Saiba como funciona os chatbots para clínicas

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de agosto de 2024
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Saiba como funciona os chatbots para clínicas

Você já entrou em contato com algum estabelecimento e conversou com um atendente virtual? Saiba que esse tipo de atendimento também pode ser utilizado na sua instituição de saúde. Estamos falando dos chatbots para clínicas.

A principal característica desse tipo de interação é a praticidade, pois o paciente não precisará esperar ter um atendente humano disponível. Além disso, a máquina oferece as soluções mais procuradas, como agendamento de consulta e exames, o que promove agilidade.

Porém, é preciso ter alguns cuidados para que a qualidade da assistência esteja presente nessa conversa, a fim de que o paciente não fique frustrado por não ter seu problema resolvido. Vamos entender mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

O que é e por que utilizar chatbots para clínicas?

Os chatbots são robôs guiados por Inteligência Artificial (IA) que conversam com os clientes. No caso das instituições de saúde, com os pacientes. O objetivo é automatizar tarefas que são simples, como marcar uma consulta.

Assim, a equipe de recepção pode focar em outros serviços que realmente precisam do acolhimento humano. Por exemplo, explicar com mais detalhes algum procedimento e fazer com que a experiência do paciente no local seja a melhor possível.

Os chatbots para clínicas podem ser utilizados em caixas de diálogos no site ou em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e até mesmo integração com redes sociais, com disponibilidade por 24h ou não. Dessa forma, além de tornar as demandas do dia a dia mais eficientes, os gestores também podem reduzir os custos.

Por esses motivos, o uso dos assistentes virtuais está em uma tendência de alta. Segundo uma pesquisa da empresa Markets and Markets, a projeção é de crescimento mundial de 23% até 2028.

Porém, no ramo da saúde, a utilização desses robôs ainda não é tão expressiva, com apenas 7%, conforme o levantamento “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots”. Portanto, estamos diante de uma oportunidade da sua instituição se diferenciar.

Como os chatbots para clínicas contribuem com o dia a dia?

São várias as tarefas que os chatbots para clínicas podem fazer. Contudo, é importante analisar a sua empresa especificamente para listar os itens que mais ocupam o tempo dos colaboradores e que possuem a possibilidade de serem automatizados. Geralmente, os itens que se destacam são:

Agendamento de consultas

Quem nunca ficou por vários minutos em uma ligação para agendar uma consulta médica? Com um assistente virtual, isso não é mais necessário. O robô já indica aos pacientes os horários disponíveis e marca o atendimento, inclusive levando em consideração o plano de saúde e qual profissional irá prestar a assistência.

Enquanto o público aproveita essa praticidade, os colaboradores do local não precisam destinar longos períodos durante o dia para atender as ligações, até mesmo com o risco de perder alguma chamada.

Leia também: 4 dicas para aprimorar o atendimento da clínica de saúde

Confirmações e lembretes de retorno

As ligações para confirmar consultas são outras tarefas rotineiras que podem ser feitas pelos chatbots para clínicas. Basta automatizar a IA para que ela envie as mensagens em um determinado período de tempo antes do agendamento. O mesmo é válido para os lembretes de retorno.

Acesso a resultados de exames com chatbots para clínicas

Para facilitar ainda mais a rotina dos colaboradores e pacientes, os chatbots podem ser programados para encaminhar os resultados dos exames, o que elimina a necessidade de ir até à instituição, assim como os custos de impressão dos laudos.

No entanto, a automatização deve ser realizada com muito cuidado para não haver erro no envio dos documentos. Você pode implantar um sistema de senhas para a abertura dos exames e só utilizar esse recurso com a permissão do paciente, a fim de não ferir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Avaliação dos pacientes

É fundamental saber o que os pacientes acham da sua clínica. Então, aproveite os chatbots para encaminhar as pesquisas de satisfação e outras avaliações. Com os dados recebidos automaticamente, também fica mais fácil analisá-los para saber o que mudar no seu atendimento ou manter.

Alguns cuidados

Como qualquer estratégia de marketing na área da saúde, o uso de chatbots para clínicas também requer certos cuidados. Um deles é a possibilidade de salvar os históricos das conversas para poder resgatar alguma informação, caso seja necessário. Porém, mantenha esses dados protegidos, a fim de evitar vazamentos e a exposição dos pacientes.

Além disso, é importante ter atendentes humanos à disposição para solucionar contratempos mais complexos. Surgiu um problema e o robô não foi automatizado para resolvê-lo? O colaborador entra em ação para mostrar que a instituição visa apoiar o paciente ao máximo.

Quer aprender mais sobre chatbots para clínicas?

Como mencionamos anteriormente, existe a expectativa de crescimento no uso de chatbots para clínicas. Por isso, estamos de olho nessa tendência e até mesmo gravamos um podcast sobre o assunto. Aproveite e escute aqui.

Também confira os demais conteúdos que publicamos e que podem contribuir com a gestão da sua instituição de saúde. Venha ficar por dentro no Instagram, Facebook e Youtube.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de agosto de 2024
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