Como usar o inbound marketing para clínicas de reprodução humana?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
17 de November de 2024
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Como usar o inbound marketing para clínicas de reprodução humana?

A fertilização assistida é um assunto cheio de detalhes e que pode gerar muitas dúvidas. Por isso, nada mais comum do que os casais que almejam ter filhos por essas técnicas buscarem informações de qualidade. É assim que entra em cena a necessidade da estratégia de inbound marketing em clínicas de reprodução humana.

Afinal, cerca de 94% dos brasileiros buscam por conteúdos de saúde na Internet, segundo um levantamento da consultoria Minuto Saudável. 63% dessas pessoas prezam por materiais criados ou revisados por profissionais especializados.

Porém, como essa ação de inbound se relaciona com a demanda por conteúdos? Nós preparamos este post para explicar cada detalhe e ainda oferecer um exemplo de sucesso que temos com nosso cliente Clínica Fecondare. Continue lendo e confira!

O que é o inbound marketing?

Popularizado em 2009, nos Estados Unidos, o conceito de inbound marketing é hoje um excelente meio de posicionar empresas de diferentes ramos na web, com o objetivo de atrair, encantar, converter e fidelizar clientes.

No campo médico, como na área de reprodução humana, isso não é diferente. Trata-se de um marketing de conteúdo voltado a oferecer ao público-alvo a informação de qualidade que este precisa para resolver suas dúvidas e problemas.

A partir disso, a instituição se torna uma referência no mercado, pois ficará conhecida pelo auxílio que ofereceu e, quando o paciente decidir marcar uma consulta com tal especialidade, irá se lembrar da clínica ou hospital.

Como montar uma estratégia de inbound marketing?

Chegou a hora de “colocar a mão na massa” e saber como iniciar o trabalho de inbound marketing. Na E-Saúde, somos especialistas nessa estratégia para empresas de saúde e, resumidamente, realizamos o seguinte passo a passo.

Conhecer o público-alvo

Para conversar com um possível futuro paciente, é preciso conhecê-lo a fundo. Isto é, saber quais são suas necessidades, preocupações, medos, condições sócio psicossociais e desejos, entre outros aspectos.

Você pode obter essas informações por meio de pesquisas ou pela observação diária nos atendimentos. Por exemplo, a faixa etária dos casais, motivos pelos quais não conseguem engravidar naturalmente, regiões em que moram e todos os outros dados que irão ajudar na formulação da persona, ou seja, do “paciente ideal” que costuma buscar pelos seus cuidados.

Entender a jornada do paciente

Qual “caminho” o seu paciente faz desde encontrar a sua clínica até marcar uma consulta? Essa é a chamada “jornada do paciente” que, no inbound marketing, se envolve com o funil de vendas.

Estamos falando das informações que serão oferecidas em cada uma das etapas que a pessoa passa para reconhecer que precisa dos atendimentos da sua clínica de reprodução humana. Veja abaixo alguns exemplos de conteúdos que podem ser criados.

Topo de funil

É a fase em que nem todos os pacientes percebem que possuem um problema. É a sua tarefa, portanto, mostrar que existe essa questão e que ela pode ser solucionada.

No âmbito da fertilização assistida, é possível investir em materiais, como textos e vídeos, sobre os sinais de alerta de que um casal está com dificuldade de conceber, como uma certa quantidade de meses de relações desprotegidas que não resultaram em gravidez.

Meio do funil

No meio do funil, o paciente reconhece que possui um problema e busca formas de solucioná-lo. É a hora de explicar sobre as diversas causas que podem levar à infertilidade e os tratamentos existentes.

Fundo de funil

Por fim, o fundo de funil objetiva mostrar o porquê da sua clínica ser a melhor opção para os cuidados de reprodução assistida. Apresente os seus diferenciais, equipe de especialistas, tratamentos realizados e muito mais.

Onde realizar essa estratégia?

Para colocar em prática a estratégia de inbound marketing é preciso ter um site, onde você irá apresentar todas as informações relevantes sobre a sua clínica: tratamentos oferecidos, fotos da estrutura, corpo clínico, diferenciais e muito mais.

Na página, acrescente ainda um espaço para o blog, que receberá os conteúdos produzidos em cada etapa do funil. Além disso, invista em e-books, vídeos e não se esqueça das produções nas redes sociais.

Analise cada canal de comunicação para traçar as ações necessárias neles. Com o apoio de uma agência especializada em marketing médico, como a E-Saúde, essa tarefa se torna mais tranquila.

Utilize palavras-chave

Um dos recursos essenciais no inbound marketing é o uso de palavras-chave. Esses termos irão contribuir para que o futuro paciente encontre a sua clínica por meio de uma pesquisa orgânica no Google.

Veja um exemplo simples: você quer posicionar bem um texto sobre fertilização in vitro que está no seu blog, sendo que a sua clínica está em São Paulo. Então, é necessário utilizar os termos “fertilização in vitro” e “São Paulo”.

Outro caso, para um material de topo de funil, seria: “dificuldade para engravidar”. Assim, por meio de pesquisa em sites sobre palavras-chave, você irá encontrar quais termos utilizar e, a partir deles, deixará seus conteúdos mais visíveis no ranqueamento do Google.

Como a Clínica Fecondare cresceu apoiada nas estratégias de inbound marketing

Vamos conhecer um exemplo prático! A Clínica Fecondare, cliente da E-Saúde, é altamente qualificada em medicina reprodutiva e está situada no Hospital Baía Sul Medical Center, em Florianópolis (SC).

O vanguardismo no uso de técnicas e equipamentos, o tratamento acolhedor e individualizado aos casais, a infraestrutura e o conforto do espaço físico propiciam segurança e bem-estar a todos os pacientes.

A nossa parceria com a Fecondare se iniciou em 2011, quando a E-saúde ainda estava dando os seus primeiros passos no marketing digital para a área da saúde. Desse tempo para cá, buscamos continuamente inovar nossas estratégias para ajudar a clínica a alcançar seus objetivos.

A estratégia

Utilizamos como meio para atingir os objetivos a metodologia de inbound marketing, focada principalmente na geração de conteúdo. Dentre as ferramentas aplicadas, podemos listar:

  • criação e otimização de artigos por mês;
  • produção de e-books, abordando temas relacionados à área de atuação da clínica;
  • gravação e edição de vídeos e lives com os médicos da clínica;
  • criação de perfis no Instagram, LinkedIn, YouTube, Doctoralia e Google Meu Negócio;
  • produção de conteúdo especializado para blog e mídias sociais;
  • relacionamento com pacientes e leads por e-mail;
  • potencialização da visibilidade da clínica com anúncios no Google Ads, Facebook e Instagram Ads;
  • SAC 2.0.

Os resultados

Usuários no site

Desde o início da estratégia de marketing digital, o site da Fecondare já totalizou mais de 2,4 milhões de usuários. Destes, cerca de 80% vieram de origem orgânica, ou seja, por meio do ranqueamento no Google.

Termos rankeados

O site da Fecondare chegou a ranquear no Google quase 17 mil termos relevantes para sua estratégia, sendo mais de 5 mil foram na primeira página.

Presença nas mídias sociais

Em novembro de 2024, o perfil da Fecondare no Instagram tem milhares de seguidores. As publicações recebem, com frequência, uma alta taxa de engajamento, principalmente quando tratam de notícias relacionadas à reprodução assistida ou contam com a imagem dos médicos da clínica.

Conversão

As taxas de conversão indicam o número de pessoas que deram um passo além do consumo de conteúdo e buscaram informações diretamente com a clínica ou agendaram uma consulta. As conversões consistem em:

  • ligações;
  • cliques no botão do WhatsApp;
  • contato via formulário do site;
  • solicitação de agendamento no site.

Como usar o Inbound Marketing para Clínicas de Reprodução Humana?

Apenas o inbound marketing não basta

Você percebeu o quanto a estratégia de inbound marketing é valiosa, mas com o exemplo da Clínica Fecondare, também fica claro a relevância da etapa seguinte: de conversão. Esse é o momento de união com as vendas. Isto é, continuar o processo de encantamento do paciente para que ele possa, finalmente, marcar uma consulta.

Por isso, a E-Saúde também oferece um treinamento de atendimento para clínicas de reprodução humana. Dessa forma, sua equipe saberá como abordar as pessoas corretamente, com sensibilidade e atenção, a fim de mostrar que sua instituição é o melhor lugar para obter os cuidados desejados.

Caso queira saber mais, fale com nosso estrategista: clique aqui.

Também se aprofunde no assunto com o episódio de podcast que preparamos: integração de marketing e vendas na saúde.

Ficou com alguma dúvida sobre o uso de inbound marketing em clínicas de reprodução humana?

Esperamos que este material sirva como fonte de informação e inspiração sobre o inbound marketing, especialmente quando aplicado nas estratégias de clínicas de reprodução humana.

No entanto, caso tenha restado alguma dúvida, não pense duas vezes e venha conversar com a nossa equipe. Temos um time especializado no assunto e que está à disposição para ajudar. Entre em contato.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
17 de November de 2024
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