Artigo

Os pilares do marketing médico digital: conteúdo, social e relacionamento

Por:
Publicado em 05/12/2019

Os pilares do marketing médico digital: conteúdo, social e relacionamento

O modo com que os pacientes se relacionam com a área da saúde tem sofrido mudanças significativas ao longo dos últimos anos. Para se adequar a essa nova realidade, clínicas, laboratórios e hospitais precisam acompanhar as novas tendências de consumo das informações no século XXI para atender às demandas de pacientes cada vez mais exigentes e criteriosos. E é nesse cenário que o marketing médico digital pode se tornar um poderoso aliado!

Se antes era comum escolher o local de consulta e tratamento depois de ver banners, propagandas televisivas ou até mesmo ser influenciado pelo famoso “boca a boca”, nos dias de hoje, a busca por informações mais detalhadas na internet e a necessidade de identificação com valores e princípios dos estabelecimentos médicos têm demonstrado cada vez mais a importância do marketing médico digital para área da saúde.

Existem diversas estratégias, ferramentas e canais possíveis de serem utilizadas no marketing médico, mas sem os pilares fundamentais dificilmente você irá conseguir resultados satisfatórios. Continue a leitura e conheça melhor a importância de cada um!

O que é marketing médico digital e qual sua importância?

Antes de tudo, vamos entender melhor o conceito de marketing médico digital. Como o próprio nome diz, trata-se do marketing digital aplicado à área da saúde com a finalidade principal de atrair novos pacientes para instituições de saúde.

Contudo, quando falamos em marketing digital para a área da saúde, é preciso entender que não estamos lidando com clientes que desejam um produto ou serviço, mas, sim, com pacientes que estão em busca de saúde e qualidade de vida. É por isso nem todas as estratégias de marketing digital podem ser aplicadas ao marketing em saúde, de acordo com as recomendações do Conselho Federal de Medicina.

A grande importância do marketing digital para a área da saúde é estar presente onde a persona de instituições de saúde está: na internet. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento do Google, 1 em cada 20 pesquisas realizadas no buscador está relacionado à saúde. Ou seja, se sua instituição não possui visibilidade online, dificilmente você será encontrado e lembrado por possíveis pacientes.

Os pilares do marketing médico digital

O marketing médico digital possui alguns pilares essenciais que são extremamente importantes e devem nortear toda a construção dos planos, ações e estratégias. Saiba mais sobre eles!

Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo possui o objetivo principal de fazer com que sua instituição seja encontrada por usuários que pesquisam sobre determinados assuntos relacionados à sua área de atuação. Mas, muito mais do que apenas ser encontrada, o marketing de conteúdo é fundamental para encantar, conquistar e fidelizar pacientes.

Para que isso seja possível, é preciso criar conteúdos relevantes que realmente transmitam valor e que sejam úteis para esclarecer dúvidas, questionamentos e enriquecer os conhecimentos dos pacientes. Uma das melhores formas de trabalhar essa estratégia é por meio da criação de um blog, elaborando conteúdos que eduquem e preparem o público para a decisão de compra.

Redes sociais

Com mais de 130 milhões de brasileiros ativos no Facebook e cerca de 66 milhões de usuários no Instagram, não dá para ignorar a importância das redes sociais para o marketing médico digital. E, mais uma vez, se você quer ser encontrado, você precisa estar onde sua persona está.

Na área médica, as redes sociais são importantes canais para compartilhar atualizações, dicas, novidades e conteúdos relevantes sobre seu segmento. Com isso, é possível criar uma relação de maior proximidade com os pacientes que você deseja atingir, além de ampliar seu alcance e atingir um número muito maior de pessoas.

Mídia paga

A mídia paga consiste, basicamente, em pagar para as plataformas exibirem sua instituição de saúde, sobretudo, nos resultados de uma busca específica – como a estratégia de Google Ads – ou impactar novos usuários nas redes – por meio do Social Ads.

O grande objetivo desse tipo de mídia é gerar resultados em um curto espaço de tempo ao aumentar a visibilidade e promover sua instituição para um maior número de pessoas. E com as estratégias certas de segmentação é possível impactar pessoas que façam parte do seu público-alvo, aumentando ainda mais as chances de convertê-los em pacientes.

SAC 2.0

O relacionamento por meio do SAC 2.0 é uma das principais formas de se aproximar de possíveis pacientes e convertê-los futuramente. Com cada vez mais pessoas procurando resolver questões de sua vida no ambiente online, oferecer algumas vantagens para facilitar a rotina dessas pessoas é um grande benefício para sua instituição.

Como exemplo, podemos citar a possibilidade de agendar consultas via internet, esclarecer dúvidas com agilidade, disponibilizar chat online, etc. Nas redes sociais – um dos principais canais de comunicação com seu público – é preciso dar uma atenção ainda mais especial. O ideal é sempre responder os comentários, avaliações e mensagens inbox de maneira cordial, solícita e ágil.

Quer saber como colocar todas essas estratégias em prática com a máxima assertividade e eficácia? Fale com nossos consultores e saiba como podemos te ajudar!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.


Material escrito por:
Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

O futuro das informações online sobre saúde

Artigo

O futuro das informações online sobre saúde

Receba nosso conteúdo VIP