Referências de site para saúde em 2021

Compartilhar
sites para saude

Atualizado 25/08/2021

Se você é um profissional médico autônomo ou gerencia uma instituição médica, deve saber que contar com um site já não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. Porém,  não basta apenas colocar sua página no ar, o site para saúde deve considerar uma série de pontos essenciais para oferecer a melhor experiência ao seu possível paciente.

Acompanhando as novas tendências e necessidades dos usuários, os sites passaram por profundas transformações que permitiram melhorar a navegabilidade, a usabilidade, a interatividade, o design e outros elementos fundamentais. E os sites para saúde também precisam acompanhar essas mudanças!

O que você deve considerar ao criar um site para saúde?

Se você não atualiza seu site há alguns anos ou está lançando um site médico em 2021, acompanhe nossas dicas para saber tudo o que não pode faltar no layout das suas páginas.

Layout responsivo

Os sites são feitos para pessoas, certo? Por isso, a experiência de cada uma delas precisa ser considerada ao desenvolver um site para saúde. O layout responsivo é de fundamental importância para permitir que o usuário tenha uma experiência positiva ao navegar pelo seu site.

A responsividade do layout significa que a visualização do seu site vai se adaptar a qualquer dispositivo, ou seja, todas as informações do site – sejam visuais ou textuais – se adaptam ao tamanho da tela dos dispositivos em que são acessados, como tablets, smartphones e computadores, permitindo um maior alcance de usuários, porém sem gerar novos gastos de adaptabilidade.

O design responsivo contribui para um gerenciamento mais fácil de um site. Esta gestão pode ser melhor compreendida do ponto de vista do SEO. Se você tivesse que criar dois sites: um celular e outro para computador, precisaria gerenciar os dois sites e isso complicaria a visualização de resultados reais.

Além disso, o mobile first justifica a importância de criar sites responsivos, já que nos últimos anos, o uso de dispositivos móveis tem aumentado significativamente. Segundo um levantamento da Kantar Ibope Media, 8 em cada 10 pessoas acessaram a Internet por meio de dispositivos móveis em 2020.

Referências de site para saúde em 2021

Experiência do usuário

A experiência do usuário pode ser definida como o conjunto de atributos que determinam o quão satisfatória é a navegação em um site. Quando seu design é bem feito, os usuários não enfrentam dificuldades ao abrir seu site e interagir com os elementos, menus e ferramentas.

Dessa forma, o layout de um site para saúde deve ser intuitivo, clean, moderno, visualmente sintetizado e transmitir os objetivos principais do médico ou da instituição para ser uma extensão do briefing da marca.

A estrutura do layout deve facilitar a procura realizada pelo usuário, para que ele não fique buscando por muito tempo o item que deseja localizar. Uma dica importante é organizar os conteúdos no menu de forma que com poucos cliques o usuário chegue onde precisa. A rapidez com que o usuário obtém a informação que deseja é um grande diferencial no mundo digital.

Fontes e paletas de cores

Por estarem ligadas às emoções e possuírem diversos significados, as cores têm um grande poder persuasivo, mesmo sem que sua audiência perceba isto. Entender a psicologia de cores para site e como ela estimula sentimentos terá grande importância nos resultados que você vai alcançar.

Experimentar e fazer testes iniciais é um dos caminhos para encontrar a combinação certa, pois a estética do site pode causar tanto emoções positivas quanto negativas. Por isso, para transmitir a mensagem certa e estimular ações em seu público, as cores serão suas grandes aliadas!

Esse é um dos princípios que devem nortear a decisão sobre a escolha do esquema de cores que será usado. Cada cor tem o poder de expressar valores e significados que estejam interligados à marca. A cor azul, por exemplo, reflete a paz e harmonia, enquanto o vermelho corresponde a paixão e intensidade.

O preto transmite a ideia de elegância e individualidade, muito usada por marcas de luxo, por ser considerada uma cor nobre. O verde é uma cor intermediária na cartela de cores e transmite vida, segurança e tranquilidade. Saiba como você quer que o público veja a sua instituição médica para dar início à busca pelas cores certas.

Qualidade das imagens

Assim como qualquer outro tipo de site, um site para saúde também precisa de boas imagens. O estímulo visual provocado pelas imagens provoca diferentes sensações e contribui para prender a atenção dos usuários. Por isso, a escolha das imagens deve ser estratégica para o site da sua marca.

Imagens de boa resolução, que não estejam saturadas e que reforcem a compressão de qual é “persona” alvo da marca é fundamental para que sua audiência tenha maior identificação com o estilo do site. Além disso, é preciso observar os aspectos técnicos: elas devem estar configuradas nos formatos web correspondentes, perfis de cor RGB e resolução de 72px dpi.

Estrutura do layout

Primeiramente, é preciso realizar um planejamento para definir uma estrutura base, chamada de wireframe. O mais importante, antes mesmo de iniciar a criação do site, é ter em mente como o seu cliente irá visualizar as informações e como você vai despertar o interesse dele pela marca.

Pense na estrutura de um site como se fosse uma apresentação do negócio. O que você destacaria? Que mensagem quer passar? Quais são seus pontos fortes? Por que seu serviço médico é a melhor solução para possíveis pacientes?

O ideal é que a página siga uma hierarquia lógica e intuitiva das informações, com categorias principais e subdivisões. O objetivo é guiar a navegação do usuário para que ele encontre tudo de que precisa, e isso tem que ser feito antes de iniciar a criação de seu site.

Conheça algumas referências de site para saúde

Está em dúvida sobre como criar o melhor layout para seu site? Confira algumas inspirações!

Dr. Roberto Pestana – Oncologia de Precisão

O site do Dr. Roberto Pestana possui um layout clean, o que otimiza a navegabilidade dos usuários pelas páginas. Logo no início da página inicial, observamos uma grande imagem em destaque, inseridas no contexto de um layout atraente e coerente. A cor verde, que envelopa todo o site, ajuda a criar a ideia de esperança, fundamental para pacientes oncológicos.

Unicardio – Cardiologia e Endocrinologia

A imagem da equipe em destaque logo no topo do site ajuda a criar uma maior identificação com os pacientes. O fundo branco ajuda a deixar o site mais clean e sem poluição visual. Além disso, todas as cores utilizadas no site foram pensadas a partir da logotipo da Unicardio.

Clínica Soma – Tratamentos oncológicos e imunobiológicos

Como oferece dois diferentes tipos de tratamentos, o site da Clínica Soma já os diferencia logo na página inicial com cores e imagens diferentes, dando a opção para o usuário clicar em um dos dois tratamentos. O vídeo presente na home contribui para a humanização, criando uma maior confiança e identificação nos pacientes. O design clean e moderno também colaboram para melhorar a experiência do usuário.

SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Com um site de fácil navegabilidade, a SBPO traz, no topo da home, uma imagem de médicos em ação, ajudando a criar a ideia de compromisso, experiência e profissionalismo. As outras duas principais imagens do site (de uma médica sorrindo e de um aperto de mão) criam a sensação de proximidade e humanização. Além disso, toda a página segue uma estrutura coerente, com layout orientado na cor verde.

Dr. Leonardo Ortigara – Cirurgião Urologista

O site do Dr. Leonardo Ortigara é bastante moderno e atrativo visualmente. A imagem no topo da home destaca sua principal especialidade (cirurgia robótica). Logo abaixo, a imagem do médico ajuda a criar uma sensação de humanização. A cor azul utilizada em todo o layout dialoga com o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, uma das principais doenças tratadas pelo especialista. O site, ainda, é bastante interativo, o que contribui para a experiência do usuário.

Quer saber como podemos te ajudar a criar um site ainda mais incrível? Entre em contato e conheça todos os nossos serviços de desenvolvimento de site.

user
Autor:
É a CEO da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
Compartilhar

Assine nosso conteúdo VIP