Resultados do Marketing Digital: o que muda com o Google Analytics 4

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
16 de outubro de 2023
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Resultados do Marketing Digital: o que muda com o Google Analytics 4

Qualquer estratégia visa um resultado e isso não é diferente no trabalho de marketing digital. Ainda bem que existem várias ferramentas que auxiliam no monitoramento das ações e uma delas começou a ser utilizada em 1º de julho de 2023: o Google Analytics 4.

Trata-se da evolução do Google Analytics Universal. A ferramenta estava disponível há 15 anos e era o grande aliado dos profissionais da área na tarefa de verificar como estavam as visitas aos sites das empresas.

Porém, “o mundo mudou e as ferramentas precisaram evoluir”, como resumiu o especialista em Performance, Denner Aguiar. É por isso que preparamos este material para explicar sobre essa nova versão da ferramenta e as novidades que ela trouxe. Continue lendo!

Afinal, o que é Google Analytics?

Como o próprio nome indica, é uma plataforma do Google que faz uma análise e monitoramento dos dados dos sites. Assim, é possível verificar quantas pessoas visitaram a página, qual menu foi o mais clicado, o tempo de permanência no site, a localização desses usuários, os cliques em anúncios e muito mais.

Portanto, estamos falando de uma fonte de informação, que guia na elaboração das estratégias de marketing digital. Isso é válido, inclusive, nas realizadas na área da saúde.

O que muda com o Google Analytics 4?

Com os novos recursos tecnológicos, inclusive com a Internet das Coisas (IoT) – quando vários objetos podem ser conectados à rede – o Google Analytics 4 trouxe possibilidades para atender essas demandas atuais. Veja as principais.

Monitoramento que vai além dos sites

Antigamente, o Google analisava apenas os sites indexados em seu mecanismo de busca, mas se tornou necessário também checar os dados de outras plataformas, como os aplicativos de smartphones. Então, os apps e demais recursos da IoT podem receber códigos de monitoramento do Google Analytics 4, unindo tudo em uma só estratégia.

No mercado da saúde, isso é bastante útil para as clínicas que possuem um site e também um app para agendamento. Os estrategistas conseguem ver o caminho feito pelo usuário até chegar ao momento de marcar a consulta, não importa em que plataforma seja. Além disso, a captação de informações foi adequada às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD (nº 13.709/18).

Leia também: Algoritmo do Google – confira as novidades em 2023

Atenção para os números

O próprio Google emitiu um alerta sobre a alta possibilidade dos números vistos nas análises caírem, como a quantidade de visitas ao site. O motivo é a nova metodologia para o recolhimento dos dados.

Antes, o foco estava nas sessões que, basicamente, são os cliques. Por exemplo, acessar dois banners do site era considerado como duas sessões.

Agora, o centro de tudo é o usuário e a jornada dele é contada apenas como uma, até mesmo se ocorreu a migração do site para o app. O objetivo é mostrar o comportamento do público, algo fundamental para o marketing.

“Pode ser assustador ver números mais baixos, mas, no final, estamos vendo a verdadeira realidade”, lembrou Denner Aguiar. Você pode conferir a live completa que o especialista em Performance realizou com a líder de Projetos da E-saúde, Bárbara Menna, abaixo:

Criação de eventos padrões no Google Analytics 4

Outra novidade que facilita o dia a dia é a criação de eventos padrões. Isto é, o Google, automaticamente, lista todos os menus clicáveis, formulários e outros recursos de captação de dados, para fazer o monitoramento.

Assim, não há a necessidade de implantar códigos a cada atualização do site e implantação de nossos botões clicáveis. Confira também tudo o que um bom site precisa ter para multiplicar os resultados no programa de podcast que preparamos sobre o assunto.

Novas métricas

Os estrategistas ganham ainda a oportunidade de aproveitar as novas análises oferecidas por meio das seguintes métricas:

  • sessões engajadas: quando o usuário fica no site ou no app por mais de 10 segundos;
  • sessões engajadas por usuário: a média de sessões de engajamento de cada usuário;
  • tempo médio de engajamento: mede a permanência da página no primeiro plano do navegador do computador ou do celular;
  • taxa de engajamento: porcentagem de sessões que engajaram.

Tudo isso com outro benefício: a oferta de relatório mais simples e objetivo.

Por que analisar os dados do Google Analytics 4?

Depois de conhecer as novidades, você já deve ter percebido o quanto as informações oferecidas pela plataforma são importantes. No entanto, vale a pena reforçar: por meio do Google Analytics 4, é possível entender como é o público da sua empresa, o que mais o interessa e também as necessidades que ele tem.

Por exemplo, no site de uma clínica de endocrinologia, os relatórios mostram se existiram mais cliques na página que fala sobre diabetes ou na que aborda disfunções da tireoide. Dessa forma, já se tem um guia sobre em qual conteúdo investir mais.

É claro que esse é um trabalho detalhista. Portanto, é interessante contar com o auxílio de especialistas em marketing digital e médico, como a equipe da E-Saúde.

Nós estamos sempre por dentro das atualidades das ferramentas. Por meio de estudo, conseguimos fazer as adaptações necessárias para as estratégias de cada cliente.

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CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
16 de outubro de 2023
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