Automatizar processos, sem perder a qualidade dos serviços prestados e continuar encantando os pacientes: essa é a missão da IA no marketing em saúde, ou seja, dos recursos da inteligência artificial.
Esse campo da ciência utiliza algoritmos para substituir trabalhos repetitivos que levam muito tempo quando realizados por humanos. Assim, as equipes de empresas, inclusive as de instituições de saúde, podem focar em outras ações.
Como colocar isso em prática de forma que ofereça melhorias no dia a dia das ações de divulgação e comunicação de uma clínica, hospital, laboratório ou consultório? Iremos revelar neste texto. Confira!
Índice
Não fique para trás no uso da IA
Frequentemente, vemos notícias sobre inovações no ramo da inteligência artificial, mas saiba que o uso da IA no marketing em saúde já não é novidade. Uma pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) revelou que cerca de 62% dos hospitais entrevistados utilizam a tecnologia.
A maioria dessas instituições usam chatbots para o atendimento, mas essa é apenas uma das várias aplicações deste recurso. Muitas outras estratégias também podem ser implementadas.
Como usar IA no marketing em saúde?
Vamos listar as sete principais formas que você pode utilizar a inteligência artificial nas suas estratégias de marketing. Confira a seguir e veja o que você pode implantar.
1. Pesquisas para conhecimento da persona
Persona é uma forma mais aprofundada de conhecer o público-alvo de uma clínica ou hospital. Isto é, o “paciente ideal” que você costuma atender ou quer recepcionar na sua empresa médica.
A IA no marketing em saúde é capaz de criar pesquisas que irão desvendar os perfis desses pacientes, com descrições sobre suas principais queixas, necessidades, interesses e preferências. Tudo isso irá guiá-lo nas demais estratégias para deixar sua agenda de atendimentos sempre cheia.
2. Otimizar tempo no agendamento com chatbots
Quem nunca perdeu vários minutos na espera de um atendimento telefônico para agendar uma consulta ou exame? Isso não é mais necessário!
Como descrevemos anteriormente, as instituições de saúde já estão utilizando os chatbots para realizar esses trabalhos. Com a programação correta, eles apresentam aos pacientes os horários disponíveis e fazem as marcações, tornando tudo mais prático.
Também podem solucionar dúvidas, confirmar ou cancelar agendamentos, lembrar sobre retornos e muito mais. Falamos sobre esses e outros recursos em um episódio do nosso podcast. Ouça aqui.
3. Criação de conteúdos com IA no marketing em saúde
Uma das funções da IA mais conhecida é a criação de conteúdos, como textos e imagens. Você também pode utilizar esse recurso – o ChatGPT, por exemplo – na sua rotina de ações de marketing em saúde, com a produção de materiais para site, redes sociais e mensagens que serão enviadas à sua equipe e pacientes.
Porém, nunca se esqueça de revisar o que a inteligência artificial produz. O sistema pode cometer erros e eles não devem manchar a imagem da sua empresa. Além disso, não se sabe como os motores de busca irão interpretar conteúdo gerado por IA no ranqueamento orgânico.
4. Auxílio com as técnicas de SEO
A IA no marketing em saúde também é uma aliada para ajudar na otimização dos conteúdos criados conforme as técnicas de SEO. Estamos falando do mecanismo do Google para ranquear as páginas indexadas, que pode fazer com que seu site ou blog apareça nos primeiros resultados de pesquisas.
Com a tecnologia, é possível descobrir onde acrescentar palavras-chaves, alt-text, tags e outros recursos que irão contribuir para o bom ranqueamento do material.
5. Automatização de envios
No marketing médico, existem ações que envolvem o envio de e-mail e mensagens para os pacientes. De início, pode parecer uma tarefa monótona, mas não precisa ser assim com o uso da IA.
Você pode automatizar os envios, de acordo com o que deseja que cada tipo de paciente receba. Por exemplo, um grupo com determinada condição de saúde irá conferir o material sobre aquele assunto. Já outro receberá um conteúdo diferente. Imagine, portanto, o tempo que sua equipe irá economizar.
6. IA no marketing em saúde para pesquisas de satisfação
No pós-consulta, é importante saber a opinião do paciente a respeito do atendimento, a fim de conhecer os pontos que merecem melhorias e aprimorar os serviços de forma constante. A IA também ajuda nisso.
Basta solicitar ao algoritmo a criação de uma pesquisa de satisfação, de acordo com o que você precisa saber. O envio automatizado pode ainda ser feito pela tecnologia.
7. Análises de dados
Após implementação das estratégias de marketing em saúde, utilize a IA para auxiliar na análise dos dados e resultados obtidos. Assim, você terá maior clareza sobre o que alcançou, quais ações foram benéficas e as que devem ser alteradas.
Use a IA no marketing em saúde, mas não se esqueça de humanizar o atendimento
A IA no marketing em saúde é uma grande aliada para economizar tempo e facilitar as tarefas monótonas. No entanto, o atendimento de uma instituição de saúde deve continuar com base na humanização.
É fundamental ter atendentes para solucionar as dúvidas complexas ou os problemas que aparecerem, uma equipe de recepção bem treinada e profissionais focados no bem-estar dos pacientes. Afinal, com a união dos benefícios da tecnologia e da empatia humana, a sua clínica, hospital ou laboratório pode se diferenciar.
Vamos conversar mais sobre tudo isso? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato e nossos especialistas irão ajudar.