É médico e gestor de clínica? Saiba como conseguir os pacientes ideais

É médico e gestor de clínica? Saiba como conseguir os pacientes ideais

Atualizado 21/07/2021

Conseguir uma agenda com melhores pacientes e otimizar o gerenciamento de tempo são grandes desafios para quem é médico e gestor de clínica. Além de todos os processos administrativos, é preciso assegurar que a agenda estará sempre cheia para garantir um faturamento recorrente e significativo. E para isso, mais do que atrair pacientes, é preciso atrair os pacientes certos!

Para atrair melhores pacientes para sua clínica é preciso concentrar seus esforços em estratégias que realmente vão trazer os resultados esperados. Como ações e investimentos assertivos, além de aumentar o número de consultas, também é possível melhorar seu gerenciamento de tempo e conquistar uma qualidade de vida melhor.

Mas o que fazer para conseguir uma agenda com melhores pacientes? A seguir, nós apresentamos as melhores dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira!

Conheça seu paciente ideal

O primeiro passo para aumentar sua agenda e concentrar seus esforços em estratégias eficientes é conhecer o perfil do paciente que você deseja atrair. Para isso, você deve elaborar algumas perguntas que são fundamentais para conhecê-lo melhor, como:

  • O que eles estão procurando?

  • Como consomem informações sobre saúde?

  • Priorizam baixo custo ou alta qualidade?

  • Quais as principais dores/necessidades que possuem?

  • Quais as principais motivações para buscar atendimento médico?

  • A qual classe social eles pertencem?

Enfim, essas são algumas perguntas que vão te ajudar a conhecer melhor o perfil do seu paciente. Ao encontrar características semelhantes entre eles, fica mais fácil delimitar o tipo de paciente que você deseja atrair e, assim, definir quais os desafios e caminhos para conseguir atraí-los.

Invista em estratégias de marketing para saúde

confiança sobre a clínica e equipe médica é um dos fatores determinantes na escolha do paciente. Para que essa confiança seja gerada, é preciso construir sua reputação, demonstrar autoridade e tornar-se referência em sua área de atuação.

Como estamos vivendo na era do paciente digital, nada melhor do que investir em estratégias de marketing que vão te ajudar a atrair e conquistar mais pacientes para sua clínica. Veja o que você pode fazer!

Crie um blog

A criação de um blog é uma das estratégias mais eficazes para demonstrar sua autoridade e ser encontrado por um número maior de possíveis pacientes. Com conteúdos relevantes e educativos, você pode demonstrar sua expertise e oferecer informações úteis e que solucionem alguma dor do seu paciente.

E como isso pode atrair mais pacientes? Simples, esse é um dos passos para o início de uma relação de confiança e proximidade. Ao notar sua autoridade sobre seu segmento, as chances de o paciente lembrar de você quando estiver pronto para escolher uma clínica serão muito mais altas.

Aposte em mídia paga

mídia paga é uma estratégia para atrair mais pacientes para sua clínica a curto prazo. A grande vantagem é que você pode criar anúncios segmentados para que eles atinjam somente o perfil do paciente que você deseja atrair. Assim, você concentra esforços e investimentos somente no que, de fato, irá trazer retorno.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são importantes aliadas para promover o relacionamento com possíveis pacientes. Para se aproximar de pacientes em potencial, é válido investir em estratégias de posicionamento que irão ajudar a aumentar sua autoridade e fortalecer sua imagem. Além de publicações orgânicas, também é válido investir em estratégias de Facebook Ads e Instagram Ads para atingir mais pessoas.

Fidelização: uma aliada estratégica na retenção de pacientes

Você sabia que conquistar novos pacientes é cerca de 7 vezes mais caro do que manter os já existentes? Por isso, não basta apenas investir em estratégias para atrair mais pacientes, é preciso fidelizar aqueles que você já conquistou.

Além de reduzir custos, é possível otimizar o gerenciamento de tempo, já fidelizar um paciente exige menos tempo do que atrair novos. Mas, claro, desde que você utilize as estratégias corretas.

Aqui, o e-mail marketing é a principal estratégia que pode te ajudar nessa missão. O envio de conteúdos personalizados demonstra que você continua preocupado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de cada paciente mesmo após uma consulta ou procedimento.

O e-mail também é o melhor canal para enviar pesquisas de satisfação. Avaliar a experiência do paciente é essencial para descobrir possíveis pontos de melhorias e, assim, oferecer uma experiência cada vez mais positiva a ele, além de colocar isso em prática para  a conquista e fidelização de novos pacientes.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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