Qualquer empresa que queira ter presença digital precisa saber como aparecer na busca do Google, mais especificamente na primeira página. Isso se dá porque poucas pessoas realmente acessam a segunda página, o que mostra a importância de estar nas posições com mais destaque.
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Para se ter uma ideia, cerca de 95% de todos os cliques nesse buscador ocorrem na primeira página. Além disso, quanto mais em cima, maiores são as chances de um site ser aberto.
Ou seja, aparecer na busca do Google deve estar entre os principais objetivos da sua clínica, mas isso não é uma tarefa fácil. Constantemente, esse buscador muda as diretrizes de análise, focando cada vez mais na experiência que a página oferece para o visitante. Por isso, é importante que você tenha a ajuda de especialistas de marketing e de produção de conteúdo do seu lado.
Quer saber mais sobre esse tema e conferir dicas para ter bons resultados nesse buscador? Então, continue lendo e confira.
Como aparecer na busca do Google?
Ao fazer uma pesquisa no Google, pouca gente se dá conta de que está acessando materiais pré-selecionados pela rede com base em critérios bastante rigorosos. A empresa usa essa estratégia, sobretudo, nos segmentos denominados YMYL (Your Money, Your Life — seu dinheiro, sua vida), que trata de assuntos jurídicos, financeiros e de saúde.
Como são assuntos capazes de causar grande impacto na vida do leitor, com potencial repercussão na saúde, qualidade de vida e estabilidade financeira, esse buscador é rígido nos conteúdos que apresenta como fonte de informação.
Para avaliar se um resultado deve ou não estar nos primeiros lugares das buscas, a empresa avalia essas produções baseando-se em um conjunto de critérios que atendem pela sigla EAT:
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expertise;
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autoridade;
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confiabilidade (do inglês trust).
Qual a finalidade do critério EAT?
Para saber como aparecer na busca do Google, é preciso saber mais sobre o EAT. Essa sigla é um critério desse buscador para se certificar de que o conteúdo é apropriado para garantir as respostas que o internauta busca, sem o risco de trazer algum prejuízo a ele, principalmente no nível da saúde.
Então, além dos parâmetros gerais (como o tráfego do site) utilizados em todos os processos de busca, o EAT garante um conteúdo:
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produzido por alguém que tenha conhecimento técnico, seja especialista e tenha experiência no assunto sobre o qual escreve;
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baseado em informações confiáveis, tendo como fontes institutos de pesquisa, por exemplo;
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publicados recentemente por um site que tenha constância nas atualizações.
O que a UX tem a ver com os resultados da busca?
UX é a sigla utilizada para falar sobre a experiência do usuário (user experience) em um site, plataforma ou aplicativo. Esse é um dos critérios do Google para colocar uma empresa no primeiro lugar dos resultados. Assim, o projeto de um site precisa ser elaborado e desenhado para proporcionar a melhor experiência de navegação a quem acessa.
Este parâmetro abrange desde a velocidade de carregamento da página até as informações apresentadas na página inicial — que devem ajudar o visitante a “entender” o site desde o primeiro contato com ele.
Ao pensar em marketing digital, é sempre bom ter em mente que, para as redes de pesquisa, o usuário é o centro do processo. E, se o Google consolida sua autoridade a cada boa experiência que proporciona, vai querer oferecer sempre as melhores interações para os usuários.
Na prática, como aparecer na busca do Google?
Um estudo recente mostrou que, depois da última grande atualização dos critérios do Google para o segmento da saúde, apenas 28% dos sites deste nicho no Brasil e nos Estados Unidos conseguiram se adaptar às mudanças e mantiveram um bom desempenho na plataforma.
Para saber como aparecer na busca do Google recomendamos:
Tenha um bom site
Um bom site deve ter páginas intuitivas, modernas, responsivas e rápidas para carregar. Tenha atenção especial para não encher o site de textos longos, optando por usar fotos, ícones, vídeos ou outros elementos visuais para facilitar a transmissão da mensagem.
Uma boa ideia para criar reputação é criar uma página com detalhes do corpo clínico, trazendo informações sobre a sua formação, sua especialização e sua atuação ao longo dos anos.
Outra dica que podemos dar sobre como aparecer na busca do Google é: evite anúncios. Isso vale tanto para a página inicial quanto para o blog, uma vez que eles tiram a seriedade do site e podem comprometer a experiência do usuário.
Otimize as páginas
A partir da escolha de palavras-chave que sejam relevantes e, preferencialmente, locais, faça a otimização das suas páginas. Para isso, você deve acrescentar o termo escolhido na:
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URL;
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título da página;
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conteúdo;
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títulos;
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meta descrição e
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texto alternativo de imagem.
Além disso, é importante colocar links relevantes para sites ou estudos de confiança, além de links para outras páginas ou conteúdos internos.
Produção de conteúdo
Impossível falar sobre como aparecer na busca do Google sem mencionar a importância de produzir conteúdos exclusivos, relevantes e otimizados para o blog. Uma boa forma de fazer isso é através de um estudo detalhado dos concorrentes e das palavras-chave disponíveis para entender o que o seu público-alvo deseja ler.
É indispensável que esse material seja produzido por profissionais qualificados e tenham a mesma linguagem que o seu público usa, ou seja, sem termos médicos complexos. Como dica extra, indicamos que os artigos sejam assinados por especialistas naquele segmento, sempre com uma breve descrição da sua experiência e expertise na área.
Compartilhamento nas redes sociais e e-mail
Quanto mais pessoas acessarem, lerem e compartilharem o seu site ou seus artigos, maior é a probabilidade dele se destacar na busca do Google. Por isso, compartilhe todos os conteúdos criados nas redes sociais e por e-mail para os seus pacientes atuais.
Pense sempre em enviar algo que realmente seja relevante para aumentar as chances de alguém acessá-lo. Veja nosso vídeo para conferir um pequeno resumo de tudo que foi falado até agora!
Qual a melhor estratégia para aparecer no primeiro lugar?
Mostramos acima alguns pontos fundamentais para que o seu site se destaque, mas para ter bons resultados, é preciso mais. A realidade é que, por ser uma ferramenta em constante atualização, a melhor estratégia para atender os critérios do Google e colocar sua clínica no primeiro lugar é contar com uma equipe focada na otimização e na avaliação estratégica do desempenho dos seus canais de comunicação.
Adotar um passo a passo mecanizado, por si só, raramente fará diferença no seu posicionamento. Porém, com planejamento bem direcionado, sua empresa terá melhor ranqueamento no buscador, aumentará a presença digital e terá mais usuários visitando o site e recebendo informações sobre saúde. Como consequência, cada vez mais pessoas vão confiar no trabalho da sua equipe e buscar atendimento em sua clínica.
Para encontrar o melhor caminho a seguir, conte conosco! Acompanhe nossos artigos para ver mais dicas sobre SEO e nos siga no Instagram para mais conteúdos sobre como aparecer na busca do Google.