Marketing médico no Instagram: tudo o que você precisa saber

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
03 de fevereiro de 2020
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Marketing médico no Instagram: tudo o que você precisa saber

Utilizar as melhores estratégias de marketing médico no Instagram é uma ótima forma de aumentar os seus seguidores, ter mais agendamentos, fidelizar os pacientes e melhorar a reputação da sua instituição de saúde no mercado.

Afinal, não é à toa que uma nova classe de profissionais despontou na rede social com o crescimento do marketing de influência. Os “médicos blogueiros” reúnem centenas de milhares de seguidores e estão transformando a relação com a população, indo além da clínica ou do consultório.

No entanto, é preciso conhecer os limites da publicidade médica para não afetar a ética no exercício da profissão, o que pode causar problemas com o Conselho Federal de Medicina (CFM)  ou ainda ter uma repercussão negativa entre os seguidores e pacientes. É preciso utilizar as redes sociais com as estratégias certas para que sua imagem seja adequada à responsabilidade que você deseja transmitir.

Para evitar esses riscos, selecionamos os principais pontos sobre o uso de marketing médico no Instagram. Continue lendo este artigo e saiba a real importância dessa ação de comunicação e como colocá-la em prática.

Os benefícios do Instagram para o marketing médico

Muito mais do que apenas compartilhar fotos e vídeos, o Instagram é uma poderosa ferramenta para atingir seu público-alvo, aumentar o número de consultas, educar e fidelizar seus pacientes. A seguir, confira os motivos que mostram que vale a pena investir em marketing médico no Instagram.

O seu público está lá

De acordo com o levantamento Data Reportal 2024, o Brasil possui mais de 134 milhões de usuários no Instagram. Isso quer dizer que, muito provavelmente, o seu paciente ideal possui uma conta nessa rede social. Você só precisa utilizar as táticas corretas para atingi-lo de maneira ética e certeira.

Engajamento

O Instagram possui um engajamento superior ao Facebook, podendo chegar a 10 vezes mais, como mostrou um estudo da consultoria ComSore. Isso quer dizer que é a rede em que o público interage com maior frequência, seja por meio de:

  • curtidas;
  • comentários;
  • mensagens no direct;
  • follows

Tudo isso mostra que o Instagram é um ótimo canal para aumentar o potencial de interação e construir uma relação de confiança com seu público.

Apelo visual

O conteúdo visual é uma tendência crescente no marketing médico. Isto é, as pessoas gostam mais de ver publicações que tenham fotos ou vídeos, para realmente conhecer o profissional que irá cuidar delas. Isso gera maior aproximação.

Como o foco do Instagram é totalmente voltado ao compartilhamento desse tipo de formato, essa rede tem grande potencial de disseminação de conteúdo e engajamento.

Para saber mais sobre o uso de fotos e vídeos, além de quais tipos de materiais são os mais aceitos pelo algoritmo do Instagram, escute o podcast que gravamos a respeito do assunto. Clique aqui.

Dicas para usar o Instagram no marketing médico

No intuito de traçar uma estratégia de marketing médico para o Instagram, é preciso definir exatamente quais são os seus objetivos com essa ação. Os mais comuns são:

  • aumentar o número de consultas;
  • fidelizar os pacientes atuais;
  • posicionar-se como autoridade;
  • educar as pessoas sobre sua área;
  • ter maior presença digital.

A partir da definição das metas, será mais fácil direcionar as ações para essa rede social. Ainda assim, existem algumas dicas essenciais para garantir o sucesso de qualquer estratégia, independente do seu objetivo. Confira quais são elas!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing médico no Instagram é entender quem são as pessoas que você deseja alcançar. Afinal, a linguagem e os conteúdos de uma instituição que focam apenas em idosos, por exemplo, são muito diferentes de uma que atende todas as faixas etárias.

Observe as características comuns entre os seus pacientes, entenda o que os levam a procurar um médico, o que consideram na hora da escolha e outras questões que você perceba que são relevantes.

Assim, será possível criar um perfil e conteúdos que atendam às necessidades do seu público e os façam se conectar com a marca da sua instituição.

Vale ressaltar que, muitas vezes, haverá mais de um público-alvo, pois são raras as clínicas que focam apenas em um tipo de paciente.

Planeje o conteúdo

O próximo passo para a estratégia de marketing médico no Instagram é iniciar o planejamento do conteúdo, tanto o visual, quanto o textual.

A dica é sempre procurar por imagens e vídeos de qualidade, que despertem a atenção no usuário. Além disso, é importante utilizar uma linguagem simples, que combine com as características do seu paciente.

Em relação ao texto, existe uma infinidade de temas interessantes que podem se encaixar na sua especialidade médica. Entre os diversos tipos que podem ser criados, recomendamos:

  • informações relevantes sobre doenças, tratamentos, exames etc;
  • curiosidades sobre seu segmento de atuação;
  • dicas de saúde e bem-estar;
  • pesquisas e notícias de fontes confiáveis;
  • novas descobertas comprovadas cientificamente na sua área;
  • datas comemorativas relacionadas à sua especialidade.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a importância do conteúdo para a sua estratégia!

Utilize todos os recursos do Instagram

A rede social possui recursos que vão muito além do post com imagem no feed. As possibilidades de interação nos stories, os reels e as lives, por exemplo, são ferramentas que você pode explorar para aumentar seu engajamento na rede. Além disso, permitem criar uma conexão emocional e um vínculo mais direto com o público.

Aproveite e faça collabs

Um dos recursos mais recentes e que você pode utilizar ao seu favor no marketing médico no Instagram são as colaborações, as “collabs”. É possível produzir conteúdos em parceria com outro profissional e, assim, o material irá aparecer nos dois perfis.

Isso aumenta a sua visibilidade, pois pessoas que ainda não seguem a sua página irão conhecê-la. Também é uma oportunidade de aprofundar os assuntos abordados, gerando maior valor.

Por exemplo: você é um médico endocrinologista e faz um post em collab com um nutricionista sobre diabetes. Os pacientes do outro profissional irão conhecer o seu trabalho e saberão quem procurar quando precisarem de cuidados da área endócrina.

Interaja com seu público

Não basta apenas postar seu conteúdo e deixá-lo lá. Como o Instagram possui um alto índice de engajamento, seu público poderá comentar, fazer perguntas e mandar mensagens privadas. Não esqueça de dar atenção aos usuários que interagem com você. Essa é uma ótima forma de estreitar o relacionamento e aumentar a confiança com seu público.

No marketing médico no Instagram, é essencial responder às mensagens e comentários dos pacientes

Tenha atenção às regras do CFM

Apesar de o Instagram ser uma importante ferramenta para o marketing médico, o Conselho Federal de Medicina impõe alguns limites de publicidade que devem ser observados antes de fazer qualquer tipo de postagem na rede. Recentemente, a autarquia emitiu novas diretrizes, na Resolução CFM nº 2.336/23. Confira os destaques:

  1. é permitido publicar fotos de “antes e depois”, mas com finalidade educativa;
  2. todos os posts devem conter o nome e número de CRM do médico, além do RQE, caso seja especialista;
  3. o profissional pode divulgar os valores das consultas, mas não de procedimentos;
  4. não é autorizado usar expressões que indiquem superioridade como “o melhor médico”;
  5. também não é permitido prometer resultados;
  6. o médico pode divulgar imagens do seu dia a dia, mas sempre com o cuidado de preservar a boa reputação da medicina.

Analise os resultados

Para finalizar a nossa lista de boas práticas do marketing médico no Instagram, não podemos deixar de falar sobre a importância de analisar os resultados das ações realizadas.

A própria rede social oferece insights, ou seja, os dados das postagens, com números de curtidas, engajamentos, alcance e outras métricas. Com isso, você poderá perceber qual assunto ou formato de post mais agrada o seu público, fazendo os ajustes necessários para aprimorar o trabalho.

Vamos aprender mais sobre marketing médico no Instagram?

Esperamos que, com essas dicas, você consiga ter maior clareza para traçar as suas estratégias de marketing médico no Instagram. Lembre-se de sempre produzir conteúdos com qualidade e com informações úteis para quem está do outro lado.

Também aproveite e confira as demais dicas rápidas que publicamos em nossas próprias redes sociais. A E-Saúde possui perfis no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify. Siga e aprenda ainda mais!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
03 de fevereiro de 2020
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