O Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, pode ser aplicado em diversos segmentos e setores, inclusive no marketing em saúde. Esse conceito se baseia na teoria que 80% dos resultados alcançados são uma consequência de apenas 20% das suas causas.
Índice
Ao entender melhor quais são as causas, é possível ter um cenário geral da situação e tomar as melhores decisões para a empresa. Assim, é possível evitar ações que impactam negativamente no lucro, na reputação da empresa ou em crises de marca. Além disso, outros problemas que impactam não apenas o marketing, mas também todos os outros setores da instituição de saúde, podem ser prevenidos.
Continue lendo para saber mais sobre o Princípio de Pareto e entender como usá-lo para alavancar suas estratégias de marketing.
O que é o Princípio de Pareto?
O Princípio de Pareto é uma teoria que afirma que 80% dos efeitos são gerados por 20% das causas, valendo tanto para resultados positivos quanto negativos. Essa teoria foi criada pelo consultor de negócios Joseph Moses Juran, que passou anos estudando as descobertas do cientista político, sociólogo e economista Vilfredo Pareto.
Vilfredo, por sua vez, encontrava a regra 80/20 em todos os lugares. Um dos primeiros casos documentados envolveu o cultivo de ervilhas, sendo que apenas 20% das vagens produziam 80% desse produto.
Apesar desse exemplo ser extremamente segmentado, Juran se surpreendeu com a universalidade da regra de Pareto, já que ela pode ser usada em casos envolvendo questões:
- administrativas;
- econômicas;
- computacionais;
- sociológicas e
- marketing.
O Princípio de Pareto aplicado no marketing médico
Você já deve ter entendido como funciona o Princípio de Pareto, mas deve estar se perguntando qual é a sua relação com o marketing e, mais especificamente, com a área médica. Basicamente, essa teoria pode ser aplicada de diversas formas que facilitam a compreensão dos seus serviços e pacientes, como:
- 80% do seu faturamento é gerado por 20% dos pacientes;
- 80% do lucro vem de 20% dos serviços prestados;
- 80% do tráfego do seu blog vai para 20% dos artigos;
- 80% das queixas são feitas por 20% dos pacientes e
- 80% das suas conversões ocorrem com apenas 20% das suas campanhas.
Ao identificar exatamente quem são os pacientes, quais são os serviços mais valorizados e quais são as campanhas mais valorizadas é possível direcionar os esforços para eles, potencializando as estratégias. Vale ressaltar aqui que se você colocar alguma dessas teorias no papel para validar verá que não ficará exatamente 80/20, mas algo próximo disso. O importante é entender a ideia de que um grande resultado é consequência de uma pequena parte das causas.
Como esse conceito auxilia na estratégia de marketing?
A aplicação do Princípio de Pareto traz diversos benefícios para a estratégia de marketing. Entre os principais, podemos citar:
- priorização correta de campanhas;
- maior compreensão do seu público;
- valorização dos seus serviços;
- melhora contínua dos processos e
- facilidade na tomada de decisões.
Para usufruir de todas as vantagens, é necessário analisar corretamente os serviços e pacientes, entendendo o que faz parte dos 20% e o que compõe os 80%. Se sua instituição de saúde trabalha com redes sociais e percebe que 80% do tráfego vem a partir de anúncios, por exemplo, é possível priorizar esse investimento ao invés de postar conteúdos no feed.
Mas atenção: não é porque uma estratégia representa 80% do seu lucro que todas as outras devem ser descartadas! É preciso entender quais fazem sentido para o seu posicionamento e entender que alguns planejamentos só trazem resultados a médio e longo prazo, como o marketing de conteúdo.
Objetivos e indicadores: essenciais no Princípio de Pareto
Para usar o Princípio de Pareto na sua estratégia de marketing para instituições de saúde, é necessário entender quais são os seus objetivos para decidir os indicadores que fazem sentido avaliar. Por mais que seja interessante avaliar tudo a partir da regra 80/20, não faz sentido analisar todos os processos dessa forma. Você irá apenas gerar uma quantidade absurda de dados que não são, necessariamente, eficazes.
Para evitar que isso aconteça, recomendamos que sua instituição decida quais são os objetivos a serem alcançados e quais indicadores devem ser avaliados, tanto antes quanto durante e após as mudanças na estratégia. Quer ajuda para fazer isso? Dê play na nossa live completa e saiba mais sobre o Princípio de Pareto.
Se você curtiu esse artigo e deseja ver mais conteúdos sobre marketing para instituições de saúde, não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook.