10 dicas de como escolher uma agência de marketing médico

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
20 de junho de 2024
Compartilhar
10 dicas de como escolher uma agência de marketing médico

Não é segredo para ninguém que o dia a dia dos profissionais da saúde é extremamente agitado. Então, como encontrar tempo em meio a tudo para poder divulgar o trabalho e atrair mais pacientes? É só encontrar agência de marketing médico para ajudar!

Com o auxílio de especialistas, é possível traçar estratégias mais assertivas para atingir os objetivos desejados, assim como receber conteúdos de qualidade e análises precisas dos resultados das ações.

No entanto, é importante pesquisar bem antes de contratar uma empresa, a fim de saber se o trabalho irá contribuir positivamente, sem dores de cabeça e problemas. Por isso, nós preparamos este material para mostrar o que verificar nas agências. Continue lendo e descubra.

Antes de tudo: por que fazer marketing médico?

Você já se perguntou se investir em marketing médico vale realmente a pena? Para chegar à resposta dessa pergunta, apenas pense em como pesquisamos – especialmente no meio online – antes de contratar vários serviços.

O mesmo é válido para quando a necessidade é cuidar da saúde com um médico, odontólogo, psicólogo, nutricionista ou qualquer outro profissional do ramo. As pessoas querem conhecer quem irá atendê-las antes de marcar uma consulta.

Isso fica claro na pesquisa realizada pela consultoria Minuto Saudável, que mostrou que 94% dos brasileiros buscam informações de saúde na Internet e 63% consideram fundamental que o conteúdo seja criado ou revisado por alguém da área.

Então, imagine conseguir atingir quem pesquisa pelo seu tipo de atendimento e mostrar como você é capacitado para oferecer aqueles cuidados. É assim que se torna possível atrair pacientes, fidelizá-los e se tornar uma autoridade perante o mercado.

Por que contratar uma agência de marketing médico?

Outra pergunta que ronda a mente dos profissionais é: será que consigo fazer tudo sozinho? Você pode tentar, mas lembre-se do quanto sua rotina já é agitada e, para que as estratégias sejam eficazes, é preciso estudá-las de forma aprofundada, conhecer tendências, fazer alterações, gerir anúncios, analisar aspectos socioeconômicos e muito mais.

É por isso que contratar uma agência de marketing médico costuma ser a escolha. Afinal, nada melhor do que ter a tranquilidade de saber que especialistas cuidam da imagem que você quer transmitir aos seus pacientes.

O que analisar em uma agência de marketing médico?

Caso você não saiba o ponto de partida para procurar por uma agência de marketing médico, confira a lista a seguir com os 10 fatores essenciais a serem verificados.

  1. Equipe multiprofissional

Ações de marketing requerem o trabalho de vários profissionais, como publicitários, designers, redatores, videomakers, social medias, gestores de tráfego e muito mais. Portanto, um dos aspectos iniciais a checar é a equipe da agência.

Na E-Saúde, por exemplo, temos um time multiprofissional capaz de atender as mais diversas demandas, de acordo com as necessidades de cada cliente. Você pode conhecer mais sobre nós aqui.

  1. Profissionais especialistas

O ramo da saúde precisa de cuidados específicos para que o trabalho seja feito da melhor forma e sem quebrar a ética, como com o cumprimento das normas de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina (CFM).

É por motivos assim que o mais indicado é escolher uma agência de marketing médico, com foco nessa área. Outras empresas, que atuam com clientes em geral, podem não conhecer aprofundadamente os detalhes que profissionais como você precisam.

  1. Time atento às novidades

Principalmente no mundo online, as tendências mudam a cada dia! Então, é importante que especialistas de marketing estejam atentos às novidades e consigam adaptá-las ao que você deseja. Afinal, ninguém quer publicar conteúdos com aparência antiquada.

  1. Agência de marketing médico que trabalha com on e off

Quando se fala em marketing, é normal sempre nos lembrarmos das ações online, como redes sociais, site, blog, youtube e anúncios. Contudo, não podemos nos esquecer da importância do trabalho offline.

Na saúde, o contato no “mundo físico” faz toda a diferença, pois o paciente precisa receber um bom atendimento desde o agendamento, passando pela recepção, no consultório e até após a consulta.

Conhecemos a relevância desses cuidados offline e criamos um treinamento de recepcionistas, com o objetivo de auxiliar nossos clientes na organização da agenda, comunicação e atendimento humanizado logo que o paciente chega à instituição. Confira aqui.

  1. Conteúdos de qualidade e únicos

Cada profissional quer mostrar seus diferenciais para encantar os pacientes. Portanto, os conteúdos produzidos devem ser únicos, com a “sua cara”, produzidos com fontes oficiais e baseados na qualidade.

Procure por uma agência de marketing médico que realize os mais diversos materiais, como publicações nas redes sociais, textos para blog otimizados por SEO, e-books, vídeos e o que mais você precisar.

  1. Credibilidade no mercado

Um aspecto que ajuda a entender a qualidade do serviço prestado pela agência de marketing médico é analisar a credibilidade da empresa no mercado. Para isso, converse com os outros clientes e peça referências.

Nós, da E-Saúde, já contamos com mais de 12 anos de experiência, ultrapassamos 300 clientes em nosso portfólio e os conteúdos que criamos superaram 1 bilhão de pessoas impactadas. Isso tudo sem esquecer que ganhamos o 1º lugar no prêmio RD Station (reconhecida plataforma de marketing digital).

  1. Analise os cases da agência de marketing médico

Durante sua pesquisa sobre a agência, aproveite para conhecer os cases de sucesso. Veja se eles agradam e estão de acordo com o que você deseja para a sua divulgação. Em nosso canal no Youtube, você pode conferir vários dos nossos exemplos, incluindo entrevistas com os clientes.

  1. Atendimento de onde quer que você esteja

Foi-se o tempo em que, para contratar um serviço, era necessário que a empresa estivesse na mesma cidade que você. Hoje, é possível ser atendido por agências que estão em outros locais, mas mantém atuação nacional.

A E-Saúde, por exemplo, está localizada em Florianópolis (SC), mas atendemos clientes de todo o Brasil. Não temos fronteiras para proporcionar nossas ações.

  1. Escolha uma agência de marketing médico que ajude você a crescer

É interessante sair do básico e oferecer auxílio extra para que a instituição de saúde cresça e se fortaleça no mercado. É por isso que produzimos conteúdos educativos de marketing para nossos clientes e também a quem possa se interessar pelo assunto. Temos podcast, realizamos lives, criamos cursos, webinars, e-books e muito mais.

  1. Não se esqueça da análise dos resultados

Depois de todo o trabalho realizado, a agência também deve mostrar os resultados, para que você possa verificar o desenvolvimento da sua divulgação e se o retorno vale a pena.

Verifique se os relatórios apresentados são organizados e criados de forma que você entenda o que foi feito. Também sinta-se à vontade para questionar e propor mudanças.

Você quer saber mais sobre como escolher sua agência de marketing médico?

Esperamos que nossa lista de pontos a serem verificados ajude no processo de definição da sua agência de marketing médico. Porém, caso queira saber mais sobre nosso trabalho e solucionar qualquer dúvida, entre em contato. Ficaremos felizes em receber sua mensagem!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
20 de junho de 2024
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Marketing para clínica médica: 8 razões para escolher a E-saúde

ver mais...

Gestão de marketing para clínicas: tire suas dúvidas!

ver mais...

Entenda a importância do SEO

ver mais...

Falar com estrategista