Inbound marketing para laboratórios: saiba como implementar

Inbound marketing para laboratórios: saiba como implementar

Atualizado em: 27/10/2022 | Publicado em: 05/12/2020

O crescimento na demanda e oferta sobre os serviços laboratoriais vem aumentando a competitividade no setor e obrigando empresas a buscarem alternativas para se destacar no mercado. Entre as diversas estratégias que podem ser utilizadas, podemos citar o inbound marketing para laboratórios, que consegue maximizar os resultados e ainda atender as necessidades dos pacientes.

Esperar que os pacientes venham até sua instituição por meio de propagandas veiculadas em mídias tradicionais, ou ainda pelo famoso “boca a boca” já é uma realidade do passado, uma vez que os consumidores, de forma geral, estão cada vez mais exigentes, informados e, quando falamos sobre a saúde, preocupados com o seu bem-estar.

Nesse cenário, o inbound marketing para laboratórios, muito mais do que uma opção, torna-se uma necessidade para garantir maior competitividade e autoridade em seu segmento de atuação. Continue lendo para saber mais sobre esse conceito e entender como começar uma estratégia.

Afinal, o que é inbound marketing?

O inbound marketing é um conjunto de estratégias que foca em atrair o público-alvo e criar uma relação com ele a partir da produção e compartilhamento de conteúdo. Esse conceito também pode ser chamado de marketing de atração, uma vez que é o cliente que vai até à empresa e não ao contrário, como ocorre nas estratégias tradicionais.

Dentro da área médica, a instituição em questão precisa criar materiais que auxiliem o paciente a entender a importância de cuidar da sua saúde e de buscar ajuda profissional. No caso dos laboratórios, por exemplo, o objetivo final é levar alguém a fazer a coleta de materiais, seja para diagnósticos, acompanhamentos ou tratamentos.

Para isso, pode-se criar posts, artigos, vídeos, e-books e mais materiais sobre:

  • Importância dos exames;

  • Campanhas de conscientização contra doenças;

  • Orientações para realizar exames;

  • Informações sobre enfermidades.

Saiba mais sobre o inbound marketing na área da saúde no nosso vídeo abaixo.

Quais as vantagens do inbound marketing para laboratórios?

Confira quais são as principais vantagens do inbound marketing para laboratórios.

Atração de novos pacientes

Assim como o nome sugere, o marketing de atração visa atrair novos pacientes para o seu laboratório. Com as estratégias de conteúdo corretas, é possível entregar informações úteis e relevantes para sua audiência, melhorar sua presença online, e, consequentemente, aumentar as chances de conquistar novos pacientes.

Aumento de autoridade

A criação de conteúdos relevantes, que dialoguem com as dores e necessidades dos pacientes, também é importante para a construção de autoridade e reputação.

Ao se posicionar como especialista e demonstrar profundo conhecimento sobre sua área de atuação, as pessoas vão entender que o seu laboratório entende do que está falando e, consequentemente, é um lugar confiável para realizar seus exames.

Maiores chances de fidelização

Você, com certeza, já ouviu falar que conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter um atual, não é?! De acordo com Philip Kotler, o pai do marketing, o custo pode ser até 7 vezes maior!

O inbound marketing para laboratórios conta com estratégias que focam na fidelização dos pacientes, aumentando a taxa de recompra e ainda reduzindo os gastos com a conversão.

Um dos canais que pode ser utilizado para esse fim é o e-mail. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre essa ferramenta poderosa:

Como começar uma estratégia de inbound marketing?

Para que sua estratégia de inbound marketing traga os resultados esperados, é preciso observar alguns pontos antes de partir para a ação. Saiba agora o que você deve fazer:

Defina seus objetivos

Por que você quer investir em inbound marketing para laboratórios? Quer aumentar o número de atendimentos? Tornar-se referência em sua área? Melhorar o relacionamento e os índices de satisfação dos seus clientes?

Independentemente da sua resposta, o primeiro passo é definir quais são os seus objetivos para criar estratégias que façam realmente sentido para o seu negócio.

Conheça sua persona

Quando conversamos sobre a definição de inbound marketing, falamos sobre a criação de conteúdo para atrair o seu público-alvo, certo?

Mas, na verdade, essa estratégia exige mais profundidade e, por isso, não deve focar em um grupo com características generalistas, mas sim em pessoas que representam o seu paciente ideal, o que também é chamado de persona.

Dentro do marketing, esse termo é utilizado para falar sobre uma representação semifictícia que tem as mesmas características das pessoas que realizam os exames no seu laboratório, considerando:

  • Idade;

  • Classe social;

  • Preocupações;

  • Gostos;

  • Objetivos.

Ao traçar a sua persona, a produção de conteúdo se torna muito mais fácil, uma vez que você saberá exatamente o que interessa para sua audiência.

Vale ressaltar que, muitas vezes, um laboratório conta com diversas personas, uma vez que o seu público é misto. Podem ser exemplos de público:

  • Pais que levam os filhos para fazer os exames e

  • Pessoas da terceira idade que encontram o seu estabelecimento por indicação de terceiros.

Ainda não tem uma persona? Saiba como traçar

Crie conteúdos para atrair as pessoas

Ser encontrado é o passo inicial para que você possa começar a construir uma relação de confiança com possíveis pacientes. Por isso, é essencial produzir conteúdo de qualidade, relevante e científico.

Essa produção de conteúdo pode ser feita em diversos canais, os mais utilizados são:

  • Redes sociais: como Instagram, Facebook; LinkedIn e YouTube.

  • Blog: criação de artigos otimizados para SEO para que o material fique nas primeiras posições dos resultados do Google, aumentando as chances de ser encontrado.

Outra estratégia que traz ótimos resultados são as mídias pagas, onde o seu laboratório cria anúncios no Google ou nas redes sociais para divulgar seu site, um material rico ou outra oferta interessante para a sua persona.

Saiba mais sobre a importância dos conteúdos para a atração no vídeo abaixo!

Conheça o Manual de Publicidade Médica

O marketing para a área da saúde possui uma série de limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina através do Manual de Publicidade Médica. Ter total entendimento sobre o que é permitido e proibido é de extrema importância para que suas estratégias não ultrapassem os limites éticos. Por isso, antes de colocar qualquer ação em prática, certifique-se de que elas estão dentro dos limites legais.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre inbound marketing para laboratórios? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes ao falar com você!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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