A criação de um site para sua clínica é uma das estratégias mais básicas e indispensáveis quando falamos em marketing para saúde. Mas você está se deparando com problemas do site?
Índice
Ter um canal que realmente gere resultados vai muito além do simples ato de colocar páginas no ar. Afinal, do que adianta páginas ricas em estética e pobres em funcionalidade?
Se o seu site não passa por atualizações e melhorias desde a criação ou, pelo menos, há um bom tempo, você pode estar perdendo importantes oportunidades para seu negócio. Para evitar que problemas do site aconteçam, a análise constante da usabilidade e desempenho é uma prática que pode te ajudar a aprimorar a experiência que você oferece ao usuário.
Por que a análise de problemas do site da clínica é tão importante?
Quando o usuário acessa seu site, ele não espera apenas encontrar conteúdos de qualidade para sanar suas dores e necessidades, mas deseja ter uma ótima experiência de usabilidade completa.
A usabilidade do site é muito influente em termos de resultados. A falta de conversões, alta taxa de rejeição, baixo engajamento, baixa recorrência de cadastros e diversos outros problemas podem, justamente, acontecer devido aos problemas de usabilidade que o usuário encontra no site da clínica.
A análise do site permite realizar um processo de auditoria de performance, visando identificar, acompanhar e corrigir pontos de atenção que impactam o desempenho e, consequentemente, a experiência do usuário. Assim, é possível traçar um diagnóstico sobre o desempenho das páginas e encontrar as melhores oportunidades de otimização.
Com um site perfeitamente adequado à experiência do usuário e que não ofereça obstáculos e dificuldades para ele realizar o que deseja, fica mais fácil fazer com que ele se sinta confortável, orientado e seguro durante a navegabilidade. E quando isso acontece, o usuário passa a ter mais confiança e pode começar a se relacionar de maneira mais profunda com sua instituição.
O que devo otimizar em meu site?
Existem diversos pontos que você deve analisar no site da clínica para obter um diagnóstico completo. A seguir, listamos os principais fatores que não podem ficar de fora da sua análise:
Velocidade do site
Você já deve ter abandonado um site com carregamento lento, certo? Esse é um hábito mais comum do que você pode imaginar: segundo uma pesquisa do Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz as conversões em 7%.
A demora no carregamento pode ser causada pelo tamanho das imagens, uso excessivo de plugins no WordPress, códigos desnecessários na programação, problemas com o servidor, dentre outros. Por isso, é importante usar ferramentas para uma avaliação completa, como o Google PageSpeed Insights, que ajuda a indicar os pontos de melhoria conforme a avaliação.
Compatibilidade com o mobile
Muitos sites, sobretudo os mais antigos, não foram projetados para serem compatíveis com os dispositivos móveis. Ao acessar o site não compatível com o mobile, o usuário pode acabar encontrando diversos problemas do site para visualizar imagens, ler textos, clicar em botões, etc.
Para contornar o problema, é fundamental que o site da clínica seja responsivo, ou seja, adapte o seu layout e configuração para todos os tipos de dispositivos, seja desktop, smartphone, tablet, entre outros. Quando isso acontece, é possível aumentar as conversões, melhorar a experiência do usuário mobile e ganhar posições no Google.
SEO
Para navegar em seu site, o usuário precisa, primeiramente, encontrá-lo. Mesmo que a velocidade e compatibilidade com mobile sejam fatores de ranqueamento, se suas páginas não possuírem uma boa estratégia de SEO por trás, dificilmente seu site irá aparecer nos primeiros resultados de busca.
Como as regras do algoritmo do Google estão sempre mudando, é importante realizar auditorias de SEO constantes, buscando problemas e oportunidades na estrutura do site (SEO técnico), nas páginas (SEO On Page) ou ainda nas relações com outros sites (SEO Off Page).
Layout
O layout do site não serve apenas para enfeite. Muito pelo contrário, ele é determinante para a experiência do usuário e fundamental para aumentar o poder de comunicação e persuasão.
Sites com bons layouts usam o posicionamento de CTAs de maneira chamativa, fazem uso estratégico de cores, dialogam os elementos das páginas com a identidade da marca, oferecem facilidade de acesso aos menus, possuem hierarquia dos elementos, etc… Além disso, é ideal priorizar um design clean e livre do excesso de informações desnecessárias.
Conteúdo
Aqui, a análise deve observar, principalmente, se o conteúdo entrega informações relevantes e de qualidade para oferecer o que o usuário procura, se as informações ajudam a atingir os objetivos da marca e se cada página está atualizada seguindo as técnicas de SEO.
Criar conteúdos, por meio de um blog, e atualizar as informações das demais páginas de acordo com boas práticas de SEO contribui diretamente na indexação das páginas pelo Google. Mas assim como no layout, tome cuidado com o excesso de informações em uma mesma página. Muitas vezes, as inúmeras opções dentro de uma única página tornam a navegação mais confusa e distrativa.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e envie sua pergunta. Ah, e aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.