Como divulgar minha clínica médica?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de May de 2025
Compartilhar
Como divulgar minha clínica médica?

Como divulgar minha clínica médica? Essa é uma questão muito recorrente para os serviços de saúde que buscam a inserção correta no meio digital, mas ainda desconhecem as ferramentas necessárias para isso.

O que não falta são estratégias que podem ser aplicadas. No entanto, elas precisam ser analisadas com cuidado, para serem colocadas em prática com assertividade e de acordo com os objetivos da instituição médica.

Por isso, preparamos este material para apresentar as principais táticas que podem ser utilizadas e os resultados que elas proporcionam. Continue lendo e confira!

Como divulgar minha clínica no meio digital?

Quem não está no meio digital não é visto! Um dado que comprova isso é o de que 94% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na Internet, segundo levantamento da consultoria Minuto Saudável.

Portanto, as estratégias de marketing digital são fundamentais para deslanchar a visibilidade da sua clínica de maneira prática e ao mesmo tempo coerente com a evolução do mercado.

Veja abaixo como você pode seguir nesse mundo virtual com uma divulgação ética e eficiente da sua empresa médica.

1. Comece do início

Já diziam os nossos avós: a pressa é inimiga da perfeição. Então, antes de iniciar uma estratégia de divulgação de sua clínica médica no meio digital, tenha certeza de que fará da maneira certa.

Isto é, antes de aplicar qualquer uma das sugestões a seguir, inicie um planejamento com uma agência especializada no assunto. Isso irá te ajudar a obter uma visão ampla do objetivo que almeja, ao mesmo tempo em que define as etapas com eficiência e aplicabilidade.

Dessa forma, podemos dizer que o primeiro passo para divulgar sua clínica médica na Internet é procurar por um planejamento. Quanto mais trabalhado e especificado for seu objetivo, melhor será a execução do plano.

2. Conheça seu público

Assim como em todo negócio, um dos pontos de partida é reconhecer o público destinado àquele trabalho.

Por isso, faça um estudo da persona que você almeja atrair e oriente seu plano para esse alvo. Desde a linguagem até os tipos de materiais utilizados poderão ser filtrados para um maior alcance.

3. Escolha os meios de atuação e os mantenha atualizados

Após definir o público-alvo, é importante orientar seu planejamento para os tipos de canais que serão utilizados para a divulgação do serviço.

Por exemplo, é possível criar um site médico e um blog informativo ou investir nas redes sociais mais específicas para aquele determinado tipo de paciente. Além disso, pode ser que os vídeos funcionem melhor para o seu público.

A definição dos canais certos de conteúdo deve ser viabilizada com uma atualização constante, que manterá o público alinhado e conectado ao trabalho que está sendo oferecido.

4. Tenha um site

Ao analisar como divulgar sua clínica, não deixe de lado o site. Essa será a “casa” da sua instituição no mundo virtual, onde os pacientes poderão conhecer os cuidados oferecidos, os especialistas da equipe, exames disponíveis e todas as outras informações relevantes.

No site, há ainda a possibilidade de ter um blog, onde serão disponibilizados conteúdos com informações relevantes, dicas e outros assuntos para guiar o público na chamada “jornada do paciente”. Isto é, o caminho que a pessoa faz desde conhecer sua clínica até agendar um atendimento.

Ter um site é proporcionar ao seu público um local para conhecer os serviços oferecidos pela clínica

5. Ofereça conteúdo de qualidade

Para criar uma plataforma de contato com o seu paciente e conquistá-lo cada vez mais, é fundamental oferecer um conteúdo de qualidade, como no blog.

Sem dúvida, um bom material é a peça-chave para que o seu site esteja bem ranqueado no Google e faça com que o visitante se torne-se um paciente fidelizado. Por isso, crie um conteúdo destinado ao serviço oferecido e busque ser específico, para se destacar dentre os que também oferecem aquele tipo de cuidado médico.

Por meio desses materiais, sua clínica também ganha maior relevância entre os pacientes, com possibilidades de fortalecer o relacionamento. Isso porque, ao precisar de uma consulta ou exame, por exemplo, a pessoa se lembrará da sua instituição em razão do conteúdo que viu e a ajudou em algum momento.

Aprenda mais sobre blog para clínicas médicas no e-book que preparamos. Clique aqui para ler.

Desvendando o SEO

Entre as perguntas de “como divulgar minha clínica”, costuma surgir uma dúvida: o que é o SEO? Trata-se do Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias para fazer com que um site se posicione bem no Google, ou seja, fique entre os primeiros lugares nos resultados de pesquisas.

Isso é importante porque 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados do Google. Então, caso o site ou blog da sua instituição não esteja nesses lugares “privilegiados”, as chances das pessoas conhecerem seu trabalho e marcar uma consulta caem drasticamente.

Como fazer um posicionamento? Com o conteúdo de qualidade, que mencionamos anteriormente, uso de palavras-chave e melhorias na programação do site, entre outras técnicas.

6. Como divulgar minha clínica? É claro que com o uso das redes sociais

Nesta lista de passo a passo, não podem faltar as redes sociais. Por meio dessas plataformas, os pacientes acompanham o dia a dia das clínicas e profissionais, fazendo com que haja um fortalecimento do vínculo.

Além disso, são ferramentas para divulgar conteúdos de qualidade, verificar o que seu público deseja saber, realizar interações e se posicionar perante o mercado.

A partir da análise da persona, você pode decidir onde seus perfis irão estar: Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e Youtube, por exemplo.

Entenda mais no programa de podcast que preparamos sobre o assunto: site ou redes sociais? Qual é mais importante no marketing digital?

7. Esteja atento às normas do CFM

Junto a um conteúdo de sucesso, está o alinhamento às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o marketing médico. Então, certifique-se de que seu conteúdo não foge às regras e demonstre profissionalismo ao fazer publicidade médica.

8. Ofereça alternativas de agendamento de consultas

Quando a sua estratégia começar a funcionar, os pacientes irão entrar em contato para marcar consultas e, nesse momento, é fundamental oferecer um atendimento rápido e eficiente.

É interessante disponibilizar formas variadas de agendamento, como as digitais, que promovem praticidade. Os canais de agendamento de consultas vão desde o WhatsApp até formulários ou chatbots que são criados no próprio site.

Não se esqueça dos cuidados no mundo offline

Ao se perguntar “como divulgar minha clínica”, você também precisa ir além das estratégias digitais. Afinal, grande parte da experiência do seu paciente ocorrerá no “mundo físico”, ou seja, dentro da sua instituição.

Portanto, prepare um ambiente agradável, com sala de espera confortável, equipe de recepção bem treinada e atendimento humanizado. Também é importante analisar o que seus pacientes pensam, com pesquisas de satisfação.

Reflita sobre cada ponto de contato entre o público e sua instituição. A partir disso, veja quais melhorias podem ser implementadas.

Como divulgar minha clínica? Busque ajuda!

Quando você se perguntar “como divulgar minha clínica”, saiba que não precisa fazer tudo sozinho. Busque ajuda de profissionais que irão guiá-lo em cada etapa e tornar o trabalho mais assertivo.

Na E-Saúde, temos um time de especialistas em marketing médico, que irão analisar o cenário vivenciado pela sua clínica e traçar estratégias adaptadas aos objetivos e necessidades.

Quer saber mais sobre nossa atuação? Entre em contato e fale com um especialista!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de May de 2025
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Diagnóstico de marketing: saiba como está a saúde do seu negócio

ver mais...

Marketing para clínicas de reprodução humana: vantagens que impulsionam sua instituição

ver mais...

SEO em saúde: saiba mais sobre essa técnica e sua importância

ver mais...

Falar com estrategista