Marketing médico no Instagram: tudo que você precisa saber!

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Marketing médico no Instagram: tudo que você precisa saber!

Atualizado em: 12/07/2022 | Publicado em: 03/02/2020

Utilizar as melhores estratégias de marketing médico no Instagram é uma ótima forma de aumentar os seus seguidores, ter mais agendamentos e melhorar a reputação da sua instituição de saúde no mercado.

Afinal, não é toa que uma nova classe de profissionais despontou na rede social com o crescimento do marketing de influência. Os “médicos blogueiros” reúnem centenas de milhares de seguidores e estão transformando a relação com os seus pacientes, indo além da clínica ou do consultório.

No entanto, é preciso conhecer os limites da publicidade médica para não afetar a ética no exercício da profissão, o que pode causar problemas com o CFM (Conselho Federal de Medicina) ou ainda ter uma repercussão negativa entre os seguidores e pacientes.

Para ajudar você a evitar esses riscos, selecionamos os principais pontos sobre o uso de marketing médico no Instagram. Continue lendo esse artigo e saiba a real importância dessa estratégia e como colocá-la em prática na sua instituição de saúde.

Os benefícios do Instagram para o marketing médico

Muito mais do que apenas compartilhar fotos e vídeos, o Instagram é uma poderosa ferramenta para atingir seu público-alvo, aumentar o número de consultas, educar e fidelizar seus pacientes, etc.

A seguir, confira por que vale a pena investir em marketing médico no Instagram.

Seu público está lá

De acordo com o CUPONATION, mais de 99 milhões de brasileiros utilizam o Instagram diariamente no Brasil. Isso quer dizer que, muito provavelmente, seu paciente ideal possui uma conta nessa rede social. Você só precisa utilizar as estratégias corretas para atingi-lo de maneira ética e certeira.

Engajamento

O Instagram possui um engajamento superior ao Facebook, de acordo com a empresa Emplifi. Isso quer dizer que é a rede em que o público interage com maior frequência, seja por meio de:

  • curtidas;

  • comentários;

  • direct message, e

  • follows.

Tudo isso mostra que o Instagram é um ótimo canal para aumentar o potencial de interação e construir uma relação de confiança com seu público.

Apelo visual

O conteúdo visual é uma tendência crescente no marketing médico. Ou seja, as pessoas gostam mais de ver conteúdos que tenham fotos ou vídeos.

Como o foco do Instagram é totalmente voltado ao compartilhamento desse tipo de conteúdo, essa rede tem grande potencial de disseminação de conteúdo e engajamento.

Dicas para usar o Instagram no marketing médico

Para traçar uma estratégia de marketing médico para o Instagram, é preciso definir exatamente quais são os seus objetivos com essa ação. Os mais comuns são:

  • aumentar o número de consultas;

  • fidelizar os pacientes atuais;

  • posicionar-se como autoridade;

  • educar as pessoas sobre sua área e

  • ter maior presença digital.

A partir da definição de objetivos, será mais fácil direcionar as ações para essa rede social.

Ainda assim, existem algumas dicas essenciais para garantir o sucesso de qualquer estratégia, independente do seu objetivo. Confira quais são elas!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing médico no Instagram é entender quem são as pessoas que você deseja alcançar. Afinal, a linguagem e os conteúdos de uma instituição que focam apenas em idosos, por exemplo, são muito diferentes de uma que atende todas as faixas etárias.

Observe as características comuns entre os seus pacientes, entenda o que os levam a procurar um médico, o que consideram na hora da escolha e outras questões que você ache relevante.

Assim, será possível criar um perfil e conteúdos que realmente sejam relevantes para seu paciente e façam-no se conectar com a sua marca.

Vale ressaltar que, muitas vezes, haverá mais de um público-alvo, uma vez que são raras as clínicas que focam apenas um tipo de paciente.

Saiba mais em: O que é persona e como definir uma para minha clínica?

Planeje o conteúdo

O próximo passo para a estratégia de marketing médico no Instagram é iniciar o planejamento do conteúdo, tanto visual quanto textual.

Aqui, a dica é sempre procurar por imagens e vídeos de qualidade que despertem a atenção no usuário. Além disso, é importante utilizar uma linguagem simples que combine com o seu público-alvo. Em relação ao conteúdo textual, existe uma infinidade de temas interessantes que podem se encaixar na sua especialidade médica.

Entre os diversos tipos que podem ser criados, recomendamos:

  • informações relevantes sobre doenças, tratamentos, exames, etc;

  • curiosidades sobre seu segmento de atuação;

  • dicas de saúde e bem-estar;

  • pesquisas e notícias de fontes confiáveis;

  • novas descobertas comprovadas cientificamente na sua área e

  • datas comemorativas relacionadas à sua especialidade.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a importância do conteúdo para a sua estratégia!

Utilize todos os recursos do Instagram

A rede social possui recursos que vão muito além do post com imagem no feed. Stories, Reels e o IGTV, por exemplo, são ferramentas que você pode explorar para aumentar seu engajamento na rede. Além disso, permitem criar uma conexão emocional e um vínculo mais direto com o público.

Interaja com seu público

Não basta apenas postar seu conteúdo e deixá-lo lá. Como o Instagram possui um alto índice de engajamento, seu público poderá comentar, fazer perguntas e mandar mensagens privadas. Não esqueça de dar atenção aos usuários que interagem com você. Essa é uma ótima forma de estreitar o relacionamento e aumentar a confiança com seu público.

Não esqueça das regras do CFM

Apesar de o Instagram ser uma importante ferramenta para o marketing médico, o Conselho Federal de Medicina (CFM) impõe alguns limites de publicidade que devem ser observados antes de fazer qualquer tipo de postagem na rede. Lembre-se que é proibido:

  • publicar fotos de antes/depois;

  • publicar fotos dos seus pacientes;

  • promover equipamentos da clínica;

  • promover técnicas exclusivas;

  • veicular informações que causem intranquilidade;

  • divulgar preços de consultas e procedimentos;

  • utilizar expressões adjetivadas, como “o melhor”, “resultado garantido”, ou similares.

Com essas dicas, você poderá traçar sua estratégia de marketing médico no Instagram. Lembre-se de sempre produzir conteúdos com qualidade e com informações úteis para quem está do outro lado.

Recapitule todos os pontos acima no nosso vídeo sobre o tema.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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