Conseguir uma agenda com melhores pacientes e otimizar o gerenciamento de tempo são grandes desafios para quem é médico e gestor de clínica. Além de todos os processos administrativos, é preciso assegurar que a agenda estará sempre cheia para garantir um faturamento recorrente e significativo. E para isso, mais do que atrair pacientes, é preciso atrair os pacientes certos!
Para atrair melhores pacientes para sua clínica é preciso concentrar seus esforços em estratégias que realmente vão trazer os resultados esperados. Como ações e investimentos assertivos, além de aumentar o número de consultas, também é possível melhorar seu gerenciamento de tempo e conquistar uma qualidade de vida melhor.
Mas o que fazer para conseguir uma agenda com melhores pacientes? A seguir, nós apresentamos as melhores dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira!
Conheça seu paciente ideal
O primeiro passo para aumentar sua agenda e concentrar seus esforços em estratégias eficientes é conhecer o perfil do paciente que você deseja atrair. Para isso, você deve elaborar algumas perguntas que são fundamentais para conhecê-lo melhor, como:
O que eles estão procurando?
Como consomem informações sobre saúde?
Priorizam baixo custo ou alta qualidade?
Quais as principais dores/necessidades que possuem?
Quais as principais motivações para buscar atendimento médico?
A qual classe social eles pertencem?
Enfim, essas são algumas perguntas que vão te ajudar a conhecer melhor o perfil do seu paciente. Ao encontrar características semelhantes entre eles, fica mais fácil delimitar o tipo de paciente que você deseja atrair e, assim, definir quais os desafios e caminhos para conseguir atraí-los.
Invista em estratégias de marketing para saúde
A confiança sobre a clínica e equipe médica é um dos fatores determinantes na escolha do paciente. Para que essa confiança seja gerada, é preciso construir sua reputação, demonstrar autoridade e tornar-se referência em sua área de atuação.
Como estamos vivendo na era do paciente digital, nada melhor do que investir em estratégias de marketing que vão te ajudar a atrair e conquistar mais pacientes para sua clínica. Veja o que você pode fazer!
Crie um blog
A criação de um blog é uma das estratégias mais eficazes para demonstrar sua autoridade e ser encontrado por um número maior de possíveis pacientes. Com conteúdos relevantes e educativos, você pode demonstrar sua expertise e oferecer informações úteis e que solucionem alguma dor do seu paciente.
E como isso pode atrair mais pacientes? Simples, esse é um dos passos para o início de uma relação de confiança e proximidade. Ao notar sua autoridade sobre seu segmento, as chances de o paciente lembrar de você quando estiver pronto para escolher uma clínica serão muito mais altas.
Aposte em mídia paga
A mídia paga é uma estratégia para atrair mais pacientes para sua clínica a curto prazo. A grande vantagem é que você pode criar anúncios segmentados para que eles atinjam somente o perfil do paciente que você deseja atrair. Assim, você concentra esforços e investimentos somente no que, de fato, irá trazer retorno.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são importantes aliadas para promover o relacionamento com possíveis pacientes. Para se aproximar de pacientes em potencial, é válido investir em estratégias de posicionamento que irão ajudar a aumentar sua autoridade e fortalecer sua imagem. Além de publicações orgânicas, também é válido investir em estratégias de Facebook Ads e Instagram Ads para atingir mais pessoas.
Fidelização: uma aliada estratégica na retenção de pacientes
Você sabia que conquistar novos pacientes é cerca de 7 vezes mais caro do que manter os já existentes? Por isso, não basta apenas investir em estratégias para atrair mais pacientes, é preciso fidelizar aqueles que você já conquistou.
Além de reduzir custos, é possível otimizar o gerenciamento de tempo, já fidelizar um paciente exige menos tempo do que atrair novos. Mas, claro, desde que você utilize as estratégias corretas.
Aqui, o e-mail marketing é a principal estratégia que pode te ajudar nessa missão. O envio de conteúdos personalizados demonstra que você continua preocupado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de cada paciente mesmo após uma consulta ou procedimento.
O e-mail também é o melhor canal para enviar pesquisas de satisfação. Avaliar a experiência do paciente é essencial para descobrir possíveis pontos de melhorias e, assim, oferecer uma experiência cada vez mais positiva a ele, além de colocar isso em prática para a conquista e fidelização de novos pacientes.
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