YouTube na área da saúde: estratégias para atrair e fidelizar

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YouTube na área da saúde: estratégias para atrair e fidelizar

Atualizado em: 16/06/2023 | Publicado em: 06/06/2023

Depois de um dia de trabalho, você costuma acessar o Youtube para assistir a um vídeo divertido? Também recorre à plataforma para pesquisar algum tutorial? É difícil encontrar uma pessoa que não usa essa rede e é, por isso, que o investimento do Youtube na área da saúde pode fazer com que a sua clínica, laboratório ou hospital cresça!

Afinal, o Brasil é o terceiro país com mais usuários dessa ferramenta de vídeos do Google, com 142 milhões de brasileiros acessando a rede, segundo pesquisa da Statista. Já a Opinion Box fez um levantamento que revelou que 55% dos usuários ficam com a tela do Youtube aberta durante todo o dia.

Portanto, por que não trabalhar com o Youtube para atrair e fidelizar pacientes? Como deu para perceber, o potencial para aumentar a quantidade de atendimentos é enorme! Então, nós vamos mostrar como fazer isso neste material. Acompanhe a leitura!

5 cuidados para trabalhar com Youtube na área da saúde

Assim como com as demais redes sociais, é preciso ter determinadas estratégias para alavancar o seu canal no Youtube e, consequentemente, atrair um público que pode se transformar em pacientes. Vamos mostrar os cinco principais cuidados para começar na rede de vídeos com o pé direito!

Muita atenção ao SEO

A sigla “SEO” significa Search Engine Optimization, que é, basicamente, o sistema que o Google utiliza para ranquear os conteúdos. Quando você pesquisa alguma informação, como “endocrinologista em Florianópolis”, o SEO irá fazer o ranqueamentos dos sites que falam sobre esse assunto e os considerados mais adequados para o sistema aparecem no topo dos resultados.

Isso é promovido por meio de palavras-chave e, caso você seja um médico endocrinologista que trabalhe em Florianópolis, é extremamente importante usar esses termos no seu site para que, logo nos primeiros resultados, o possível paciente já encontre. O mesmo funciona no Youtube na área da saúde: é necessário trabalhar com as palavras-chave, a fim de, quando o usuário buscar determinado tema, ele veja o seu vídeo e canal. Portanto, é preciso ter muita atenção para que esses termos estejam no título e na descrição do material.

Tenha as outras redes como aliadas

Tanto no uso do Youtube na área da saúde quanto em outros ramos, não é interessante manter os vídeos produzidos apenas nessa rede. É possível replicar o conteúdo em outras plataformas, convidando o seguidor a conhecer o canal.

Um exemplo simples é postar apenas um trecho pequeno no reel do Instagram e chamar para assistir ao conteúdo completo no Youtube. Outra opção é preparar e-mails marketing para encaminhar à sua base de dados, com somente uma parte do vídeo ou todo ele.

Faça colaborações com colegas da área da saúde

Você não precisa fazer tudo sozinho, pois uma estratégia interessante é realizar colaborações com outros profissionais da saúde para aprofundar ainda mais o seu conteúdo. Vamos voltar ao exemplo do endocrinologista: você pode produzir um vídeo sobre diabetes com o auxílio das explicações de um nutricionista ou nutrólogo.

Dessa forma, o paciente percebe que você está engajado em levar a ele o melhor material para ajudá-lo a cuidar da saúde. Consequentemente, isso irá melhorar o seu perfil como autoridade na profissão.

Leia também: Como qualificar a presença digital e atrair mais pacientes?

Mantenha uma boa frequência de publicações no seu Youtube na área da saúde

Não adianta postar um vídeo hoje e ficar três meses “sumido” do Youtube. É essencial manter uma boa frequência para engajar o público e até mesmo fazer com que o algoritmo da rede trabalhe ao seu favor, mostrando o seu material para mais pessoas. Uma dica é criar um cronograma de temas e segui-lo, para sempre ter ideias de conteúdos e manter a divulgação.

Tenha um perfil bem organizado

Parece ser básico, mas é muito relevante: a organização. Estamos falando de criar um canal agradável aos olhos das pessoas, com uma boa foto no avatar, títulos corretos, descrições organizadas e até mesmo a categorização em playlists. Isso facilitará encontrar o material de algum assunto e aumentará a vontade de assistir.

Você já tinha pensado em investir no Youtube na área da saúde?

Em meio a todas as novidades que o marketing digital nos traz constantemente, você já tinha pensado em produzir vídeos para o Youtube como forma de fazer a sua instituição ou consultório particular crescer? Nem sempre essa rede é a primeira a aparecer na nossa mente, como mencionou a especialista da E-Saúde, Bárbara Menna. “Às vezes, a gente foca muito no Instagram e em outras plataformas e esquece o quanto o Youtube pode trazer de resultados para a gente, o quanto que ele pode ser útil na nossa estratégia e o quanto ele pode agregar. Temos que olhar para o Youtube com mais carinho.”

Para se aprofundar sobre o assunto, assista abaixo a live na íntegra.

 

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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