Instagram para laboratórios: como utilizar as redes sociais no marketing?

Instagram para laboratórios: como utilizar as redes sociais no marketing?

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 12/07/2022

Saber como gerenciar as redes sociais é, atualmente, indispensável para todos os tipos de negócios, inclusive para os da área de saúde. Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão procurando dicas para gerenciar um Instagram para laboratórios.

O Instagram é uma das redes sociais que não param de crescer no Brasil e no mundo. De acordo com o Opinion Box, o Brasil é o 2º maior número de usuários nesse aplicativo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

E não é apenas esse dado que mostra a importância de estar presente nesse canal. Ainda segundo o Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram, o que mostra o grande potencial que ela tem.

Quer saber mais e conferir dicas de uso do Instagram para laboratórios? Continue a leitura.

Dicas de uso do Instagram para laboratórios

Usar o Instagram para laboratórios não é algo tão simples assim. Diversos cuidados são necessários para garantir uma boa comunicação com quem está do outro lado e aumentar o número de seguidores, assim como elevar o agendamento de exames por meio desse canal.

Confira, a seguir, as principais dicas que farão toda a diferença para o seu negócio.

Tenha um perfil profissional

O primeiro passo para usar o Instagram para laboratórios é ter um perfil profissional. E isso se refere a dois pontos diferentes. O primeiro é literalmente configurar sua página para ser de uma empresa, o que permite que você avalie seus resultados e receba insights da própria rede.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • clique em “Configurações” e depois em “Mudar para conta profissional”

  • escolha uma categoria que resuma seu negócio e selecione “Empresa”.

Após esse primeiro passo, chega a segunda parte para tornar sua página realmente profissional e passar uma boa impressão para quem irá acessá-la. Uma boa dica para isso é colocar um nome e um username que sejam fáceis de achar. Aqui, na E-saúde, por exemplo, usamos:

  • nome: E-saúde – Marketing em Saúde e

  • nome de usuário: @esaude.

Além disso, também é importante escolher uma foto que passe seriedade. Normalmente, as empresas optam por usar uma versão do seu logo, o que facilita a identificação e ainda torna a página mais atrativa.

Outro ponto relevante é colocar as informações mais importantes na sua bio, aquele texto que fica abaixo do seu nome. Lá, você pode citar os principais exames que seu laboratório faz ou sua especialização, assim como seu número de contato, localização e site.

Divulgue seus serviços e o seu negócio

Com o perfil já montado, é hora de começar a explorar as estratégias do Instagram para laboratórios. Uma das nossas dicas para isso é: divulgue seus serviços e o seu negócio. Crie postagens falando sobre os exames que você realiza, os diferenciais da sua empresa e mostre para todos porque vale a pena confiar na sua equipe.

Uma boa ideia é trazer depoimentos de antigos pacientes que aprovam e confiam nos seus serviços. Isso trará mais autoridade para o negócio e fará as pessoas o verem como uma referência.

Crie conteúdo relevante

Por mais que a criação de posts comerciais faça parte da estratégia do Instagram para laboratórios, nós recomendamos que você vá além e também crie outros tipos de conteúdos, como os educativos. Assim como o nome sugere, esse tipo de post tem como objetivo educar o público e trazer informações que sejam relevantes e interessantes para seu paciente em potencial.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a importância do conteúdo para a estratégia de marketing em saúde.

Para você entender melhor esse conceito, selecionamos alguns exemplos de possíveis posts. Confira:

  • principais dúvidas sobre a realização dos exames;
  • cuidados que devem ser tomados antes de um determinado exame;
  • procedimentos que devem ser realizados periodicamente por idosos;
  • exames que mulheres devem fazer todo ano;
  • como avaliar o resultado de um exame;
  • importância de fazer o retorno com o médico e
  • curiosidades sobre exames.

Uma boa ideia é perguntar para os seus próprios pacientes quais são as dúvidas que eles têm e respondê-las nessa rede social, sempre usando termos fáceis e simples de serem entendidos.

Vídeo

Uma dica extra que podemos dar é focar em vídeos, um tipo de conteúdo que não para de crescer. No Instagram há, basicamente, dois tipos: o Reels e o IGTV. O primeiro é voltado para conteúdos menores, com até 15 minutos. Já o outro fica em uma aba no próprio feed e são maiores.

Os vídeos, além de serem uma ótima forma de informar e divulgar sua marca, também permitem a humanização do seu laboratório, uma vez que as pessoas verão o rosto dos profissionais e se sentirão conectadas com eles.

Quer saber mais? Então, leia Como criar estratégia de vídeos para marketing em saúde. Se preferir, veja nossa live completa sobre o tema. Basta dar play!

Use hashtags

Nossa última dica é muito simples, mas fará toda a diferença. As hashtags são termos que as pessoas usam para pesquisar no Instagram sobre os assuntos que mais interessam. Escolha as que tenham relação com a sua empresa, sua cidade e o tipo de post e use-as no final do conteúdo. Lembre-se de usar a barra de pesquisa para conferir quais são as mais pesquisadas.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre estratégia de Instagram para laboratórios? Entre em contato conosco e converse com um especialista nessa área.

E se desejar mais conteúdos desse tipo, nos siga no Instagram e no Facebook.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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