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Atualizado 25/08/2020

3 maneiras de melhorar a presença online da sua clínica de oncologia

Uma clínica de oncologia não difere de outras especialidades médicas no que diz respeito ao relacionamento com os pacientes e o público. Médicos que trabalham em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer precisam lidar com um elemento decisivo para o sucesso dos tratamentos: a informação.

Tratando-se de uma doença que, quando não é detectada a tempo, praticamente tem suas chances de cura anuladas, informar é fundamental para salvar vidas. Um poderoso aliado na missão de levar informação às pessoas é o marketing digital. Mas como aumentar sua presença on-line por meio do marketing para clínicas de oncologia?

Acompanhe o artigo e você verá que, para o médico oncologista, é possível promover sua clínica e conquistar mais pacientes. Tudo isso sem deixar de respeitar a ética médica. Veja três maneiras de melhorar a presença on-line da sua clínica.

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1. Explorar o marketing digital para a clínica de oncologia ganhar autoridade

O Google criou uma área em seu motor de busca apenas para resultados relacionados à saúde, o Google Health. Após constatar que uma em cada 20 buscas são sobre temas ligados à medicina e saúde, chegou-se ao percentual de que 5% de todas as buscas são nesse campo do conhecimento.

Portanto, oncologistas que pretendem divulgar seus serviços no meio digital podem e devem ser essa fonte de informação que as pessoas buscam. O resultado é a disseminação de informação qualificada, aliado com o fortalecimento da imagem e respectivo ganho em autoridade.

Conforme você publica conteúdos on-line, é possível que sua clínica seja encontrada por um número cada vez maior de usuários que estão em busca de informações, orientações e profissionais da área. O conteúdo deve ser a estratégia central do marketing para clínicas de oncologia, afinal estamos falando de uma doença que gera muitas dúvidas, incertezas e preocupações na população de maneira geral.

Como clínica de oncologia, você deve ter o compromisso de esclarecer o máximo de questões possíveis a respeito da sua área de atuação através de conteúdos relevantes, atuais e úteis para possíveis pacientes. Nos próximos tópicos, você verá como colocar isso em prática.

No entanto, antes de preparar uma estratégia de marketing digital para clínica de oncologia, é indispensável ter em vista o código de ética médica. A publicidade médica precisa observar os limites impostos pelas regras da profissão. Uma das maneiras de explorar a publicidade digital sem ferir os princípios éticos é a divulgação de conteúdo estritamente informativo.

2. Planejar, desenvolver e publicar conteúdo

O marketing de conteúdo é a resposta que médicos oncologistas buscavam para levar informação às pessoas sobre os diversos tipos de câncer e seus respectivos tratamentos, atuando como uma importante estratégia de marketing para clínicas de oncologia.

Com a aplicação de técnicas de SEO, uso criterioso e orientado de palavras-chave e outros recursos, é possível ganhar posições de destaque na busca orgânica. Para isso, é necessário contar com um site que apresente boa performance, seja responsivo e, acima de tudo, tenha uma página de blog que seja regularmente abastecida com conteúdo relevante.

Dessa forma, quando alguém buscar no Google “tratamento para câncer de mama”, essa pessoa poderá ser direcionada para o seu site se o seu conteúdo estiver na primeira página e, principalmente, nas três primeiras posições. Esse é o primeiro passo para gerar leads — contatos que poderão, inclusive, tornar-se pacientes.

Dentro do marketing digital, a criação de conteúdo para seu blog passa por uma série de etapas essenciais para que o conteúdo atinja o resultado esperado: as primeiras posições do Google, certo?

Antes de tudo, é necessário saber para quem seu conteúdo será direcionado. Aqui, é de fundamental importância que você tenha personas bem definidas, já que o foco do conteúdo deve atender suas dores, necessidades e anseios. Na sequência, é preciso pensar em quais conteúdos são relevantes para sua audiência. Para isso, é importante considerar:

  • assuntos que possuem mais engajamento;

  • páginas com mais visitas;

  • posição dos assuntos nos trends de buscas no Google;

  • análise de palavras-chave.

Além disso, é preciso pensar em diferentes conteúdos para cada etapa da jornada do paciente: descoberta, reconhecimento do problema, consideração e decisão. Em todos os conteúdos, você deve trabalhar os critérios de SEO e trazer informações verdadeiramente relevantes para aumentar sua presença on-line.

3. Usar o Vídeo Marketing para aumentar a visibilidade

Se post escritos já têm grande força como conteúdo, vídeos são uma mídia ainda mais poderosa quando falamos em marketing para clínicas de oncologia. Quando o assunto é o tratamento do câncer, ter a oportunidade de conversar com as pessoas, abordando o assunto didaticamente, é transformador.

Pacientes diagnosticados com câncer são forçados a se submeter a tratamentos que podem causar efeitos colaterais debilitantes.

São pessoas que veem sua autoestima diminuir, por consequência da pesada medicação prescrita. Outros, diante da possibilidade de terem desenvolvido câncer, sentem-se perdidos e confusos, na iminência de confirmar uma doença que pode levar à morte.

Imagine poder levar a essas pessoas uma palavra de conforto e, ao mesmo tempo, profissional, encorajando-as a seguir em seus tratamentos, por mais penosos que sejam?

Portanto, poucas ferramentas serão tão úteis quanto o vídeo marketing para uma clínica de oncologia que deseja se aproximar de seus pacientes e de futuros pacientes. Numa área da medicina em que o tempo faz a diferença para um tratamento bem-sucedido, toda ferramenta que leve informação é muito bem-vinda.

Para gravar vídeos de qualidade, é importante seguir três etapas:

  • Pré-produção: é a etapa de planejamento e inclui todos os elementos necessários para a gravação do vídeo, como escolha de locação, roteiro, elenco, etc.

  • Produção: é o momento da gravação, quando você coloca toda a preparação da pré-produção em prática.

  • Pós-produção: é a etapa de edição e finalização do vídeo, incluindo cortes, ajustes e demais elementos necessários para garantir a qualidade do vídeo.

Os vídeos para clínicas de oncologia devem seguir a mesma linha dos conteúdos publicados em seu site e blog, ou seja, serem informativos, relevantes e úteis para sua audiência. Para a gravação do vídeo, não se esqueça de alguns elementos essenciais para que o material fique atrativo para o espectador. É importante se atentar para:

  • iluminação;

  • enquadramento;

  • foco;

  • equipamentos de áudio e vídeo de qualidade.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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