessas instituições terceirizarem as ações.
Todavia, antes de fazer a contratação, verifique se a equipe é especializada em marketing da área da saúde. Afinal, o ramo precisa de atenção específica para que os projetos sejam feitos com base na ética, como ao cumprir as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disso, também é preciso considerar as seguintes capacidades:
- de planejamento, considerando as necessidades específicas do seu negócio;
- de se obter uma visão integrada da clínica, sem focar apenas no consumidor final;
- de determinar a estratégia perfeita, delimitando os prazos e organizando todos os recursos disponíveis e
- de ser qualificada e com ampla experiência nos serviços ofertados.
Na E-Saúde, como nosso próprio nome revela, somos focamos no marketing de saúde, com mais de 13 anos de atuação, 300 clientes atendidos e 1 bilhão de pessoas impactadas pelos nossos conteúdos.
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