Como gerenciar tempo e energia sendo médico e gestor de clínica

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
27 de janeiro de 2022
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Como gerenciar tempo e energia sendo médico e gestor de clínica

As expectativas de crescimento, as metas de resultados e as demandas dos colaboradores competem com o propósito de atender os pacientes com qualidade e dedicar-se ao exercício da medicina no dia a dia do profissional que é médico e gestor de clínica. A gestão do tempo é um desafio diário para os gestores em todos os segmentos. Na área de saúde não seria diferente.

Neste artigo, abordaremos estratégias que podem ajudar a gerenciar o tempo e a energia para que essas duas funções — e sua vida lá fora — sejam bem equilibradas, com resultados positivos para a empresa, os colaboradores e, sobretudo, para você e seus pacientes.

Os desafios do médico gestor de clínica

Manter uma empresa toda funcionando, com funcionários cumprindo as tarefas e oferecendo um serviço de qualidade aos clientes — pacientes, neste caso —, é uma atribuição que, por si só, já exigiria dedicação integral. E este é o maior desafio de um médico e gestor de clínica.

Além de se dedicar ao bom andamento do negócio, como será possível praticar uma medicina com olhar mais humanizado, com enfoque prioritário no cuidado e atenção ao paciente?

Muitos profissionais sentem dificuldade em encontrar a resposta. Assim, trabalham dia e noite, exercem uma função com a mente nos problemas da outra e, na maioria das vezes, não conseguem o desempenho pretendido em nenhuma delas. Não à toa um estudo divulgado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina, mostrou que 33,9% dos médicos apresentam grau moderado de Burnout. E 1 a cada 10 médicos brasileiros sofre com o nível extremo da síndrome.

Esse desgaste de tempo e energia é uma dos principais entraves para o gestor. A solução passa por uma mudança de crenças e postura:

  • Trabalhar menos não o fará negligente.
  • Cercar-se de pessoas talentosas não o fará menos competente.
  • Atender menos pacientes em um dia não o fará menos produtivo.
  • Dizer não à algumas tarefas é necessário para priorizar outras.

Como priorizar as atividades de cada dia?

O ritmo imposto pela sociedade nos leva a acreditar que todas as oportunidades devem ser aproveitadas. Porém, nem sempre é assim. Por essa razão, é preciso escolher o que merece prioridade. Para não se sobrecarregar, uma boa dica é avaliar todas as variáveis antes de aceitar novos desafios.

Muitos dos nossos parceiros, que são médicos e gestores em saúde, adotam alguns critérios para definir o que é prioridade e o que pode ser um ladrão de tempo e energia. Para identificá-los, basta uma pequena reflexão sobre 3 pontos:

  1. Essa atividade me permite estar 100% onde quer que esteja? Os ladrões de energia roubam a sua atenção não só no consultório, mas também no lazer com a família;
  2. Esse hábito controla a minha rotina? Sentir obrigação de verificar o smartphone a cada nova notificação das redes sociais — ou de compartilhar tudo o que faz, por exemplo;
  3. Essa atitude consome minhas energias? Tarefas que desgastam corpo e mente e nunca trazem bons resultados ou satisfação pessoal nem profissional.

Se sua resposta for positiva para alguma dessas reflexões, vale a pena conferir as próximas dicas para melhorar a gestão do seu tempo e energia como médico e gestor de um negócio de saúde.

Leia também: É médico é gestor de clínica? Saiba como atrair os pacientes ideais

Dicas para bons resultados como médico e gestor de clínica

Conversamos com diversos médicos e gestores parceiros da E-saúde diariamente. De maneira geral, notamos alguns hábitos comuns à maioria deles. São práticas que trazem uma rotina mais equilibrada e resultados satisfatórios — tanto no exercício da medicina quanto na gestão do negócio. Por isso, os listamos a seguir.

Usar softwares e aplicativos

Adotar um software eficaz para gestão integrada da empresa, com acompanhamento de cada área por meio de uma única ferramenta, ajuda a otimizar o tempo do gestor e do restante da equipe. Além disso, ajuda a gerenciar o relacionamento com o paciente e minimiza os erros que levam a cancelamentos de consultas e exames, por exemplo.

Os aplicativos de agenda e organização de tarefas são grandes aliados para gerenciar o tempo do médico e gestor de clínica que costuma ter muitos compromissos ao longo do dia para diferentes empresas ou assuntos. Do ponto de vista pessoal, ajuda a ter uma visão mais ampla de como está a sua rotina e avaliar quando é hora de reduzir o ritmo.

Organizar as prioridades com antecedência

Antes de dormir, vale a pena conferir a agenda e as tarefas do dia seguinte. Dessa maneira, é possível fazer alguns ajustes que possam deixar a jornada mais leve, sem o risco de precisar cancelar compromissos em cima da hora.

Essa prática é muito útil para otimizar o tempo. Isso porque, ao acordar, você já está com o dia organizado. Assim, não precisa consumir tempo nem energia para decidir o que fazer primeiro e o que pode ficar para mais tarde, por exemplo.

Evitar a procrastinação

A palavra ganhou espaço entre gestores ultimamente, mas é o resumo daquele velho ditado que dizia que não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Em um bate-papo que tivemos com o Dr. Alexandre Rosa, médico e gestor de clínica, dono da Retina Pro, em nosso podcast F5 E-saúde, ele relembrou a expressão: “Se algo pode ser feito em dois minutos, faça agora!”.

Assista aqui o podcast:

Essa é uma das premissas do GTD (Getting Things Done), uma metodologia de produtividade, que destaca a importância de estar engajado em uma tarefa para que ela seja cumprida com a maior eficiência e garanta os melhores resultados. Tudo a ver com a nossa conversa até aqui, não é mesmo?

Delegar tarefas

Todos temos uma tendência a centralizar as decisões por acreditar que ninguém fará melhor que nós mesmos. Isso é natural, sobretudo quando a empresa está nos primeiros passos. Mas, na realidade, se sua gestão é organizada e a instituição tem uma cultura de empresa bem definida, o time de colaboradores será capaz de desempenhar as tarefas como esperado.

Para isso, no entanto, é fundamental cercar-se de profissionais qualificados, com competências que vão além da técnica, especialmente no caso de supervisores ou gestores de área. Essa é uma forma de otimizar o seu tempo e sua energia como gestor.

Terceirizar serviços

Sabemos que é importante, como gestor, que você tenha um conhecimento sobre as mais diversas áreas, como administração, legislação, finanças, marketing, liderança, gestão de processos, por exemplo. No entanto, se tentar gerir, sozinho, todas essas áreas da sua empresa, o resultado será catastrófico.

Ao contrário, ao terceirizar esses serviços, você cria uma rede de parceiros confiáveis capazes de avaliar os acertos e os pontos de atenção. Ao lado desses profissionais, sua clínica pode construir estratégias de melhorias e crescimento, e colocá-las em prática sem interferir na sua prestação de serviços, no seu core, que é a promoção da saúde.

Do ponto de vista do Marketing, não basta apenas publicar alguns posts nas redes sociais para consolidar-se digitalmente, por exemplo. É fundamental contar com um time de estrategistas capazes de criar um planejamento de comunicação que fortaleça a sua imagem e consolide a autoridade da sua instituição de saúde.

Para saber como tornar essa parceria possível, você pode conhecer melhor o trabalho da E-saúde Marketing aqui mesmo em nosso site ou conversando com um de nossos consultores. Estamos sempre disponíveis.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
27 de janeiro de 2022
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