SEO para Instagram: como adaptar meus posts para a plataforma?

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SEO para Instagram: como adaptar meus posts para a plataforma?

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 22/08/2022

Assim como existem técnicas para aparecer para a maior quantidade de pessoas possível em uma pesquisa orgânica no Google, também existe o SEO para Instagram. Essa estratégia tem como objetivo aumentar o número de pessoas que recebem os seus conteúdos sem precisar pagar para isso, o que é conhecido como forma orgânica.

O Instagram é a maior rede social do Brasil atualmente, sendo uma plataforma voltada ao compartilhamento de fotos e vídeos com legendas. Dentro da saúde, existem muitos conteúdos que podem ser publicados para engajar com o seu público, aumentar a visibilidade da sua clínica e converter novos pacientes. O problema é que cada vez mais está difícil chegar de forma orgânica até os seus seguidores. Isso se dá pela grande quantidade de conteúdo na rede.

De acordo com a Omnicore, agência especializada em marketing digital, a cada segundo são publicadas mais de mil fotos nessa ferramenta! Além disso, estima-se que, em um dia, mais de 95 milhões de fotos e vídeos são publicados.

Dentro de tanto conteúdo disponível, é preciso buscar uma forma de criar posts que realmente cheguem até as pessoas. Uma forma de fazer isso é por meio do SEO para Instagram. Continue lendo para saber mais e veja nossas dicas para aplicar essa estratégia.

Quais são as estratégias de SEO para Instagram?

Antes de falarmos sobre as melhores estratégias de SEO para Instagram, é importante entender um pouco mais sobre esse conceito. SEO é o termo utilizado dentro do marketing digital para falar sobre o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas ou publicações de um site no Google e em outros buscadores, sem precisar patrociná-las ou criar anúncios, ou seja, de forma totalmente gratuita.

Vale ressaltar que isso não significa que você conseguirá aumentar em uma quantidade absurda o seu alcance e milhões de pessoas verão o seu conteúdo! O que acontecerá é que a porcentagem de seguidores que verá os seus posts será maior, mas ainda sim será limitada.

Com esse ponto esclarecido, podemos partir para as nossas dicas de SEO para Instagram. Confira!

Utilize palavras-chave relacionadas

É isso mesmo! Utilizar palavras-chave fortes fará toda a diferença no SEO para Instagram. Claro que isso não deve ser feito da mesma forma que você faria para um blog. O importante é encontrar temos que estejam relacionados com a sua instituição e utilizá-los:

  • no seu nome;

  • na descrição, a famosa bio;

  • nos conteúdos e

  • nas hashtags, se fizer sentido.

Escolha os termos que mais fazem sentido e que realmente transmitam o seu objetivo, lembrando que não se deve ser sensacionalista ou prometer algo que não pode ser cumprido. Por isso, nada de colocar “Melhor clínica de Florianópolis”, por exemplo, uma vez que isso pode dar problemas com o Conselho Federal de Medicina.

Saiba mais sobre publicidade e ética

Aqui, vale destacar que na hora de criar a sua bio não basta apenas citar um monte de palavras-chave. Insira informações que realmente são relevantes, como a área de atuação, números interessantes e o que mais você achar relevante. Isso ajudará alguém que visita a sua página a entender o que você faz.

Veja como é a nossa bio e inspire-se para fazer a sua.

(Imagem: print da bio da E-saúde)


Personalize suas hashtags

Usar os termos gerais relacionados a sua clínica em todos os posts é uma ideia, mas recomendamos que você vá ainda além. Utilize hashtags que realmente tem relação com o conteúdo publicado. Se você criou um post para falar sobre o impacto da alimentação na saúde, por exemplo, pode utilizar termos que são muito pesquisados e estão relacionados como #alimentacaosaudavel e #comerbemfazbem.

Textos, imagens e vídeos de qualidade

Outra estratégia de SEO para Instagram que fará toda a diferença para os seus resultados é produzir conteúdos que realmente tenham qualidade. Isso vale tanto para a parte textual quanto a visual, seja um vídeo ou imagem.

Em relação ao texto, traga informações que sejam importantes, baseadas em pesquisas e fontes científicas e/ou médicas, além de dicas e entrevistas com especialistas, por exemplo. Por isso, nada de criar publicações só para cumprir o calendário editorial. Planeje, pense e crie conteúdos que tenham um impacto real para quem lê.

Já para os elementos visuais, foque em alta qualidade. Uma boa ideia é utilizar fotos e vídeos próprios, mostrando a equipe, a estrutura, as salas de atendimento e a recepção, como se fosse uma visita virtual.

Veja nossas dicas para gravar seus vídeos e confira como deixar a vergonha de lado nesses momentos.

Caso você não tenha tempo para gravar vídeos ou tirar fotos, é possível utilizar um banco de imagens, que pode ser gratuito ou pago.

Além dessas três dicas, que já farão toda a diferença na sua estratégia de SEO para Instagram, recomendamos:

  • insira um local nas suas publicações para que mais pessoas encontrem sua clínica;

  • faça publicações para engajar com seus seguidores;

  • responda os comentários feitos nas publicações;

  • não foque apenas em um tipo de conteúdo. Publique vídeos, fotos e carrosséis e

  • tenha uma frequência de publicação definida.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre SEO para Instagram? Então, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing digital.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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