Gestão de marketing para clínicas: tire suas dúvidas!

Gestão de marketing para clínicas: tire suas dúvidas!

Atualizado em: 28/10/2022 | Publicado em: 12/12/2018

A gestão de marketing para clínicas é um passo fundamental para manter um negócio de sucesso, uma vez que a partir dela é possível atrair e converter um maior número de pacientes, assim como aumentar a autoridade no mercado.

Mas para que essa estratégia funcione, é preciso dominá-la e criar um planejamento detalhado que realmente oriente todos os envolvidos no plano. Dessa forma, a sua instituição de saúde poderá ter mais resultados.

Quer saber mais sobre gestão de marketing para clínicas? Então, continue lendo e tire suas dúvidas sobre essa ação que mudará a forma que você interage com os pacientes, desde a sua conquista até a sua fidelização.

O que significa oferecer uma gestão de marketing para clínicas?

Independente do mercado de atuação, a gestão de marketing é necessária para qualquer negócio crescer. Afinal, é essa estratégia que centraliza todos os esforços para que os objetivos da empresa sejam alcançados. E quando falamos sobre essa ação voltada a instituições de saúde, o propósito é o mesmo.

Entretanto, esse segmento, de forma geral, opta por divulgar o seu negócio a partir de técnicas que não estão incluídas no meio digital, como:

Atualmente, há outras estratégias que estão crescendo, como é o caso do inbound marketing. Esse conceito se baseia na produção de conteúdo relevante e sua disponibilização por meio de canais digitais para conquistar novos pacientes.

Saiba mais sobre o inbound e sua aplicação na área da saúde no video abaixo!

Como implementar estratégias de marketing digital na clínica?

Agora que você já sabe mais sobre gestão de marketing para clínicas, podemos falar sobre as estratégias digitais que podem ser implementadas na sua clínica.

Confira nossas dicas para criar um planejamento completo e ter mais resultados com as ações corretas.

Definir o público-alvo

Como estamos falando sobre saúde, sabemos que os pacientes estarão à procura de informações e soluções especificamente sobre esse ramo.

Assim sendo, o ideal é agrupar os dados fornecidos pelo seu próprio público para encontrar perfis em comum. Para isso, você pode avaliar:

  • Faixa etária;

  • Agendamento realizado;

  • Queixas sobre a saúde;

  • Histórico e

  • Interesses.

A partir disso, será possível traçar um personagem semi-fictício que resuma os diferentes públicos que sua clínica atende.

Saiba mais em: O que é persona e como definir uma?

Produzir conteúdo de qualidade

Para que o público-alvo chegue até os canais desejados, é preciso criar conteúdos que realmente sejam interessantes. Você seguiria uma marca no Instagram que só faz publicações sobre assuntos que não interessam? Apostamos que não.

Mas a estratégia de gestão de marketing para clínicas precisa ir além das redes sociais! Atualmente, há diversos canais que podem ser utilizados, como:

Para fazer a melhor escolha, é preciso entender onde o seu público está para não investir em canais que não dão retorno.

Em relação à produção de conteúdo em si, é necessário entender quais são os interesses das suas personas. Você precisa entender a jornada de cada uma para criar publicações, vídeos, PodCasts, e-books ou qualquer outro material que seja impactante.

Como dica, podemos sugerir alguns temas:

  • Informações sobre doenças e tratamentos;

  • Passo a passo de um exame;

  • Dicas para cuidar melhor da saúde;

  • Campanhas de conscientização nacionais;

  • Explicações sobre especialidades e

  • Apresentação da equipe médica.

Saiba mais sobre a produção de conteúdo no vídeo abaixo.

Investir no agendamento online

Se sua clínica ainda não permite o agendamento de consultas ou exames online, é preciso repensar a sua estratégia. Cada vez mais as pessoas desejam praticidade para se comunicar com as marcas, isso também vale na hora de agendar consultas com o médico.

Os resultados são muito positivos, uma vez que é uma ação rápida e direta, tanto para o paciente quanto para você.

Além disso, ao investir em uma plataforma de agendamento online, você consegue reduzir os custos com atendimento.

Escolher uma equipe de qualidade

Para garantir uma boa gestão de marketing para clínicas, é necessário ter profissionais com experiência no segmento para que cada estratégia alcance os objetivos desejados.

Dessa forma, cabe a você, gestor, escolher uma equipe ou terceirizar esse trabalho para ter bons resultados. Para isso, conte conosco! Dê play no vídeo abaixo e conheça o nosso método de trabalho.

Vale a pena terceirizar a gestão de marketing para clínicas?

Para iniciar uma gestão de marketing de qualidade para a área da saúde, é fundamental encontrar uma empresa devidamente especializada, que utilize de diversas ações básicas, mas muito eficientes para aumentar a conversão, a autoridade no mercado e a reputação da sua clínica. Por isso, fique atento na hora de contratar alguém.

De forma geral, recomenda-se a terceirização do serviço, isso garante a contratação de uma equipe com ampla experiência em todas as etapas do processo. Na hora de escolher uma empresa, é preciso considerar as seguintes capacidades:

  • de planejamento, considerando as necessidades do negócio;

  • de se obter uma visão integrada da sua clínica, sem focar apenas no consumidor final;

  • de determinar a estratégia perfeita, delimitando os prazos e organizando todos os recursos disponíveis e

  • de ser qualificada e com ampla experiência nos serviços ofertados.

Dessa forma, você terá uma equipe especializada em gestão de marketing para clínicas. Vale ressaltar que isso é indispensável para ter resultados reais.

Se você deseja saber mais sobre como criar um planejamento de marketing para a sua clínica, dê play na nossa live completa sobre o assunto.

Gostou do conteúdo? Nesse caso, aproveite para conferir mais dicas exclusivas para a gestão do seu negócio – assim como dicas de marketing – nas nossas redes sociais. Estamos presente no Facebook e no Instagram. Nos acompanhe por esses canais digitais e mantenha-se bem informado(a)!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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