Entenda a importância de SEO para clínicas e laboratórios

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de junho de 2024
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Entenda a importância do SEO para clínicas e laboratórios

Aquele velho ditado de “quem não é visto não é lembrado” também vale para as ações de marketing. Essa é a importância do SEO para clínicas e laboratórios quando falamos em estratégia, sendo uma técnica necessária na divulgação de qualquer instituição.

Você já ouviu falar sobre esse termo? Trata-se das estratégias que podem ser utilizadas para fazer com que o conteúdo apareça no topo do Google e acredite: isso é muito importante!

Portanto, criamos este material para aprofundar sobre o assunto e mostrar como investir nesse mecanismo de marketing. Continue lendo e descubra!

Afinal, o que é SEO?

Antes de mostrar a importância do SEO para clínicas e laboratórios, vale saber que essa sigla significa Search Engine Optimization e, como falamos, é um conjunto de táticas para que um site apareça entre as primeiras colocações na lista de resultados do Google, após uma pesquisa por palavras-chave.

A plataforma analisa vários aspectos para criar essa categorização. São os motores de busca que rastreiam os conteúdos de cada site e fazem a chamada “indexação”. É assim que você visualiza as páginas por ordem de relevância.

Agora, pense em quantas vezes você chegou a clicar na segunda página dos resultados. Geralmente, isso acontece apenas quando não encontramos o que buscamos.

É por isso que trabalhar o SEO é fundamental. Um levantamento da Backlinko, uma consultoria internacional de marketing, mostrou que o primeiro link que aparece no Google recebe 27% dos cliques, com 10 vezes mais chances de ser acessado.

Quais os impactos práticos de investir em SEO?

Receber mais cliques no site da sua clínica ou laboratório irá promover impactos práticos e o primeiro deles está na agenda de atendimentos. Isso porque mais pacientes irão encontrar sua instituição!

Quando pesquisarem por cuidados como os que você oferece, logo nos primeiros resultados estará a sua página. Assim, como mencionamos acima, as chances de clicar são maiores e, consequentemente, há melhores possibilidades de escolherem seu negócio.

Além disso, essa visibilidade também indicará a sua preocupação com a qualidade de cada aspecto da instituição, o que irá melhorar a relevância perante o mercado, incluindo a autoridade na área.

Entendi a importância do SEO, mas como colocar em prática?

Aplicar o SEO no seu negócio requer utilizar diversas táticas que mostram ao Google o quanto o seu site é interessante. Veja a seguir quais são as principais ações a serem colocadas em prática.

Use palavras-chave

O SEO é sustentado pelas palavras-chave, termos mais buscados de acordo com cada negócio. Por exemplo, caso você tenha um laboratório em Florianópolis, os seus conteúdos no site precisam conter essas palavras “laboratório” e “Florianópolis”.

Afinal, será assim que um possível paciente irá pesquisar no Google quando precisar desse tipo de cuidado. A partir disso, a plataforma irá entender que sua página é relevante para aquela pessoa.

Essa estratégia deve estar presente nos mais diversos menus do site e, principalmente, no blog, onde será possível aprofundar assuntos que irão atrair e gerar identificação com os seus serviços.

Vale lembrar ainda que as redes sociais também podem receber as ações de SEO, com o uso das palavras-chave na bio do Instagram, legendas e hashtags, por exemplo.

Estruturação do conteúdo

Mais um aspecto que merece atenção nos conteúdos criados para cumprir as regras de SEO é a estruturação. É preciso dividir os textos em headlines, ou seja, títulos e subtítulos que possuam a palavra-chave. Essas categorias são chamadas de H1, H2, H3 e assim por diante.

A velocidade do site

O SEO também é validado com fatores de programação dos sites e um deles é a velocidade de carregamento da página. Afinal, quando há uma grande demora para conseguir acessar algo, as pessoas tendem a desistir e clicar em outro link. Assim, o Google penaliza com um ranqueamento ruim.

Leia também: O que não pode faltar em um site para a saúde?

Importância da segurança no SEO

Outro ponto avaliado é a segurança da página. Então, é preciso prezar pelo protocolo HTTPS, que promove proteção a mais aos dados dos usuários do site e indica a integridade das conexões realizadas.

Responsividade

No momento de preparar as técnicas de SEO, lembre-se ainda da responsividade. Isso significa tornar o site adaptável a diversos dispositivos e não só o desktop do computador, mas também smartphones e tablets, por exemplo.

Você pode conferir mais táticas que ajudam no sucesso dos sites em nosso episódio de podcast: Criando sites que multiplicam resultados na área da saúde.

Não se esqueça: os conteúdos precisam ser relevantes

O algoritmo do Google é inteligente e percebe quando os materiais produzidos nos sites não possuem relevância, sendo apenas um aglomerado de palavras-chave e headlines.

Portanto, invista em textos, vídeos, imagens e outros formatos que abordem assuntos que realmente interessam o seu público, assim como mostram que você possui a expertise de falar sobre aquilo.

Precisa de ajuda na implantação de SEO?

Agora que você entende a importância do SEO para clínicas e laboratórios, fazer com que ele funcione requer conhecimentos nos aspectos técnicos da programação do site, além de tempo hábil para a criação de conteúdo. Por isso, gestores costumam terceirizar esse trabalho.

Porém, é fundamental encontrar uma equipe capacitada. A E-Saúde, por exemplo, é uma agência especializada em marketing para médicos, que coloca em prática as ações conforme as necessidades específicas das instituições da área.

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho e solucionar qualquer dúvida que tenha restado? Entre em contato.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de junho de 2024
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