Se você gerencia uma instituição de saúde, seja uma clínica, laboratório ou hospital, deve saber que contar com um site já não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. Porém, não basta apenas colocar a sua página no ar, o site para saúde deve considerar uma série de pontos essenciais, com o objetivo de oferecer a melhor experiência ao seu possível paciente.
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Acompanhando as novas tendências e necessidades dos usuários, os sites passaram por profundas transformações que permitiram melhorar a navegabilidade, a usabilidade, a interatividade, o design e outros elementos fundamentais. A área da saúde também precisa acompanhar essas mudanças!
Então, devemos ter cuidado com todos os detalhes, desde a parte da programação, passando pelo layout, conteúdo e outros serviços que o site irá oferecer, como por exemplo, o próprio agendamento ou coleta de exames. Afinal, pode ser a primeira imagem que o futuro paciente terá da sua clínica, consultório ou hospital. É só se lembrar do velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”.
Depois de saber disso, você percebeu que precisa de ajuda para aprimorar o seu site? Acompanhe a leitura porque vamos explicar muito mais sobre o assunto!
O que você deve considerar ao criar um site para saúde?
Você não atualiza o seu site para saúde há alguns anos ou pretende criar um do zero agora? Seja qual for a sua situação, fique atento aos seguintes tópicos:
Layout responsivo
Os materiais de marketing médico são feitos para pessoas, certo? Por isso, a experiência de cada uma delas precisa ser considerada ao desenvolver um site para saúde. O layout responsivo é de fundamental importância para permitir que o usuário tenha uma experiência positiva ao navegar pelo seu site.
A responsividade significa que a visualização da página irá se adaptar a qualquer dispositivo. Ou seja, todas as informações do site – visuais ou textuais – se adequam ao tamanho da tela dos dispositivos em que são acessados, como tablets, smartphones e computadores, permitindo um maior alcance, mas sem gerar novos gastos de adaptabilidade.
O design responsivo também contribui para um gerenciamento mais fácil do site para saúde. Esta administração pode ser melhor compreendida do ponto de vista do SEO pois, caso você tivesse que criar duas páginas, uma para celular e outra para computador, precisaria cuidar das duas e isso ainda complicaria a visualização de resultados reais.
Além disso, o mobile first justifica a importância de criar sites responsivos, já que, nos últimos anos, o uso de dispositivos móveis tem aumentado significativamente. Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas, no Brasil, existem 1,2 smartphones por pessoa! São 464 milhões de aparelhos, enquanto, de acordo com o Censo 2022, temos uma população de pouco mais de 203 milhões de habitantes.
Leia também: Saiba como melhorar os problemas do site da sua clínica
Experiência do usuário
A experiência do usuário pode ser definida como o conjunto de atributos que determinam o quão satisfatória é a navegação em um site. Quando o design é bem feito, as pessoas não enfrentam dificuldades ao abrir o link e interagir com os elementos, menus e ferramentas.
Dessa forma, o layout de um site para saúde deve ser intuitivo, clean, moderno, visualmente sintetizado e transmitir os objetivos principais do médico ou da instituição para ser uma extensão do briefing da marca. A estrutura do layout deve facilitar a procura realizada pelo usuário, a fim de que ele não fique buscando por muito tempo o item que deseja localizar e possa até desistir.
Portanto, uma dica importante é organizar os conteúdos no menu de forma que, com poucos cliques, seja possível chegar aos materiais. A rapidez com que o usuário obtém a informação que deseja é um grande diferencial no mundo digital.
Quer conhecer mais sobre esses detalhes do marketing digital e o que mudou no mundo pós-pandemia? Confira o e-book que preparamos.
Fontes e paletas de cores em site para saúde
Por estarem ligadas às emoções e possuírem diversos significados, as cores têm um grande poder persuasivo, mesmo sem que sua audiência perceba isto. Entender a psicologia de cores para site e como ela estimula sentimentos terá grande importância nos resultados que você pretende e vai alcançar.
Experimentar e fazer testes iniciais é um dos caminhos para encontrar a combinação certa, pois a estética do site pode causar tanto emoções positivas quanto negativas. Por isso, para transmitir a mensagem certa e estimular ações em seu público, as cores serão suas grandes aliadas!
Utilizar cores específicas em determinadas áreas do site ou botões podem ajudar ou não a aumentar a conversão de visitantes em pacientes, por exemplo. Como podem ser análises complexas até chegar à definição final, nós sugerimos que você busque o auxílio de especialistas. Na E-Saúde, temos um time de experts em criação de sites para a saúde. Venha nos conhecer!
Qualidade das imagens
Assim como qualquer outro tipo de página na Internet, um site para saúde também precisa de boas imagens. O estímulo visual provocado por elas provoca diferentes sensações e contribui para prender a atenção dos usuários. Por isso, a escolha deve ser bem pensada e estratégica.
Imagens de boa resolução, que não estejam saturadas e que reforcem a compressão de qual é a persona da marca é fundamental para que sua audiência tenha maior identificação com o estilo do site. Além disso, é preciso observar os aspectos técnicos: elas devem estar configuradas nos formatos web correspondentes, perfis de cor RGB e resolução de 72px dpi. O uso das fotos próprias, que mostrem as pessoas e a estrutura real da sua instituição, é muito importante (fuja dos bancos de imagem!).
Estrutura do layout
Primeiramente, é preciso realizar um planejamento para definir uma estrutura base, chamada de wireframe. O mais importante, antes mesmo de iniciar a criação do site, é ter em mente como o seu cliente irá visualizar as informações e como você vai despertar o interesse dele pela marca.
Pense na estrutura como se fosse uma apresentação do negócio. O que você destacaria? Que mensagem quer passar? Quais são seus pontos fortes? Por que seu serviço médico é a melhor solução para possíveis pacientes?
O ideal é que a página siga uma hierarquia lógica e intuitiva das informações, com categorias principais e subdivisões. O objetivo é guiar a navegação do usuário para que ele encontre tudo de que precisa, e isso tem que ser feito antes de iniciar a criação de seu site.
Adapte o seu site para os critérios do Google para o setor da saúde
É fundamental conhecer os critérios do Google para ranqueamento de sites da saúde. Por isso, recomendamos que você assista o episódio em que falamos sobre os critérios EEAT. Confira:
Atenção à LGPD
Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi implantada, precisamos ter mais cuidado com os dados que obtemos das pessoas que acessam o site para saúde, principalmente porque podem ser captadas informações sensíveis. Então, caso você pretenda instalar na página algum formulário para o usuário responder ou campos para inserção de dados, a fim de agendar a consulta de forma on-line, por exemplo, deixe claro como essas informações serão utilizadas pela instituição e se o paciente realmente deseja enviá-las.
Para aprender mais sobre esse assunto, ouça o podcast que preparamos a respeito da adaptação das clínicas à LGPD.
Conheça algumas referências de site para saúde
Está em dúvida sobre como criar o melhor layout para seu site? Confira algumas inspirações!
Dr. Roberto Pestana – Oncologia de Precisão
O site do Dr. Roberto Pestana possui um layout clean, o que otimiza a navegabilidade dos usuários pelas páginas. Logo no início da página inicial, observamos uma grande imagem em destaque, inseridas no contexto de um layout atraente e coerente. A cor verde, que envelopa toda a página, ajuda a criar a ideia de esperança, fundamental para pacientes oncológicos.
Unicardio – Cardiologia e Endocrinologia
A imagem da equipe em destaque logo no topo do site cria uma maior identificação com os pacientes. O fundo branco ajuda a deixar tudo mais clean e sem poluição visual. Além disso, as cores utilizadas foram pensadas a partir do logotipo da Unicardio.
SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica
Com um site de fácil navegabilidade, a SBPO traz, no topo da home, uma imagem de médicos em ação, ajudando a criar a ideia de compromisso, experiência e profissionalismo. As outras duas principais imagens (de uma médica sorrindo e de um aperto de mão) criam a sensação de proximidade e humanização. Isso sem contar que toda a página segue uma estrutura coerente, com layout orientado na cor verde.
Dr. Leonardo Ortigara – Cirurgião Urologista
O site do Dr. Leonardo Ortigara é bastante moderno e atrativo visualmente. A imagem no topo da home destaca sua especialidade. A cor azul utilizada em todo o layout dialoga com o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, uma das principais doenças tratadas pelo especialista. O site ainda é bastante interativo, o que contribui para a experiência do usuário.
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