Marketing digital na saúde: qual a influência?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
24 de junho de 2024
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Marketing digital na saúde: qual a influência?

Muito se diz sobre a importância de colocar em prática o marketing digital na saúde, mas você sabe realmente como essas técnicas influenciam positivamente na rotina do seu consultório, clínica ou hospital?

É isso o que iremos mostrar neste material. Veja como os pacientes usam o mundo online para auxiliar os cuidados com a saúde e como você pode aproveitar esse comportamento a seu favor. Continue lendo e confira!

Os dados mostram a relevância do marketing digital na saúde

Apenas uma observação do cotidiano já mostra o quando o marketing digital na saúde tem importância. Afinal, quem nunca ouviu falar do “Dr. Google” e de como as pessoas pesquisam por sintomas, dicas e outras orientações sobre os cuidados físicos e mentais?

Essas condutas já estão embasadas em pesquisas: a consultoria Minuto Saudável mostrou que 94,4% dos brasileiros procuram informações de saúde na Internet e 63% dos entrevistados veem como fundamental os materiais serem escritos ou revisados por profissionais da área.

A plataforma Doctoralia chegou a um número similar em sua pesquisa, com 90% dos pacientes utilizando a web para o mesmo tipo de pesquisa. Além disso, revelou que 80% escolhem o especialista com quem irão se consultar por meio de avaliações online.

É nesta realidade que você pode se inserir para mostrar sua competência como profissional e, assim, encher sua agenda com novos atendimentos e fidelização de quem já é paciente, entre outros benefícios que iremos listar a seguir.

Em 4 pontos: o que o marketing digital na saúde pode proporcionar

Ficar restrito às divulgações do “boca a boca” não irá promover um crescimento sustentável na sua carreira ou instituição. É preciso se divulgar onde as pessoas procuram por cuidados com a saúde e, como os números mostram, é no ambiente digital.

  1. Autoridade perante o mercado

Com materiais publicados no seu site e blog, assim como nos perfis das redes sociais, você poderá mostrar seus conhecimentos na especialidade em que atende, além dos diferenciais da sua clínica.

Dessa forma, os pacientes irão conhecê-lo e perceber os motivos que o tornam o profissional certo para atendê-los. Enfim, você criará sua autoridade perante o mercado e poderá até mesmo elevar os valores dos seus atendimentos.

Vale lembrar que, além das plataformas tradicionais que mencionamos, também é possível investir em Youtube, podcasts e o que mais couber na sua estratégia de marketing digital na saúde.

  1. Atrair pacientes e também fidelizá-los

Uma das consequências principais do ganho de autoridade é a atração de mais pacientes. Porém, “apenas” isso não basta, pois é necessário torná-los fiéis aos seus cuidados, para que sempre voltem e divulguem seus serviços.

O marketing digital contribui com esse objetivo. Por meio de e-mails marketing no pós-consulta, por exemplo, você se mantém sempre na mente das pessoas e mostra como está preocupado com o bem-estar delas.

Nessas mensagens, é possível abordar dicas de saúde, felicitações em datas comemorativas, enviar pesquisas e satisfação e lembrar sobre consultas de retorno. A meta é estar presente na vida dos pacientes.

  1. Ganhe praticidade com o marketing digital na saúde

O marketing digital também envolve o uso de inteligência artificial (IA), que pode facilitar o dia a dia da equipe da sua instituição, como o uso de chatbot no agendamento ou na solução de dúvidas mais comuns.

Uma pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) indica que 62,5% dos hospitais privados brasileiros utilizam a IA de alguma forma, sendo que 51% viram resultados práticos.

Ferramentas assim têm a capacidade de melhorar os fluxos internos de trabalho e também promover maior praticidade aos pacientes, algo considerado um ponto positivo para quem precisa de facilidade na rotina.

No entanto, vale lembrar que é importante ter atendentes para responder questões complexas ou solucionar contratempos. O atendimento humanizado não pode ser deixado de lado.

  1. Reconhecimento entre outros profissionais

Falamos sobre o ganho de autoridade e como ele impacta na quantidade de pacientes que chegam até você. Contudo, não podemos nos esquecer que o marketing digital na saúde também promove reconhecimento entre os outros profissionais.

Assim, você ganha maior abertura para firmar parcerias, participar de congressos e criar seus próprios cursos, por exemplo, sendo uma referência na sua profissão.

Após conhecer todos esses benefícios, confira algumas ideias de como iniciar seu planejamento online neste nosso programa de podcast.

Vamos conversar mais sobre marketing digital na saúde?

Com essas informações que citamos, fica claro que investir no marketing digital na saúde não é mais um diferencial e, sim, algo de grande importância para o crescimento de profissionais e instituições da área.

Então, caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira conhecer mais sobre nosso trabalho como agência especializada em marketing médico, entre em contato e vamos conversar.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
24 de junho de 2024
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